Blog: Que tipo de atacante se adequaria melhor ao Chelsea? (Parte 2)

Atualmente vários atacantes estão sendo especulados no Chelsea, mas qual deles completaria com perfeição o elenco blue? (Foto: Reuters)
Atualmente vários atacantes estão sendo especulados no Chelsea, mas qual deles completaria com perfeição o elenco blue? (Foto: Reuters)

Por John Baines, colunista do Bleacher Report

Na última sexta-feira foi mostrada a parte 1 do post sobre os diferentes tipos de atacantes atualmente (se não viu ainda, está aqui). Dessa vez irei abordar outras duas categorias de atacantes: o Matador e o Velocista. Confira!

O Matador

Se o Chelsea está quer apenas gols e mais gols, então a melhor opção seria um predador da pequena área especializado apenas em mandar a bola para o fundo das redes. Apesar de sua “especialidade”, as outras categorias de atacantes colaboram mais com a equipe coletivamente, oferecendo mais do que gols.

O clube se beneficiaria ainda mais se houvesse alguém na frente para finalizar as jogadas, já que conta com meias de qualidade. Pode parecer simples, mas caso o Chelsea fique com apenas atacante no esquema tático, este jogador não precisa se esforçar muito fora da área adversária. Graças a pouca mobilidade em alguns casos, um matador poderá sumir em boa parte dos jogos, e irá contribuir pouco se não marcar gols.

Falcão Garcia é um típico matador, mas perto do Natal ele passou um mês sem marcar gols, e sua contribuição foi quase nula sem a bola. Se o Chelsea está atrás deste tipo de jogador, então há outras alternativas com um custo-benefício melhor.

Jackson Martinez está em ótima fase no Porto, com uma média de quase um gol por jogo, mas o colombiano recentemente renovou seu contrato com o clube português até 2018, e com certeza viria por um preço muito alto. Caso o Real Madrid contrate um novo atacante, Gonzalo Higuaín poderia estar disponível, e se Pep Guardiola, próximo treinador do Bayern, estiver insatisfeito com Mario Gomez, o alemão também poderá ser uma opção para o setor.

 O Velocista

O velocista seria um jogador que ocupasse toda a zaga adversária com movimentação constante, uma espécie de oposição ao “estilo Drogba”. Típicos exemplos dessa categoria são Luis Suarez, Carlos Tevez e Ezequiel Lavezzi. Este jogador serviria para se mover em torno de defesas, abrindo buracos no sistema defensivo adversário, facilitando a infiltração dos meias. O benefício mais notável de um atacante assim viria em um contra-ataque e alguém ágil poderia fazer a transição ofensiva em um instante.

Dado o estilo de jogo que está sendo desenvolvido no Chelsea, este tipo de jogador seria uma ótima escolha para o clube. Combinando velocidade e mobilidade com passe e técnica, o velocista formaria uma ótima combinação com Mata, Oscar e Hazard, e esse atacante poderia tornar o time mais letal. E poucos times podem contar com meias habilidosos como os dos Blues.

Como já foi mostrado na primeira parte, com apenas Ba e Lukaku o time não tem alternativas suficientes em uma situação de emergência. Porém, um atacante nesse estilo não forneceria presença de área constante, o que diminuiria a ameaça aérea, e para corrigir esse erro o clube tem atacantes no banco que poderão fazer a diferença.

A depender das posições finais de Chelsea e Liverpool na Premier League, os Blues poderão comprar Suarez, podendo envolver Torres na negociação. David Villa é outra opção, assim como Luis Muriel, jovem atacante da Udinese, que tem um futuro promissor em sua carreira. Também é bom considerar Islam Feruz: quem o viu jogar pelo Chelsea sub-21 sabe que ele tem potencial para ser um dos melhores em seu estilo.

O que acham, Blues? Qual atacante cairia melhor no atual elenco do Chelsea? Na próxima sexta-feira, para finalizar o post, será lançada a parte 3, aguardem!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.