O dia em que o Chelsea visitou o Iraque

Quatro de março de 1986. Há exatos 25 anos o Chelsea fazia uma de suas viagens mais marcantes em 106 anos de história. No ano em que a equipe alcançou a excelente 4ª colocação no campeonato nacional, a Gulf Air, então patrocinadora dos Blues, levou comissão técnica e jogadores para o Iraque, onde participariam de um amistoso com a seleção nacional.

À 2 mil quilômetros longe de sua casa, o Chelsea encontrou na capital Bagdá um cenário de destruição. O país vivia um sangrento conflito com o vizinho Irã, por questões políticas e territoriais. O amistoso comemoraria a classificação da Seleção Iraquiana à Copa do Mundo de 1986, no México.

Assustados com a situação local, os jogadores quase não saíram do hotel. Pat Nevin, um dos principais jogadores do Chelsea na época, conta que foi o único entre todos que conseguiu aproveitar a viagem. “Eu amei cada minuto que estive lá”, afirma.

O jogo em si não foi dos melhores. Empate em 1 a 1, com gol de Joe McLaughlin para os Blues. 15 mil homens assistiram à partida – já que não era permitida a entrada de mulheres no estádio. Dentre todos eles, o tirano e ditador Saddam Hussein.

http://www.youtube.com/watch?v=NlcFs3elrTo

O dia após a partida não foi dos melhores para o Chelsea. Jornais locais, a pedido do governo, publicaram o placar de 2 a 1 a favor dos donos da casa. Havia boatos também de que a polícia secreta seguia os Blues por todos os lados que andavam.

Com o dinheiro no bolso, a comitiva inglesa retornou a Londres com a sensação de dever cumprido. Na bagagem, uma experiência única.

A guerra entre Iraque e Irã terminou 2 anos depois, em um comum acordo de cessar-fogo imposto pela ONU.

*Devido às restrições impostas à imprensa na época, não há registros de fotos do evento nem de vídeo do gol do Chelsea.

Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.

4 Comments

  1. Avatar
    Rodrigo Quinan março 04, 2011

    Caralho! Que incrível essa história toda! Post sensasional!

  2. Avatar
    Rodrigo Quinan março 04, 2011

    Caralho! Que incrível essa história toda! Post sensasional!

  3. Avatar
    Maria Akemi março 04, 2011

    Que show essa história! Nossa, tinha que ser o Pat Nevin mesmo.

  4. Avatar
    Maria Akemi março 04, 2011

    Que show essa história! Nossa, tinha que ser o Pat Nevin mesmo.

Leave reply


Warning: Illegal string offset 'note' in /home/storage/f/d9/e5/chelseabrasil/public_html/wp-content/themes/dialy-theme_old/functions/filters.php on line 223

Warning: Illegal string offset 'note' in /home/storage/f/d9/e5/chelseabrasil/public_html/wp-content/themes/dialy-theme_old/functions/filters.php on line 224
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.