Para Ballack, temporada de Fàbregas vem sendo positiva (Foto: Ian Kington/AFP/Getty Images/Reprodução)

Para Ballack, embora tenha sido muito criticada, a temporada de Fàbregas é impressionante

Um dos jogadores que mais incorporaram o espírito do Chelsea nos últimos anos foi, com toda certeza, Michael Ballack. Dono de um potente chute e com uma apurada técnica, o alemão deixou muita saudade nos torcedores Blues depois de sua saída em 2010. Aposentado desde 2012, Ballack atua agora como comentarista e em participação ao canal BT Sport, o ex-camisa 13 disse estar impressionado com a “temporada positiva” de Cesc Fàbregas:

“Eu vi alguns jogos dele e eu estou sempre impressionado com ele, toda a temporada. Ele é um jogador sério que sabe o que está fazendo em campo. Mesmo que ele não seja muito ativo na televisão, como hoje (dia do jogo contra o PSG), ele sempre acerta 90% de suas decisões em termos de passes e executando e fechando o espaço”.

As palavras de Ballack chamam muita atenção por conta de toda temporada que Fàbregas vem fazendo até aqui. É notória a mudança de comportamento do camisa 4, que desde a chegada de Guus Hiddink, voltou a comandar o meio de campo do Chelsea. Ainda assim, não podemos nos esquecer do período de julho/dezembro, no qual até mesmo nos amistosos de preparação para a temporada 2015/2016, o armador espanhol foi muito aquém no seu nível de atuação, sendo considerado em vários momentos como um jogador a menos e um líder no quesito derrubar José Mourinho do comando técnico do time.

Depois de péssimo início de campanha, Fàbregas volta, aos poucos, a ser decisivo (Foto: Catherine Ivill - AMA/Getty Images/Repordução)
Depois de péssimo início de campanha, Fàbregas volta, aos poucos, a ser decisivo (Foto: Catherine Ivill – AMA/Getty Images/Reprodução)

Por toda a temporada passada, Fàbregas foi um dos pilares mais importantes do sistema tático de Mourinho. Se não teve grandes números quanto a gols – foram só cinco marcados – sua principal qualidade, passes mágicos, superou e muito o baixo número de tentos. Pela Premier League foram 18 assistências, líder absoluto no quesito. Ainda pelas outras competições, o espanhol assistiu mais quatro vezes, totalizando 22 passes para gols.

Para se ter uma ideia da importância de Cesc, basta voltarmos na vitória contra o Newcastle, no empate contra o Everton e na grande conquista dos três pontos contra o Arsenal em pleno Emirates Stadium. Nessas partidas, Fàbregas não só dominou o meio como fez belíssimas jogadas que terminaram em gols Blues. Quando ele não está bem, vide jogos contra Manchester United, apesar do passe para Diego Costa empatar já nos acréscimos, Watford e West Bromwich, o Chelsea também encontra muitas dificuldades para construir jogadas e se sobressair ao adversário.

Nesta temporada, 2015/2016, em 33 partidas disputadas, Cesc marcou dois gols e deu, apenas, seis assistências. Pouco se compararmos com a época passada e pouco pela relevância que o jogador tem para o time todo funcionar.

Ballack não está errado ao afirmar que a temporada de Fàbregas é impressionante, mas erra ao dizer que ele tem acertado suas decisões em campo. O camisa 4 tem tido uma temporada impressionante sim, mas pelo fato de ter começado a temporada mal e estar mostrando grande evolução.

Compartilhe

Comments

Category: Ex-Blues

Tags: