Direto de Londres: Mais uma vez ficamos pelo caminho

Nesta temporada, infelizmente, se tornou comum ver o Chelsea passar por momentos difíceis, ser eliminado de competições que poderiam contribuir ainda mais para a sua história. Mas o clube vem pagando o caro preço de ter sido campeão europeu na última temporada e não ter se preparado para tal.

Após a eliminação da Champions League, veio a demissão de Roberto Di Matteo e a contratação de Benitez. Tudo errado. Era muito mais válido manter um técnico querido pelos jogadores e pela torcida do que trazer um desafeto para o clube. Assim, tudo parece ter desmoronado de vez.

No último domingo estive em Wembley acompanhando a semi-final da F.A. Cup. Pode até parecer mais do mesmo, mas o que deu para ver foi mais uma vez um time apático no primeiro período que precisou levar dois gols para acordar e tentar alguma coisa. Se pararmos para analisar os últimos seis jogos do Chelsea até a partida de domingo, todos os jogos parecem iguais.

F.A. Cup
É, nesta temporada nem a F.A. Cup fica em Stamford Bridge (Foto: Skysports.com)

Benitez na hora de escalar o time parece que faz assim: “Vamos lá pessoal, quem não jogou o último jogo, começa jogando hoje, vamos lá!” Ficou claro que alguns jogadores estão exaustos. Vocês já pararam para pensar que Oscar por exemplo está jogando desde Janeiro/2012 sem férias? É justo escalar um jogador que claramente não vem fazendo boas partidas como titular? E Marin, por onde anda? Por que emprestamos Kevin de Bruyne quando saberíamos que a temporada seria difícil e complicada?

Outra coisa que me chamou a atenção foi a passividade do técnico. Enquanto o City estava lá vencendo a partida, Mancini não saía da beira do campo, não parava de passar orientações. Benitez? Este estava sentado no banco provavelmente fazendo planos para suas próximas férias.

O que eu penso depois do jogo contra o City é que Abramovich precisa mudar a sua filosofia para a próxima temporada ou passaremos dificuldades novamente. Que essa sua mentalidade de trocar de técnico como quem troca de roupa seja esquecida e que o clube passe a trabalhar pensando a longo prazo. Antes a desculpa era de que o clube precisa de uma Champions League. Mas e agora, é o que?

Chelsea x Manchester City - Wembley
Imensidão azul chegando em Wembley no último domingo. A torcida do Chelsea deu um show. (Foto: Fabiana Neves/Arquivo Pessoal)

Para encerrar, é preciso destacar a torcida do Chelsea em Wembley. Foi um espetáculo à parte. Gritou, cantou, empurrou o time o tempo todo. Muito diferente até do que acontece em Stamford Bridge. O motivo? A verdadeira torcida do Chelsea era absoluta maioria dentro do estádio.

Os ingressos para o jogo foram vendidos apenas a torcedores portadores do “Season Ticket” ou então que tivessem um certo número de “loyalty points”, ou seja, torcedores que apoiam o clube no estádio durante toda a temporada. Nada de turistas ou torcedores que apenas “queriam conhecer Wembley”. Mesmo com o apito final e a derrota, tudo que se ouvia no lado azul (azul de verdade, não o desbotado) do estádio era demonstração de amor ao Chelsea.

A temporada ainda não acabou, mas de verdade, tomara que a próxima seja bem diferente, mesmo tendo que começar tudo do zero.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.