Cech e Drogba- duas grandes contratações do Chelsea

Especial: As 10 melhores contratações da história do Chelsea

Cech e Drogba- duas grandes contratações do Chelsea (foto: Yahoo sports)
Cech e Drogba, duas grandes contratações do Chelsea (Foto: Yahoo Sports)

Enquanto a temporada 2015-2016 não começa e o Chelsea não volta a campo em busca de mais troféus, a equipe do Chelsea Brasil projetou uma série especial que vai ao ar durante o mês de julho para relembrar grandes marcos e nomes da história do clube. Hoje, continuamos o especial com outro Top 10: o das melhores contratações do clube.

No último jogo em Stamford Bridge na temporada recém-finda, os torcedores do Chelsea exibiram uma faixa em homenagem a um dos maiores ídolos da história do clube: Didier Drogba. A tarja dizia uma frase que resume o nosso post de hoje: “Jogadores chegam e vão, mas as lendas ficam para sempre”.

Confira também: Especial: Os 10 maiores artilheiros do Chelsea na Premier League

O Chelsea contratou muitos jogadores ao longo dos seus 110 anos de história, mas quais foram realmente os melhores? E como podemos classificar um jogador como lenda?

Um jogador é uma lenda pela sua influência no time e no gramado, e, além disso, pelos troféus que conquista. Não obstante, isto ainda não é suficiente: a lenda tem de deixar aquela sensação de memória eterna e de ser insubstituível.

Assim, e tendo também em conta o aspecto financeiro (quanto custou e quanto “deixou”), elaboramos um Top 10 das maiores lendas contratadas pelo Chelsea. Não se esqueça depois de comentar e dizer a sua opinião!

10- Juan Mata

Mata foi duas vezes jogador do ano do clube (Foto: subulahanews.com)
Mata foi duas vezes jogador do ano do clube (Foto: subulahanews.com)

Juan Mata foi, possivelmente, o melhor meia ofensivo da história do Chelsea, tendo conquistado a UEFA Champions League de 2012, uma FA Cup e a Europa League. Além disso, foi Jogador do Ano do clube duas vezes e deixou ainda lucro após a sua venda. No entanto, a sua saída deixou-nos a sensação de que podia ainda render mais. Ao todo, disputou 135 jogos pelos Blues, marcando 32 gols e provendo 58 assistências.

9- Ashley Cole

Cole esteve quatro vezes na equipe do ano da BPL (Foto: telegraph.com)
Cole esteve quatro vezes na equipe do ano da BPL (Foto: telegraph.com)

Nem só de fintas e de gols vive o futebol e Ashley Cole foi o melhor lateral-esquerdo da história do nosso clube. Constante e regular, teve ainda o extra do seu negócio ter sido muito bom para o clube, pois William Gallas não foi o mesmo no Arsenal. Cole esteve particularmente bem na grande final da Champions de 2012 e venceu nove títulos com o Chelsea, incluindo três da Premier League. Nos longos anos em que permaneceu em Stamford Bridge, disputou 337 partidas.

8- Claude Makelele

Makelele foi fundamental no seu tempo no Chelsea (Foto: Dailymail.com)
Makelele foi fundamental no seu tempo no Chelsea (Foto: Dailymail.com)

Makelele foi fundamental nas duas BPL da primeira fase de José Mourinho no Chelsea, chegando a entrar num onze do ano da FIFA. A maior parte dos 213 jogos de Makelele pelos Blues foram de extrema qualidade, e, apesar de não ter sido um dos atletas mais notados no campo de jogo, foi vital na sua estadia em Londres, conquistando seis títulos em cinco anos com os Blues.

7- Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho formou uma excelente dupla com John Terry (Foto: football365.com)
Ricardo Carvalho formou uma excelente dupla com John Terry (Foto: football365.com)

Ricardo Carvalho foi outro dos jogadores trazidos por Mourinho e formou, ao lado de John Terry, a melhor dupla de centrais da história do Chelsea. Consistente e regular, foi importante em todas as temporadas em que participou e conquistou três títulos da Premier League. Além disso, após sua saída, ainda não foi encontrado um zagueiro que faça uma parceria tão boa com Terry como o português fez.

6- Michael Essien

Essien era um médio possante ( Foto: online-news.it)
Essien era um médio possante (Foto: online-news.it)

Michael Essien fez 256 jogos com a camisa do Chelsea e foi o substituto ideal de Makelele. Enquanto esteve na sua forma máxima, não teve rivais e foi sempre peça-chave do meio-campo do Chelsea. Em 2007, venceu o prêmio de Gol do Ano do clube e de Jogador do Ano. Essien merece também esta posição por ter sido sempre um grande lutador, ultrapassando várias lesões para voltar ao seu melhor nível, apesar de ter perdido a sua melhor forma em 2012.

