A opinião dos especialistas: Chelsea x Corinthians

Chelsea e Corinthians fazem uma final inédita nesse final de semana. (Foto: espn.com.br)
Chelsea e Corinthians se enfrentam nesse domingo, às 8h30, pela decisão do Mundial de Clubes. O confronto é cercado de expectativas, principalmente por toda a imprensa mundial – que não tem um favorito unânime. O Chelsea Brasil foi atrás de 7 jornalistas brasileiros para saber a opinião sobre o embate.

André Rocha, do blog “Olho Tático” da ESPN Brasil
 “Aposto no Corinthians. Pela crise no Chelsea com a chegada de Rafa Benítez e o desprezo dos times europeus pelo Mundial, mesmo com este novo formato “oficial” da FIFA.  Os Blues terão mais chance se tratar o torneio como uma tábua de salvação após a eliminação da UCL. Tem jogadores mais talentosos que o time brasileiro. O Corinthians será intenso e concentrado, como na Libertadores. Contando com Guerrero, jogará no limite. Com o encaixe dos times no 4-2-3-1, o duelo Paulinho x Ramires (ou Lampard) será fundamental. Quem se transformar em meia e empurrar o oponente para o próprio campo fará seu time levar vantagem significativa no meio-campo. Hoje aposto mais em Paulinho.”

Rafael Oliveira, comentarista do Esporte Interativo

“Corinthians. Não só pelo momento do Chelsea, mas pela força do time brasileiro como conjunto. A má fase transforma o Chelsea em uma incógnita, principalmente com a já enorme pressão contra o Rafa Benítez. Mas pego a equipe de Di Matteo como exemplo. O Shakhtar foi o adversário que mais se assemelha ao que o Chelsea encontrará no Corinthians. E foi superior nas duas partidas. Um time muito forte coletivamente, em um 4-2-3-1 compacto, de transição muito rápida da defesa para o ataque e com muita intensidade. Embora o Chelsea seja mais talentoso individualmente, não vejo a parte coletiva tão forte, ainda mais agora com a troca de técnicos.”

CahêMota, setorista do Chelsea no globoesporte.com

“Aposto no Chelsea pelo simples fato de viver o dia a dia do clube. Sei do potencial desta equipe e não acredito que este momento ruim possa durar por muito mais tempo. Uma hora a maré vai virar, e vejo o Mundial de Clubes como uma boa oportunidade para isso. Não passa, porém, de uma palpite por viver o dia a dia do clube e, sinceramente, estar distante do futebol brasileiro e, por consequência, do Corinthians neste período. Acho que vai ser, sim, um jogo muito equilibrado, o que não acontece desde o Barça x Estudiantes de 2009, mas ainda acredito muito no Chelsea. Não é, porém, um favorito absoluto.”

Rodrigo Bueno, comentarista do canal Fox Sports, colunista do jornal Folha de São Paulo e colaborador do IFFHS
“Creio que o Corinthians tem um leve favoritismo, muito por conta da fase mais estável que vive. O fato de o Corinthians levar o Mundial muito mais a sério que o Chelsea também contribui para esse favoritismo. O time brasileiro mostra-se mais confiável e menos vulnerável no momento. Lampard e Terry (que nem viajou para o Japão) sofrem com lesões e o fim do ciclo no time. Enquanto isso, o Corinthians conserva sua base e terá grande apoio popular no Japão. Além disso, creio que fisicamente o Timão estará melhor, descansou em meio ao Brasileiro e se preparou especificamente para a disputa. Ralf e Paulinho formam a melhor dupla de volantes do Brasil e podem fazer a diferença. O Chelsea chegou mais tarde ao Japão e mais desgastado com a maratona de jogos. Tudo isso me faz colocar o time brasileiro como ligeiro favorito.”

André Henning, narrador do Esporte Interativo
“Não tem favoritos para a final. Acho muito parelho o jogo de domingo – se, por um lado, o Chelsea vem ser recuperando com três vitórias seguidas, imagino que o Corinthians não entre tão “mole” na final como foi contra o Al Ahly. Se tivesse que apontar um favorito de qualquer jeito, com muita relutância, apontaria o Chelsea. Me parece estar mais inteiro fisicamente.”

Gustavo Hofman, comentarista dos canais ESPN e colaborador do Trivela.com.br
“Aposto no Corinthians campeão contra o Chelsea na decisão. O momento corintiano é melhor, os jogadores estão mais confiantes e por dentro da tática de seu treinador. O entrosamente é o ponto forte do Corinthians, além da concentração e dedicação para o Mundial. E por mais que Hazard, Mata e Oscar formem uma linha ofensiva fortíssima, o Corinthians tem uma consciência defensiva acima da média, assim como sua dupla de volantes – Ralf e Paulinho.”

Celso Unzelte, comentarista dos canais ESPN e colaborador do portal Yahoo!
“Numa eventual final entre Chelsea e Corinthians, meu palpite é a vitória corintiana pela diferença de um gol. São dois times que se equivalem em termos de filosofia de jogo e até no momento em que estão passando, com desfalques e derrotas recentes nos respectivos campeonatos que disputam.”

(Fotos: Os Geraldinos, MaquinaWeb, Twitter do Gustavo Hofman, Blog Olho Tático – ESPN -, Blog Lucas Mergel, Projetteria e site Twtrland)
Post produzido por Rafael França e Caíque Toledo

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.