Mourinho: “Estamos fazendo o dinheiro para poder gastar dinheiro”

1308735-28167817-2560-1440
Mourinho apontou uma mudança de perfil do Chelsea (Foto: Yahoo Sports)

As reclamações de Mourinho, feitas na sua qualidade de Embaixador Global de Futebol do Yahoo, são um reconhecimento de que os regulamentos financeiros da UEFA são muito duros, e que o Chelsea não pode mais dar ao luxo de fazer compras no topo do mercado.

Um clube que quebrou duas vezes o recorde de transferências britânico nos últimos oito anos ao assinar com Andriy Shevchenko por £30.8m e Fernando Torres por £50m é agora incapaz de competir com a renda superior dos grande clubes.

Mourinho disse que o perfil de Chelsea passou de um clube  comprador para um clube vendedor, que precisa levantar  dinheiro para compras, como os 30 milhões de libras gastos com as contratações de Cesc Fabregas e Diego Costa neste verão.

Perguntado pelo EuroSport-Yahoo se o Chelsea seria capaz de quebrar o recorde de transferências britânico, fixado em £59.7m após o movimento de Angel Di Maria ao United, Mourinho respondeu: “Chelsea não, com certeza, porque o Chelsea está trabalhando em relação à Fair Play financeiro”.

“Estamos fazendo o dinheiro para poder gastar o dinheiro. Em cada janela de transferências, o Chelsea está perdendo jogadores, é a venda de jogadores. No inverno vendemos Mata; no verão vendemos David Luiz e Lukaku. Então o Chelsea neste momento não é um gastador. O Chelsea neste momento está fazendo mais dinheiro em transferências do que gastando”.

Mourinho foi um dos primeiros beneficiários dos bilhões de Roman Abramovich, quando ele substituiu Claudio Ranieri como gerente em 2004 e contou com vastos recursos da Rússia para construir uma equipe que ganhou dois títulos da liga, a Copa da Inglaterra e duas Taças da Liga, em sua primeira passagem pelo comando em Stamford Bridge.

Mas, com o rendimento comercial do Chelsea não é comparável a muito maiores clubes da Europa, ele acredita que a decisão da UEFA de implementar FFP só irá garantir a supremacia em curso de um seleto grupo de times europeus – um grupo que não inclui o Chelsea.

Mourinho, no entanto, diz que Chelsea está entusiasmado com o desafio que Fair Play financeiro apresenta para eles, e está feliz de viver dentro de suas possibilidades.

“Quando UEFA decidiu pela Fair Play Finaceiro,  eles estavam tentando fazer com que cada equipe tivesse a igualdade de possibilidades”, disse ele.

“A realidade é que as grandes equipes, os grandes clubes, os clubes com mais anos no topo, com mais base de fãs ao redor do mundo, com mais renda, se mantêm sendo os grandes gastadores. Então Real Madrid, Barcelona, ​​Bayern, Manchester (United), todas estas grandes equipes, eu acho que eles têm uma vantagem”, declarou o português.

“Mas no Chelsea estamos muito felizes com a forma como estamos fazendo as coisas, com este grande equilíbrio entre as receitas e o dinheiro que podemos gastar. Estamos muito felizes com esse perfil de clube que estamos, não queremos mudar”, finalizou.

Category: Mercado de Transferências

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.