5- Eden Hazard

Hazard já marcou 37 golos na BPL em três anos pelo Chelsea ( Foto: dailymail.com)
Hazard já marcou 37 golos na BPL em três anos pelo Chelsea

Se há algum jogador que já é ídolo, mas que pode ainda subir neste ranking, este é Eden Hazard. O belga vai enfrentar agora a sua quarta temporada nos Blues e, em três delas, foi duas vezes Jogador do Ano. A sua qualidade técnica e gols decisivos foram importantíssimos no último ano, valendo-lhe o prémio de Jogador do Ano da BPL. Todavia, o melhor para nós, torcedores do Chelsea, é que Hazard só pode melhorar no futuro próximo. Ao todo, o belga já disputou 163 jogos pelo clube londrino, anotando 49 gols e provendo 47 assistências.

4- Gianfranco Zola

Zola foi o jogador mais dotado tecnicamente da história dos Blues ( Foto: footballbackgrounds.com)
Zola foi o jogador mais dotado tecnicamente da história dos Blues

Gianfranco Zola foi um jogador muito talentoso e, desta lista, é um dos dois únicos reforços da “Era Pré-Abramovich”. Foi graças ao italiano que o Chelsea conquistou muitos troféus no final dos anos 90. Além disso, ele foi também o máximo responsável por levar o clube pela primeira vez à UEFA Champions League. Nos seus 312 jogos com a camisa 25 (que nunca mais seria utilizada), Zola marcou 80 gols e conquistou uma Recopa Europeia, uma Supertaça Europeia, uma Capital One Cup e duas FA Cup. Em 2003, Zola venceu o prêmio de melhor jogador de todos os tempos do clube pelos adeptos.

3- Petr Cech

Cech foi o melhor goleiro de sempre do seu país e do Chelsea (Foto: telegraph.com)
Cech foi o melhor goleiro de sempre do seu país e do Chelsea (Foto: telegraph.com)

Quando Petr Cech chegou ao Chelsea, em 2004, ele era um desconhecido, mas, aproveitando-se da ausência de Carlo Cudicini, tornou-se o goleiro titular durante a primeira fase de Mourinho no clube. Cech foi fundamental nessa época, ajudando o Chelsea a vencer o bicampeonato inglês de 2004/2005 e 2005/2006.

A importância de Cech no clube cresceu ainda mais com a saída de Mourinho, e Cech provou, de forma indubitável, a sua importância na final da UEFA Champions League de 2012. Com algumas defesas extraordinárias, especialmente nos pênaltis, ele assegurou a maior conquista da história do clube. O Chelsea e os seus torcedores só têm razões para agradecer ao maior goleiro da história do clube, que venceu 15 títulos com o clube e foi peça-chave na maioria deles.

2- Frank Lampard

Lampard foi um jogador de classe mundial durante muitos anos (Foto: telegraph.com)
Lampard foi um jogador de classe mundial durante muitos anos (Foto: telegraph.com)

Frank Lampard tornou-se um símbolo tão grande do Chelsea, que às vezes até nos esquecemos que ele foi contratado junto ao West Ham, em 2001. O homem com mais gols da história do Chelsea foi simplesmente um dos melhores meias do mundo durante uma série de anos. Goleador, concentrado e confiável, Lampard tinha ainda a qualidade de ser um grande líder. Com 14 troféus conquistados pelo Chelsea, sendo importante na maioria deles, podemos dizer que Lampard era um jogador para as grandes ocasiões, mas isso seria desvalorizá-lo. Lampard era um jogador para todas as ocasiões. É outro contratado da “Era Pré-Abramovich”.

1- Didier Drogba

Drogba e o primeiro dos seus dois golos decisivos em Munique (Foto: theguardian.com)
Drogba e o primeiro dos seus dois golos decisivos em Munique (Foto: theguardian.com)

A razão de Didier Drogba ser “maior lenda” que Lampard é apenas uma: o marfinense liderou o Chelsea à conquista da UEFA Champions League. Quando Drogba chegou ao clube em 2004, prometeu a Roman Abramovich que não sairia sem lhe “dar” a Champions. Cumpriu. Em todos os jogos, Drogba foi fundamental, seja liderando a recuperação contra o Napoli, aguentando-se na defesa no Camp Nou, ou marcando o pênalti decisivo contra o Bayern. Sem Drogba, não teríamos ganho. Mas a estadia dele em Londres não se resume apenas a essa Champions.

Jogador do Ano em 2011, o avançado foi o melhor marcador da BPL em duas ocasiões e conquistou 14 títulos com o clube. Mesmo no seu regresso, já com 37 anos e sendo reserva, marcou cinco importantes gols que ajudaram a assegurar o pentacampeonato inglês. Por tudo isto e pela sua liderança dentro do vestiário, Drogba foi a maior lenda contratada da história do Chelsea.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.