Novo alvo do Chelsea é Callum Wilson, do Bournemouth

Antes de mais nada é necessário entender que Callum Wilson é inglês, embora possua dupla cidadania (inglesa e irlandesa). E, com o evidente diminuição necessária de jogadores estrangeiros nas equipes (hoje é necessário 12 de 25, e será de 17, na temporada 2019/2020), o Chelsea (assim como outras equipes), precisarão contratar jogadores que nasceram (ou que possui cidadania) na Inglaterra.

Devido a este embate e também por causa dos números, é que Callum Wilson, do Bornemouth, tornou-se o novo alvo do Chelsea, já para o mês de Janeiro. Além disso Callum Wilson é conhecido quando enfrenta o Chelsea. No entanto, quem não se lembra muito, pode conferir na coluna da nosso ex-colunista Asnate Souza.

Quem é Callum Wilson

Primeiro de tudo que Callum Wilson é inglês e possui dupla nacionalidade (inglesa e irlandesa). No próximo dia 27 de Fevereiro de 2019, completará 27 anos. Começou na base do Coventry City, equipe que atualmente disputa a League One (algo como a 3a. divisão do futebol inglês).

Provavelmente devido a ter apenas 18 anos, Callum Wilson disputou uma única partida contra o Queen Park Rangers (derrota por 2×0), jogando os últimos 19 minutos. Depois disso, foi emprestado sem custos para a equipe do Tamworth F.C., para disputar a  National League, algo com a 6a. divisão do futebol inglês.

Mais digno de nota que, em apenas quatro meses na equipe, disputou apenas 3 jogos, fazendo 1 gol e contribuindo com duas assistências. Retornou para o Coventry, porém não conseguiu manter o sucesso em sua curta temporada no Tamworth.  No entanto, em uma liga bem mais competitiva acabou disputando 12 partidas, contribuindo com apenas um mísero gol (contra o Colchester, no empate por 2×2).

Temporada 2013/2014: Callum Wilson é destaque

Para disputar a temporada 2013/2014 pela League One,  o Coventry City, contando com pouquíssimos investimentos, apostou no que tinha na própria casa.  Acima de tudo, Callum Wilson fez sua melhor temporada na carreira.

Nos seis primeiros jogos, tinha incríveis oito gols e 3 assistências!  No entanto o Coventry terminou a temporada em 18º (a League One possui 24 equipes, sendo que as 3 últimas são rebaixadas). Da mesma forma Callum Wilson terminou a temporada com 22 gols e 7 assistências (21 gols pela League One e 6 assistências), terminando como terceiro maior goleador (o artilheiro foi Sam Baldock, com 24 gols).

Venda para o Bornemouth

Em sua primeira temporada pela Championship, o Bornemouth terminou sua participação em um 10o. lugar, ficando a apenas 6 pontos de disputar os play-offs.  Depois disso, o técnico do Bornemouth, Eddie Howe, convenceu a sua equipe, a realizar o maior investimento da história do clube: a aquisição de Callum Wilson, do Coventry City, por incríveis £3.33m!

Em sua primeira temporada pelo Bornemouth, Callum Wilson alcançou o estrelato. Da mesma forma que sua equipe foi campeã da Championship, Callum Wilson terminou com incríveis 20 gols anotados em 45 jogos, terminando como o terceiro maior goleador (o artilheiro foi Daryl Murphy, do Ipswich Town, com 27).

A estreia na Premier League

Após estrear na liga mais competitiva de futebol, Callum Wilson estava predestinado a não ficar muito tempo na equipe do Bornemouth. Nos 7 primeiros jogos, 5 gols, sendo um hat-trick contra a equipe do Aston Villa. Porém, uma grave lesão no jogo contra o Stoke, fez com que perdesse praticamente toda a temporada.

Callum Wilson ficou em tratamento de 26/09/2015 até 09/04/2016. Em outras palavras, perdeu, praticamente, toda a temporada.

Como resultado a primeira temporada do Bornemouth sem o seu principal goleador, teve, como comandante de ataque, o jovem Joshua King, que, em 31 partidas, fez apenas 6 gols. Mesmo ficando de fora mais da metade da temporada, Callum Wilson terminou como segundo melhor goleador da sua equipe.

As temporadas 2016/2017 e 2017/2018

Na temporada 2016/2017, quando o Bornemouth terminou na incrível 9ª. colocação, seu artilheiro foi o jovem Joshua King com 16 gols em 36 partidas. Em outras palavras, depois da operação no joelho, Callum Wilson nunca mais seria o mesmo.

Callum Wilson, sentindo os efeitos da delicada cirurgia, contribuiu com apenas 6 gols em 20 partidas. No entanto, na temporada 2017/2018 conseguiu um hat-trick contra a equipe do Huddersfield Town, terminando a temporada com 31 jogos, 9 gols e 3 assistências.

Temporada atual

Em contraste com sua equipe, os números de Callum Wilson são impressionantes: 19 partidas, 9 gols e 6 assistências. O problema é que Eddie Howe (que comanda o Bornemouth desde o ano de 2012 (e que conduziu o Bornemouth para a Premier League), disse claramente que:

“Callum Wilson é importante demais para as pretensões do Bornemouth na Premier League. Sei do interesse do Chelsea, principalmente pela entrevista de Gianfranco Zola.  Fico muito feliz por isto, mas não aceitaria negociá-lo, por menos de 40 milhões de libras.”

E você, torcedor do maior de Londres., concordaria com a aquisição de Callum Wilson, por este valor?

#GoBlues

As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

A gente sabe que você também tem o sangue azul. Apoie o Chelsea Brasil e ajude a escrever a nossa história! Link direto para a campanha: https://goo.gl/6AAUzD.

Apoia-se Chelsea Brasil

Dalton Gerth

Torcedor do Chelsea desde a época em que Vialli era técnico E jogador, advogado e estudante de licenciatura em Matemática.