Chelsea anunciou o retorno de David Luiz (Foto: Reprodução/Instagram)

O retorno de David Luiz ao Chelsea faz sentido sim

Se os meses da janela de transferências estavam sem muita badalação para o Chelsea, o Deadline Day marcou uma reviravolta do clube. Sem ser especulado durante todo tempo, David Luiz foi colocado no radar dos Blues no penúltimo dia e acabou sendo confirmado na tarde de ontem (31) por 37 milhões de euros. O anúncio foi motivo de festa para alguns e, claro, muitos protestos para outros.

Leia Mais: Oficial: David Luiz está de volta ao Chelsea

Pessoalmente, acredito que faça muito sentido a chegada dele. Sei que aqui no Brasil o trauma com o antigo camisa 4 e atual 30 é grande, mas é preciso deixar a raiva pelo 7 a 1 de lado e analisar mais friamente o que ele pode trazer ao time. Não atoa a reação à notícia na Inglaterra foi mais positiva do que negativa.

Primeiramente, David ganhou tudo na França. É claro que o campeonato francês não é equivalente a algo extremamente competitivo, mas ele foi titular ao lado de Thiago Silva e formou uma das melhores duplas de zaga do país. Ainda pensando no PSG, é provável que você tenha se lembrado do episódio em que ele comemorou o gol de empate contra o Chelsea na Champions League. Francamente, estranho seria se ele não comemorasse. Era uma carga muito grande de emoção e ainda tinha o fator Mourinho.

A força de David, sua competitividade, habilidade com os dois pés e a falta de medo para disputar bolas no alto podem ajudar – e muito – o time de Antonio Conte. Inclusive, sua paixão – algo que, inegavelmente, ele tem de sobra – pode ser uma extensão do treinador dentro de campo. Caso tenham se esquecido, é justamente sobre isso que reclamávamos na última temporada: a falta de vontade.

É claro que seu jeito afobado e a falta de posicionamento são pontos preocupantes, principalmente em uma equipe em reestruturação. Mas é preciso confiar um pouco mais no trabalho que Conte pode realizar com ele, principalmente pelo italiano ser um especialista na zaga. Um dado importante é que David não cometeu nenhum erro defensivo na Champions League da última temporada que resultasse em um chute do adversário.

Ainda na competição européia, nos últimos três anos, apenas três jogadores têm mais interceptações que o antigo camisa 4. As estatísticas, se compararmos com os atuais zagueiros do Chelsea, podem dizer ainda mais:

Estatísticas zagueiros (Foto: Reprodução)
Estatísticas dos zagueiros (Foto: Reprodução)

Leia Mais: Dois Lados: Valeu a pena trazer David Luiz de volta?

Antes do brasileiro, o clube trabalhou forte para tentar conseguir outras opções. Foram muitas tentativas frustadas e me arriscaria a dizer que esse foi o melhor caminho adotado pela diretoria. Resta agora a torcida para que o Geezer consiga corresponder ao que esperamos e, principalmente, volte a viver seus dias de glória, assim como na primeira passagem.

As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Compartilhe

Comments

Category: Colunistas

Tags: