Conheça o treinador: David Calderhead

A história recente do Chelsea revela algo corriqueiro no clube: a brevidade dos técnicos no comando dos Blues. Nos últimos 25 anos, o Chelsea teve 13 treinadores, uma média de quase 1 a cada 2 anos. Em comparação aos 4 grandes da Inglaterra, no mesmo período, o Liverpool teve 9, o Arsenal 4 e o Manchester United teve apenas Sir. Alex Fergunson.

Contudo, no começo do séxulo XX, precisamente em 1907, o Chelsea teve o seu mais longo período com um só treinador: 26 anos com David Calderhead (1907-1933),  o segundo manager da história do clube. Nascido em 1864, Londres, David atuou como jogador na posição de volante, mas se destacou na função de técnico.  Seu primeiro trabalho foi no modesto Lincoln City, no qual jogava. Iniciou na área administrativa e logo assumiu o cargo de comandante do time. Na temporada 1906-1907 ele surpreendeu a todos ao vencer o próprio Chelsea na primeira rodada da Fa Cup. Em maio de 1907 ele fora contratado  pelos Blues.

No longo período em que esteve no Chelsea, Calderhead foi rebaixado duas vezes e conseguiu o acesso pelas mesmas duas. Ele levou o clube a sua primeira final de FA Cup, em 1915, mas em uma partida marcada pelo terror da primeira guerra mundial, foram derrotados por 3 a 0 para o Sheffield United, em Old Trafford. Em 1919-1920, todos acreditavam em um double, mas no final ficaram em 3º lugar na primeira divisão e eliminados pelo Aston Villa na Fa Cup.

David Calderhead era um homem que gostava da mídia e a recíproca era verdadeira. Ficou conhecido pelo apelido “The Sphinx of Stamford Bridge”, a Esfinge de Stamford Bridge, pelo seu brilho incomum. Ele trouxe para o Chelsea grande jogadores da época porém, apesar do glamour do time, os troféus nunca chegaram, sendo o último bom resultado uma semi-final de Fa Cup em 1932. Sua grande honra é ter a marca histórica de 26 anos no clube e o recorde de ser o treinador que mais jogos comandou o Chelsea, com 966 ao total. Ele deixou o time em junho de 1933 e faleceu apenas 5 anos depois, aos 73 anos, em Londres.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

6 comments

  1. Apesar de não ter conquistado nada, deixou o seu nome gravado na História do clube pela longa carreira que teve, como treinador, nos Blues. Convenhamos que, por mais simpático e profissional que fosse o treinador David, hoje, com uma temporada sem títulos nos Blues, ele estaria desempregado, pelo imediatismo do Abramovich.

  2. Apesar de não ter conquistado nada, deixou o seu nome gravado na História do clube pela longa carreira que teve, como treinador, nos Blues. Convenhamos que, por mais simpático e profissional que fosse o treinador David, hoje, com uma temporada sem títulos nos Blues, ele estaria desempregado, pelo imediatismo do Abramovich.

Comments are closed.