O alto nível de Hazard faria falta

Hazard, jogador de extrema importância para o Chelsea, vinha sendo alvo de rumores sobre uma possível transferência para a Espanha – mais precisamente, o Real Madrid. A notícia foi ganhando maior destaque quando o pai do atleta afirmou que ele não estava disposto a renovar com o Blues no momento, e analisaria as propostas que recebeu.

Após isso, os ânimos da torcida ficaram agitados. Atualmente, Hazard é o melhor do elenco e tem um papel fundamental para o bom funcionamento da equipe. Se mesmo com ele o time não vem impressionando, com sua venda, o futuro ficaria imprevisível. Aqui no site, já fizemos uma matéria falando os motivos que levariam ou não o jogador a ir para o Real, mas não precisaremos mais no preocupar com isso por enquanto.

Perguntado se renovaria com o time, o belga respondeu ao Daily Mirror, “Sim. Eu acho que Thibaut Courtois vai assinar antes. Depois serei eu.”

A qualidade certamente faria falta

Ele é um dos poucos do elenco que podemos considerar entre os melhores do mundo, e venceu o prêmio “Belgium’s Devil of the Year” de 2017, batendo Kevin De Bruyne e Romelu Lukaku, que estão numa ótima fase. Pela Premier League 17/18, já foram seis gols e duas assistências. Na Champions League, nos seis jogos, foram seis participações em gols – sendo três como assistência.

Acho que não preciso entrar em detalhes para explicar o quanto Hazard é importante. É algo que vai além das estatísticas, tem a ver com a filosofia do time. Se perdêssemos Hazard, seria mais do que perder qualidade técnica, seria perder uma referência. Eu diria que não falta muito para o belga se tornar um verdadeiro ídolo no time, e isso significa que sua presença é também importante fora dos gramados.

O significado de uma figura de peso

Há algumas coisas que diferem um time mediano para um time de relevância mundial, e além de títulos, uma delas é o elenco. Ver um jogador fenomenal em campo emociona quem gosta de futebol, tanto quanto conquistar Champions League. Gosto de destacar que o Chelsea tem ambos os feitos. Nos últimos tempos, o que fez os olhos dos torcedores brilharem foi a qualidade de Hazard, e apesar do bom elenco, não teríamos ninguém para o substituir nessa tarefa.

A postura do time não é igual a um Manchester City ou PSG da vida. Apesar de ser um dos mais ricos do mundo, gastar rios de dinheiro para trazer os melhores dentre os melhores e formar um time de medalhões nunca foi a prioridade. Primeiro porque pode dar errado, e isso já aconteceu tantas vezes no futebol que nem vale a pena exemplificar. O Chelsea é um time de revelar ídolos, seja dentro da própria equipe (como foi o caso de Hazard), ou após empréstimos e vendas (mais recentemente, Kevin De Bruyne e Lukaku).

O fato é que o belga custa caro, mas vale. Os seis jogadores que poderiam ser pagos com seu salário não teriam o mesmo peso que ele sozinho tem. E isso leva a uma questão, cujo resposta pode ser boa ou ruim: Hazard sem o Chelsea é um dos melhores do mundo em sua posição, mas atualmente, o que é o Chelsea sem Hazard?

Asnate Souza

Estudante de Relações Internacionais na USP, e atleta universitária de futsal e futebol americano. Na horas livres, estou assistindo jogos.