Cinco anos de Chelsea Brasil

Chelsea Brasil

 

CINCO anos. No dia 20 de março de 2010, o mineiro Rodrigo Magalhães publicava pela primeira vez no blog Chelsea News Brasil um pré-jogo entre Blackburn Rovers x Chelsea pela Premier League. De lá pra cá, o blog sofreu inúmeras modificações até chegar ao formato atual: site – com podcast, interatividade, opinião e muita informação. Neste quinto aniversário, contarei um pouco como o Chelsea Brasil mudou a minha vida, e como ele muda a vida de vocês, leitores.

Primeira versão do Chelsea Brasil

Primeira versão do Chelsea Brasil

Há cinco anos, eu era um mero estudante no Ensino Médio que sonhava em cursar Jornalismo. Mandei um email para participar do site, em outubro daquele ano, com o intuito de ver se era isso mesmo que eu queria. E era. Ao longo desses anos, inúmeras pessoas passaram por aqui e seria injusto eu citar o nome de algumas e não de todas.

O que acaba marcando – e se torna a maior lembrança – é ver que muita gente utiliza o site como plataforma de desenvolvimento, tanto acadêmica, como profissional. Com o tempo, você percebe que todo o suor utilizado nesse projeto é recompensador. Pesquei alguns depoimentos de colegas que trabalham ou trabalharam no site e repercuto a seguir.

“Fazer parte do Chelsea Brasil foi e continua sendo uma das melhores coisas que me aconteceram como estudante e hoje jornalista. Ganhei uma oportunidade para desenvolver minha aptidão jornalística e pude conviver com pessoas incríveis, mesmo que virtualmente. Cheguei quando o site estava no começo e hoje ele está consolidado. Chegar a cinco anos mostra que estamos no caminho certo e se continuarmos nele, seremos cada vez maiores. Isso é reflexo da dedicação de todos que fazem parte dessa família azul”, Maria Akemi, jornalista e colunista do Chelsea Brasil

“Participar do processo de crescimento do Chelsea Brasil foi, sem dúvidas, um dos grandes aprendizados da vida. Ao entrar como repórter, quando o site ainda não havia completado um ano, comecei a entender o potencial que toda a equipe tinha, e sabia o que viria pela frente. Voltei em 2012, como editor-chefe, para ajudar a organizar e, acredito, dar minha contribuição para colocar o Chelsea Brasil entre os principais sites do Brasil relacionados a um time do exterior. Ter o reconhecimento oficial do clube e se tornar referência no quesito me são motivos de orgulho até hoje. O Chelsea Brasil foi um dos primeiros passos da minha carreira e sei que vou continuar me orgulhando de ter participado dessa história”, Caíque Toledo, jornalista da Gazeta de Taubaté e ex-editor-chefe do Chelsea Brasil.

“Quando eu entrei no Chelsea Brasil, eu estava no ensino médio e ainda não estava totalmente convicto sobre a faculdade. O pontapé para tal reflexão foi feito após passar no CNB, algo que me deixou muito contente e mais, me deixou realizado. Passei de repórter para editor e hoje continuo como editor juntamente com a coluna às terças. Aprendo ano após ano, mês após mês. É muito prazeroso estar aqui e compartilhar com amigos de todo o Brasil o carinho que tenho pelo Chelsea e sei que muitos pensam da mesma forma que eu. Somos o que somos pela paixão ao clube. O site cresceu e cresce por nossa causa: os torcedores leais”, João Vitor Marcondes, editor-assistente e estudante de Jornalismo.

“Comecei a escrever para o site no segundo semestre de 2011. O Chelsea Brasil já era referência. Eu estava no segundo ano do curso de Jornalismo da PUCPR e queria começar a trabalhar na área. Tenho orgulho em falar que a minha história no Jornalismo começou no Chelsea Brasil. O site me deu projeção para alçar vôos maiores, alguns que eu achava não ser possível conquistar. Com isso, tive que me desvincular do site, para seguir o meu caminho. Sempre foi um sonho meu trabalhar com rádio, e nos caminhos da Universidade descobri o mundo encantado do Podcast. Eu voltei e agora pra ficar, pois aqui é o meu lugar. Em poucos meses de Bluecast criamos uma sintonia muito forte entre os participantes. São horas de edição muito bem investidas. Se não fosse o Chelsea Brasil, não seria o profissional que sou hoje”, Tiago Santos, jornalista, âncora e produtor do Bluecast Brasil.

Seria prático eu compilar dezenas e dezenas de depoimentos… Mas é impossível não lembrar do dia 1 de novembro de 2011, quando fomos Reconhecidos Oficialmente pelo clube. Desde essa data, somos o único site oficial do Chelsea Football Club no Brasil, e o maior das Américas. Para conferir a nossa página no site oficial do Chelsea basta clicar aqui.

Escudo oficial do Chelsea Brasil, feito pelo Chelsea Football Club

Escudo oficial do Chelsea Brasil, feito pelo Chelsea Football Club

Claro que brigas e intrigas, comuns em qualquer redação, aconteceram, mas o produto final que você, leitor, vê é o melhor possível. Em cinco anos, passamos dos 10 mil seguidores no twitter (@ChelseaNewsBr) e dos 45 mil no Facebook, por exemplo. Para o futuro, teremos mais interatividade, mais opinião, mais especiais, mais análises e mais entretenimento. Que venham mais cinco, mais dez, mais cem anos de Chelsea Brasil!

Um abraço,

Rafael França
Editor-chefe da Família Chelsea Brasil

Rafael França

Um carioca jornalista vivendo em Porto Alegre. Diretor-geral do Chelsea Brasil e blogueiro da marca no ESPN FC