Hazard tem sido o ídolo que o Chelsea precisa

Senti que precisava falar de Hazard pois foi a maneira que encontrei de tentar homenageá-lo e mostrar meu respeito e admiração por tudo que já fez e continua fazendo não só pelo Chelsea, mas pelo futebol.

Talvez vivendo seu auge na carreira, Eden Hazard vem comandando o Chelsea em mais uma temporada com gols, assistências e jogadas que provam que trata-se de um jogador especial. Não é cedo para dizer que o belga é um dos grandes ídolos da história dos Blues. Além dos títulos e de seus ótimos números, quem acompanha as partidas do jogador entendem o quão bom ele é.

Um time de futebol consiste em jogadores que, com suas características, executam o jogo que o técnico planeja. Alguns atletas se caracterizam por sua eficiência. Entregam o que prometem. Seja marcando gols como os grandes atacantes, ou fazendo desarmes importantes como os melhores zagueiros e volantes. Há jogadores que ganham moral com a torcida ou o treinador por sua versatilidade, ou por ter raça e vontade aliados à essa competência em alguns atributos.

Já Hazard faz arte. Entrega algo além do que jogadores normalmente entregam. É um daqueles que a torcida pede: “Dê a bola pra ele resolver”. O belga tem inúmeros recursos para levar perigo aos adversários. Eden consegue dominar a bola já se livrando de um ou dois marcadores, como fazia Zinedine Zidane em seu auge. Além disso, tem o drible curto, mesmo cercado por defensores, apenas com movimentos de corpo e pequenos cortes ele consegue clarear a jogada inteira, como fazia Diego Maradona no passado. Hoje Hazard é insubstituível e único no mundo.

A citação de lendas do futebol não foi feita em vão. O belga faz arte como esses fizeram. Não dá para colocá-lo na mesma prateleira desses anteriores, mas também não podemos compará-lo apenas a bons jogadores que constroem sua carreira na Europa. No futuro Eden será lembrado para sempre como um dos maiores jogadores que já passaram pela Premier League e como uma lenda do Chelsea.

O camisa 10 é o melhor jogador do Chelsea (Foto: Catherine Ivill-AMA/Getty Images)

Atualmente, Eden Hazard tem participação direta em 105 gols do Chelsea na Premier League, com 68 gols e 37 assistências. Apenas dois jogadores dos Blues têm números melhores: Lampard (237) e Drogba (159). Esses dados não são o suficiente para descrever o envolvimento de Eden nas partidas, o camisa 10 participa o tempo inteiro, com bastante intensidade. O que é um perigo aos adversários, pois sempre que ele pega na bola algo costuma acontecer, Hazard não desperdiça jogadas e perde pouco a posse de bola.

Por mais que muitos adversários tentem desvalorizá-lo, é impossível resistir ao seu talento. Na Inglaterra, Hazard tem ótimos números contra os cinco maiores clubes do país, que somados ao Chelsea, formam o chamado Big Six:

4 Gols e 5 Assistências – Manchester City

4 Gols e 4 Assistências – Manchester United

4 Gols e 2 Assistências – Arsenal

4 Gols e 2 Assistências – Liverpool

5 Gols e 3 Assistências – Tottenham

Além disso, marcou gols em casa e fora contra todos esses times. Isso serve para exaltar outra boa característica de Hazard, costuma aparecer em jogos grandes.

O perfil oficial no Twitter do site de apostas 365Bet brincou sobre o porquê de Hazard ser o melhor jogador da Premier League a alguns anos:

“Após sete anos na Premier League, apenas um é constante.”

De fato, a imprensa inglesa gosta de comparar os melhores jogadores da temporada a Eden Hazard, o que deve ser visto como mérito ao belga, que está sempre disputando em alto nível com grandes nomes da Premier League.

O fato é que Hazard participou de cinco temporadas completas na Inglaterra pelo Chelsea e colecionou conquistas individuais e coletivas.

Liga Europa da UEFA: 2012–13

Campeonato Inglês: 2014–15, 2016–17

Copa da Liga Inglesa: 2014–15

Equipe do Ano da Premier League: 2013, 2014, 2015, 2017

Jogador Jovem do Ano da PFA: 2014

Jogador do Ano do Chelsea: 2014, 2015, 2017

Futebolista Inglês do Ano da PFA: 2015

Hazard e seu troféu da PFA

A chegada de Hazard aos Blues

Hazard chegou aos Blues em 2012 (Foto: Getty)

Depois da vitória na Uefa Champions League em 2012, o Chelsea iniciou uma renovação em seu elenco. A espinha dorsal composta por jogadores que são ídolos da torcida foi aos poucos sendo desmontada. Grandes nomes como Petr Čech, John Terry, Ashley Cole, Frank Lampard e Didier Drogba foram deixando Stamford Bridge para terminarem suas carreiras em outras equipes. Para compensar essas saídas, os Blues se reforçaram, e o grande nome dessa nova safra é Eden Hazard.

O belga que veio logo após o maior título da história do clube já começava a ganhar o coração dos torcedores desde sua primeira interação como jogador do Chelsea. Em seu Twitter, o jogador colocou fim em todas as especulações e foi claro em sua afirmação: “Estou assinando com os vencedores da Champions League.”

Os torcedores ficaram bastante felizes pela contratação. O jovem Hazard vinha de excelente temporada no Lille da França, se sagrando campeão da liga e ganhando o prêmio de melhor jogador da competição. Não era apenas isso, com 21 anos o belga já tinha um currículo individual invejável na liga francesa:

Jogador Jovem do Ano da Ligue 1: 2009, 2010

Equipe do Ano da Ligue 1: 2010, 2011, 2012

Melhor Jogador da Ligue 1: 2011, 2012

Números de Hazard em sua última Ligue 1 pelo Lille antes de acertar com o Chelsea (Dados: Sky Sports)

Já no Chelsea, Eden Hazard chegou e em sua primeira temporada mostrou tudo que pode fazer. Em suas três primeiras partidas, o belga fez 5 assistências, marcou um gol e ainda sofreu um pênalti que foi convertido por Lampard. Nesse campeonato de 2012/13, foram 9 gols e 14 assistências no total, o que fez com que Hazard fizesse parte da seleção do campeonato naquele ano.

A atual temporada 2017/18

Hazard já marcou 19 gols na temporada (Foto: Sky Sports)

Sem dúvidas, Hazard é de longe o jogador mais importante na temporada atual do Chelsea. Em um momento não tão bom, o time ainda vê no belga a maior alternativa para a criação e até mesmo, definição de jogadas.

Tanto em números quanto no desempenho em campo, nota-se que Eden está mais iluminado do que nunca. Nesse momento da temporada ele tem mais gols do que tinha em qualquer outra em sua carreira, contando clube e seleção:

[Dados: @HazardStuff_]

Apenas pelo Chelsea na temporada, Hazard fez 27 jogos até aqui, tendo anotado 15 gols e 11 assistências e o número que mais impressiona é que foi escolhido como o Man of the Match [jogador da partida] em 15 jogos (incluindo as duas partidas contra o Atletico de Madrid pela Champions League, além de Manchester United, Arsenal e Liverpool na PL).

No quesito dribles, Hazard é disparado o melhor da Premier League. Tem atualmente 114 enquanto o segundo colocado no quesito é Wilfred Zaha, com 83. No mundo, pode ser comparado apenas com Lionel Messi (126) e Neymar Jr (133) nessa característica. Recorrendo aos números para decidir qual é o melhor dos três, o brasileiro fica na frente se a análise for média de dribles completos por 90 minutos: Eden Hazard (6.36) Lionel Messi (5.5) Neymar (7.18).

Porém, Hazard é o que tem maior percentual de sucesso por dribles na temporada, com 80% de sucesso em suas tentativas. Já Messi e Neymar continuam com a bola em 68% das vezes que buscam o drible.

A imagem abaixo mostra a participação de Hazard na criação de jogadas na Uefa Champions League dessa temporada:

Na comparação com outros jogadores, Hazard se dá melhor (Dados: Squawka)

O comparativo disponibilizado pelo Squawka mostra o desempenho do belga. Hazard está ao lado dos melhores criadores dessa UCL: De Bruyne, Salah, Sané e Messi. Os dados mostram que Eden lidera os quesitos passes chave e chances criadas, ficando atrás apenas de seu compatriota nas assistências.

Essas estatísticas de gols, dribles e criação de jogadas servem para ilustrar o quanto Hazard vem participando de todas as ações ofensivas do Chelsea na temporada.

Briga por melhor do mundo?

Títulos e números individuais são os requisitos necessários para um jogador ser escolhido como o melhor do mundo. Na atual temporada, Hazard tem bons números pelo Chelsea, mas precisa de títulos importantes para ser lembrado. Não servem apenas títulos nacionais, Eden já foi o melhor jogador do campeonato numa campanha em que os Blues conquistaram a Premier League e não esteve nem entre os 10 melhores do mundo. É necessário fazer boa campanha na Europa para ser mais votado nessa lista.

Ainda que faça uma temporada sensacional e tenha um futebol de primeira, Eden Hazard precisa avançar mais na Champions League, carregando o Chelsea para uma campanha vitoriosa no maior torneio interclubes do planeta. Além disso, em ano de Copa do Mundo uma boa campanha com a seleção tem um peso muito grande. É uma chance a mais para ele.

Na Copa da Rússia, Hazard provavelmente será o capitão e o camisa 10 da seleção belga. Por mais difícil que seja, ele teria grandes chances de estar entre os melhores do mundo caso faça uma campanha histórica com a Bélgica, carregando-os até uma Semi ou uma Final do torneio.

É difícil colocá-lo atualmente na lista dos 3 melhores, mas a fase decisiva da temporada está chegando e é quando o craque deve mostrar todo o seu futebol. Conseguindo títulos pode fazer o que é necessário para estar entre os nomeados.

Há quem diga que apenas no Real Madrid o jogador vai conquistar o mundo. Não é verdade, o Chelsea é um dos maiores da Europa e tem potencial para desbancar os melhores do mundo. Um exemplo disso é Lampard em 2004, que foi o segundo melhor do mundo, atrás apenas do absurdo Ronaldinho Gaúcho pelo Barcelona.

Faixa que a torcida leva ao Stamford Bridge para Hazard (Foto: Reprodução)

O desejo é que Hazard renove seu contrato e continue dando alegrias e encantando a torcida do Chelsea por muitos anos.

O Chelsea agradece, a Premier agradece, o futebol agradece.

Obrigado Hazard por trazer mágica a Stamford Bridge, o jardim de Eden.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Victor Rosa

Curso jornalismo e carrego o sonho de trabalhar acompanhando futebol todos os dias da minha vida. #GoBlues #KTBFFH