Conheça o ídolo: William Foulke

 

2012 chegou e junto com ele estamos reestreando o Conheça o Ídolo, espaço onde a torcida conhece um pouco mais dos jogadores e treinadores que passaram pelo Chelsea e gravaram seus nomes na história do clube.

Para iniciar ao nosso ‘reboot’, o escolhido foi o primeiro goleiro e primeiro capitão da história dos Blues: William Henry Foulke, ou simplesmente “Fatty”. Nascido em 12 de abril de 1874, Foulke foi contratado pelo Chelsea em 1905 por £50, vindo do Sheffield United (clube no qual conquistou duas FA Cup).

Foulke (centro) ficou no Chelsea apenas um temporada

A partida de estreia de Foulke pelos Blues foi quase perfeita: ele recebeu a braçadeira de capitão e pegou um pênalti, mas não foi suficiente, já que o Stockport County derrotou o Chelsea por 1×0. A partida foi um marco na história do clube e dos capitães. Antes que Harris, Wise, Desaily e Terry tivessem a honra de capitanear o time, Foulke foi privilegiado por ser o primeiro na história do clube a receber essa honra.

Caricatura de Foulke feita pela torcida do Sheffield

Carinhosamente chamado de “Fatty”, Foulke pesava cerca de 150 kg, distribuídos nos seus 1,93 metros de altura. Atuou pelos Blues 35 vezes e sofreu 28 gols. Além de sua corpulência, outra coisa chamava a atenção em Foulke, que utilizava dois garotos atrás do gol para distrair os adversários.

Jogando apenas uma temporada em Stamford Bridge, Foulke se transferiu para o Bradford City ao final da temporada 1905-1906. O goleiro inglês faleceu devido à cirrose em 1916. Mesmo com a rápida passagem, Foulke merece destaque na história do Chelsea e é ídolo por ter assumido a responsabilidade de ser o primeiro capitão do recém-criado Chelsea FC.

Próximo ídolo: John Robertson (26/1/2012)

Confira outros ídolos que já foram citados na sessão:

Ron Harris
Dennis Wise
Roberto Di Matteo
Bobby Tambling

Veja Também :

  1. Conheça o ídolo: Ron Harris
  2. Conheça o ídolo: Bobby Tambling
  3. Conheça o ídolo: Dennis Wise
  4. Conheça o ídolo: Roberto Di Matteo
  5. Ídolo, Desailly fala sobre Villas-Boas, Torres, contratações, e teme pelo futuro do clube

Source Article from http://chelseabrasil.com/2012/01/conheca-o-idolo-william-foulke/
Conheça o ídolo: William Foulke

Conheça o ídolo: William Foulke


http://chelseabr.com/feed/
Chelsea News Brasil

Category: Conteúdos Especiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.