gol stamford bridge

Chelsea na EPL: Blues possuem fartura na escolha para goleiro titular

O Chelsea Brasil está fazendo uma série de textos especiais que antecedem o início da nova temporada da Premier League. O primeiro é sobre os goleiros. A cada dia um texto sobre o time londrino, jogadores do elenco e considerações sobre as melhores possibilidades para deixar o elenco dos Blues, ainda mais forte.

Os torcedores do maior de Londres já tiveram o privilégio e a alegria de ver grandes goleiros embaixo das traves de Stamford Bridge. Para refrescar um pouco a memória, vale lembrar de um grande ídolo na história recente e considerado por muitos, o maior arqueiro a defender os Blues, Petr Cech.

Mas, a temporada 16/17 da Premier League está prestes a começar e é necessário falar da atualidade, que também apresenta grandes nomes no elenco comandado pelo técnico, Antonio Conte.

O mais famoso goleiro do Chelsea é, reconhecidamente, Thibaut Courtois, 24, que já se destacou muito vestindo a camisa azul e é apontado por grande parte dos torcedores, como o melhor candidato para ocupar a vaga de titular. Este arqueiro fez uma excelente temporada na campanha vencedora da Premier League 14/15, tirando, inclusive, a titularidade do lendário Cech.

courtois
Courtois fazendo mais uma grande defesa, partida contra o Leicester City (Reprodução)

Ultimamente, apresentou alguns problemas físicos e pessoais, tendo o bom desempenho interrompido por uma lesão e supostas brigas, junto a outros jogadores, com o ex-Blue, José Mourinho, que desestabilizaram o elenco por completo. Courtois também já deu declarações em que criticava, duramente, a zaga do Chelsea, dizendo que preferia jogar com sua seleção, a Bélgica.

O arqueiro já foi também uma importante peça em outro clube, o Atletico de Madrid, em que, na temporada 2011/2012, fez uma campanha impressionante vestindo a camisa do clube espanhol, atuando 52 vezes e levando o título da Europa League.

Sua elasticidade, vontade, atenção e reflexo, são inegáveis, porém, o goleiro canhoto apresenta diversos problemas de comunicação com o setor defensivo, principalmente em momentos com “perigo de gol” e tensos para a equipe azul. A altura de Courtois também impressiona e ajuda muito em defesas difíceis. Com a chegada de Antonio Conte, a expectativa quanto sua progressão no gol é inevitável, o técnico já deu a entender que organizará diversos setores da equipe e é imprescindível contar com a boa forma, física, mental e relacional, desse grande atleta.

c b b
Antonio Conte pode se tranquilizar, o Chelsea, mais uma vez, possui grandes goleiros no elenco

Alternativas ao belga estão presentes no elenco azul

Obviamente, um grande time como o Chelsea não possui apenas uma grande opção para defender seu gol, Asmir Begovic, 29, chegou do Stoke City com uma boa experiência de carreira e, por curiosidade, com o título de ter marcado o gol de goleiro mais rápido da história do futebol, contra o Southamptom, no dia 02 de novembro de 2013.

Este atleta foi o substituto de Courtois quando este estava lesionado, mas, mesmo assim, assumiu grande responsabilidade e honrou a camisa do Chelsea, se tornando também, mais uma grande opção para Conte, nessa nova temporada que se aproxima.

begovic
Begovic assumiu, com méritos, a titularidade após Courtois se machucar (Reprodução)

O bósnio ganhou o respeito de seus companheiros e da torcida com atuações regulares e bons números na última temporada, que serão analisados mais adiante.

Por fim, temos o jovem, Jamal Blackman, 22, que já foi muito emprestado e nunca possuiu grandes chances de mostrar serviço como goleiro do Chelsea. O arqueiro inglês veio das categorias de base dos Blues e, recentemente, treinou com o elenco completo. Blackman se destacou entre os jovens talentos do clube e é visto como um futuro titular do maior de Londres.

O jovem talento, Blackman (Foto: FA)

A nova geração de jogadores do Chelsea já mostrou ser extremamente forte na linha, ganhando prestígio e fazendo boas aparições, talvez essa seja uma boa hora para o arqueiro se destacar e, possivelmente, ganhar chances valiosas para mostrar seu valor, já que Conte é conhecido por revelar grandes talentos.

Goleiros não devem ser problema para o torcedor azul

Como a escolha final para quem vai ter a honra de defender o gol de Stamford Bridge pertence à Antonio Conte, o melhor a ser feito é analisar a última temporada, colocando também na balança diversos fatores, como oportunidades, boa relação entre o elenco e regularidade. Visto isso, e segundo o site oficial do Chelsea, Asmir Begovic teve menos aparições e, mesmo sendo o substituto de Courtois, possui mais Clean Sheets e tomou menos gols na temporada passada. Em contrapartida, é absurdo não levar em conta a lesão do goleiro titular da seleção belga, que, mesmo assim, possui mais defesas que Begovic.

Para a escolha, é necessário entender, principalmente, como Courtois estará em campo para esta desafiante e difícil nova temporada do campeonato inglês, após isso, a condição técnica, física e, é claro, a vontade, deve ser avaliada. Nesses quesitos, é seguro afirmar que Conte possui todos os atributos para analisar quem é o mais responsável e maduro para defender o Chelsea e, é esperado que o jovem Blackman também ganhe boas oportunidades para entrar na disputa interna.

A “briga” está boa, o elenco possui muitas alternativas que podem variar dependendo do nível do adversário e da demanda do jogo. Não há dúvidas que o Chelsea está “bem servido”, mais uma vez, por grandes nomes que podem ocupar, em definitivo, o posto de titular como goleiro dos Blues. Vale o debate.

Compartilhe

Comments

Category: Conteúdos Especiais

Tags: