solanke-brown

Solanke e Brown seguem mostrando que merecem chance

Não é novidade para ninguém o fato de que a base do Chelsea vem tendo extremo sucesso nos últimos anos. Vários títulos e fartura de jogadores em suas seleções de base são provas sólidas desta afirmação. No entanto, quando o assunto é a transição dos destaques das camadas jovens aos profissionais, não tem havido muita conversa. Apenas Ruben Loftus-Cheek conseguiu ascender e se manter como opção, ainda que não tão frequente, dos recentes treinadores dos Blues.

Diante desse panorama, dentre outros, é preciso considerar o desempenho de dois nomes em especial. Destaques do time vencedor da UEFA Youth League 2014-2015, Izzy Brown e Dominic Solanke, autores dos gols do título da competição citada, seguem mostrando ótimo nível após passarem uma temporada emprestados ao Vitesse, parceiro do Chelsea. Atualmente na disputa da Euro Sub-19 com a Seleção Inglesa,  os jogadores vêm sendo decisivos.

Se, passados dois jogos do Grupo B da competição continental, a Inglaterra, que está em grupo difícil – com França, Holanda e Croácia –, já possui seis pontos, tendo vencido tanto os franceses quanto os holandeses, muito disso se deve ao desempenho da dupla dos Blues.

Contra a França do promissor Jean-Kévin Augustin, atacante do PSG, Solanke marcou o gol da vitória. Na segunda ocasião foi a vez de Izzy Brown, nos acréscimos, dar a vitória ao English Team – Solanke havia aberto o placar nessa ocasião. Convém ressaltar, igualmente, o fato de que os jogadores já registravam bons números em outras categorias na base dos Three Lions.

Além disso, ainda que não tenham tido passagem brilhante pelo Vitesse, Solanke e Brown foram bem em sua primeira oportunidade como jogadores profissionais. Enquanto o atacante balançou as redes sete vezes em 25 partidas pela Eredivisie, o meia foi às redes uma vez e conferiu uma assistência em 22 jogos. Com desempenho excepcional na base do Chelsea, ótimas marcas com as equipes de base da Inglaterra e uma forma no mínimo aceitável em sua primeira oportunidade jogando na primeira divisão de um país, parece evidente que os atletas já merecem ao menos a oportunidade de serem observados pelo técnico Antonio Conte.

Sabemos que, no futebol, talento e merecimento não andam sempre lado a lado, mas não aceitar que os jogadores já fizeram o necessário para ao menos terem a possibilidade de ser testados é simplesmente afirmar que ninguém que sair da base do clube merece. Vencedores, talentosos e com um capital interessante de experiência acumulado para tão pouca idade (Solanke tem 18 anos e Brown 19) os jogadores já passaram por tudo que um atleta de base bem-sucedido pode passar.

Enquanto ainda não se sabe nada com relação à possibilidade do aproveitamento de jovens dentre os profissionais do clube londrino, fica uma dica ao torcedor dos Blues que quer conhecer melhor alguns de seus novos prospectos: acompanhe a Euro Sub-19. Além de Solanke e Brown, Fikayo Tomori e Tammy Abraham estão entre os selecionáveis.

As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Compartilhe

Comments

Category: Colunistas

Tags: