Blog: Mourinho, o grande negociante da janela

Mourinho tem conduzido o Chelsea em uma janela lucrativa (Foto: Getty Images)
Mourinho tem conduzido o Chelsea em uma janela lucrativa (Foto: Getty Images)

Conhecido por gastar muito, fazer negócios não-recomendáveis e pouco lucrar com suas vendas, o Chelsea, na presente temporada, está nadando contra a sua própria maré. Com tônica de trabalho diferente, o time do treinador José Mourinho registra, até agora, saldo positivo no balanço de suas transferências. E o mais interessante: vendendo poucos, os Blues contrataram muitos.

Esse quadro não é definitivo ainda, havendo a possibilidade de chegada e saída de outros jogadores, mas a realidade que se apresenta até esta altura é interessantíssima. Desde a temporada 2008-2009, o clube não apresenta superávit em suas transferências. Curiosamente, o feito aconteceu na gestão de Luiz Felipe Scolari. O clube, então, dispendeu a maior parte de seu orçamento nas contratações do lateral José Bosingwa e do meia Deco. Por sua vez, deixaram o clube Wayne Bridge, Shaun Wright-Phillips, Tal Ben Hain, Steve Sidwell e Khalid Boulahrouz.

Nas temporadas que se seguiram, o Chelsea só apresentou déficit. Em 2009-2010, o saldo negativo foi de £ 22,9 MI; já em 2010-2011, £ 94 MI. Na sequência, £ 62,8 MI, £ 72, 8 MI e £ 44,1 MI. A única razão que poderia ser alegada para atenuar um pouco essa situação é o fato destes números considerarem as negociações das janelas de verão e inverno.

Até o momento, o clube apresenta uma entrada de £ 84,8 MI e uma saída de £ 82,2 MI. De importante, apenas o zagueiro David Luiz deixou a equipe. Romelu Lukaku e Patrick van Aanholt, outros jogadores negociados em definitivo, estiveram emprestados e Demba Ba foi pouco utilizado na última temporada. Em contraponto, desembarcaram lá o poderoso centroavante hispano-brasileiro Diego Costa, o excelente lateral Filipe Luís, o talentoso meia Cesc Fàbregas e o legendário Didier Drogba. Saíram quatro e entraram outros quatro. Na prática, saíram dois e entraram quatro.

Getty3
Diego Costa e Fàbregas foram os negócios mais caros do time na janela (Foto: Getty Images)

Detalhando os negócios, o clube recrutou Diego Costa por “apenas” dois milhões de libras a mais do que o recebido com a venda de Romelu Lukaku, sendo que a diferença de rendimento dos dois na última temporada é brutal. Para mais, somando-se os valores gastos com Filipe Luís e Fàbregas, afere-se tão-somente três milhões a mais do que a venda de David Luiz

Além disso, o clube aliviou um pouco a sua folha salarial. Donos de vultuosos rendimentos, os experientes Ashley Cole, Frank Lampard e Samuel Eto’o deixaram o Chelsea ao final de seus contratos. A outra grande novidade da equipe londrina é o fantástico goleiro belga, Thibaut Courtois, que já pertencia ao quadro e volta de empréstimo.

Na temporada passada, o Chelsea sofreu com a inoperância de seus atacantes. O artilheiro da equipe do período foi o winger belga Eden Hazard (com 17 gols) e o centroavante que mais vezes marcou foi Eto’o, que, em 35 jogos, balançou as redes apenas doze vezes. Agora, o clube terá Diego Costa, que marcou 36 gols na temporada, e Drogba, que, apesar da idade, pode ser vital em momentos cruciais.

A lateral, que sofreu com as lesões e má forma de Cole, apelando para a improvisação de César Azpilicueta (que até foi bem, mas não é natural da função), terá a qualidade de Filipe Luís, um dos pilares do Atlético de Madrid na exitosa última temporada. Além disso, a vaga deixada por Lampard será ocupada por Fàbregas, excelente opção para a construção de jogo e autor de 14 gols e 15 assistências em 2013-2014.

Ao final, não restam dúvidas de que a equipe gastou muito dinheiro, mas, diferentemente das últimas temporadas, houve contrapartida. Ademais, as contratações feitas foram pensadas para corrigir falhas e encorpar o elenco, deixando-o ainda mais propenso a grandes conquistas. Assim, pelas razões supra, é possível inferir: Mourinho é, indubitavelmente, o grande negociante da janela.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.