Conte chega ao Chelsea em contexto semelhante ao da chegada de Ancelotti (Foto: Getty Images)

“Chelsea contratou um grande treinador, que terá sucesso”, afirma Ancelotti sobre Antonio Conte

Conte chega ao Chelsea em contexto semelhante ao da chegada de Ancelotti (Foto: Getty Images)
Conte chega ao Chelsea em contexto semelhante ao da chegada de Ancelotti (Foto: Getty Images)

O impacto que Carlo Ancelotti teve no Chelsea foi enorme, mesmo com toda a desconfiança que havia em torno do treinador à época de sua contratação pelo clube londrino. O italiano vinha de duas conquistas europeias pelo Milan, único grande trabalho que havia tido antes de mudar-se para a Inglaterra, mas no aspecto doméstico nunca havia conseguido sucesso com a equipe italiana, conquistado apenas um Campeonato Italiano e uma Copa Itália em oito anos pelo clube. Contudo ao chegar à Londres, o treinador arrebatou, logo em sua primeira temporada o famoso Double, ao levantar a Premier League a FA Cup, sendo a primeira vez, e única até o momento, que os Blue alcançaram tal façanha.

Neste sentido, as expectativas e dúvidas em torno de Antonio Conte são parecidas. O treinador vem de um único grande trabalho na carreira, a Juventus tricampeã italiana, onde reergueu o clube ao posto de dominate doméstico. Ao contrário de Ancelotti, contudo, o sucesso de Conte se restringiu às fronteiras da Itália, já que na Europa a Juventus não conseguiu alçar grandes voos (vale lembrar que a Velha Senhora chegou à final da Champions League 2014/2015 sob o comando de Massimiliano Allegri). Portanto, há ainda dúvidas quanto a Conte devido à pouca experimentação que ele possui em grandes clubes, da mesma forma como havia com Ancelotti ao chegar ao Chelsea.

Outro coincidência é a fama tática dos treinadores. Assim como Conte chega com fama de treinador pragmático e defensivo, Carlo chegou ao Chelsea em 2009/2010 com fama de retranqueiro, que valorizava prioritariamente o jogo defensivo, e isso levantava muitas sobrancelhas até entre torcedores azuis. Contudo, o que se viu em campo foi o contrário, com os Blues jogando de maneira ofensiva e assegurando o recorde de maior número de gols marcados em uma única edição de Premier League: 103 tentos. O time jogava em um 4-3-3 ofensivo, rápido e envolvente, que até hoje dá saudades nos torcedores.

A segunda temporada de Ancelotti, contudo, não foi de grande sucesso, e o treinador foi demitido sem títulos em seu segundo ano. Entretanto, o treinador até hoje é idolatrado pela torcida como um dos mais queridos comandantes azuis. E agora, em entrevista à revista FourFourTwo, prestes a assumir o Bayern de Munique, o treinador falou sobre a situação de Conte, e depositou fé no sucesso de seu compatriota no Chelsea:

“Conte é um trabalhador: realmente sério, muito profissional e sempre focado em seu trabalho. O Chelsea está recebendo um treinador de alto nível, que vai se preocupar com todos os pequenos detalhes. Indo para a Inglaterra depois de apenas ter treinado na Itália, ele vai encontrar um mundo diferente: menos pressão, nenhuma violência, uma grande atmosfera, estádios cheios – totalmente diferente da Itália neste momento. Ele pode definitivamente ser um sucesso no Chelsea. E o clube tem uma relação de sorte com os italianos. Gianluca Vialli, eu, e, em seguida, Roberto Di Matteo, que os ajudou a vencer a Liga dos Campeões.”

O trabalho de Conte na Seleção Italiana não é excelente, mas a geração que ele tem em mãos também não é das melhores, mas um sucesso na Eurocopa pode ajudar a balizar a confiança depositada nele pelo clube londrino. As semelhanças com o momento de chagada dele e Ancelotti ao clube Londrino são grandes, até porque ambos recebem a equipe das mãos de um Guus Hiddink interino, após temporada conturbada.

Compartilhe

Comments

Category: Ex-Blues

Tags: