Didier Drogba

Um dos melhores atacantes em atividade no novo milênio, Didier Drogba se tornou um dos principais jogadores da história do Chelsea, unindo força e habilidade. Decisivo, o atacante marfinense coleciona gols em finais disputadas pelo clube: F.A Cup de 2007, 2009 e 2010; Carling Cup de 2005 e 2007;  Community Shield de 2005.

Amado pela torcida azul, Drogba foi eleito Jogador do Chelsea em 2010, coroando uma temporada fantástica na conquista do inédito Double. Didier também é notável pela incrível performance diante do rival Arsenal, chegando a atingir a marca de 13 gols em 12 jogos contra o rival.

Pré Chelsea

Seu primeiro time na França foi o Levallois, onde ele não ficou muito tempo. Logo, foi contratado pelo Le Mans, onde ficou duas temporadas e meia. Foi o bastante para o Guingamp o contratá-lo, onde ele marcou 20 gols em uma temporada, chamando a atenção do Olympique Marseille.

5 milhões: essa foi a quantia que o Marseille pagou pelos direitos do atacante. Em um ano no Olympique, Drogba foi vice artilheiro do Campeonato Francês, onde ele foi eleito o melhor jogador do campeonato. A partir daí, Drogba chamou a atenção do mundo e, principalmente de José Mourinho, campeão da Uefa Champions League pelo Porto, e recém contratado pelo Chelsea.

Chelsea

Muito se esperava de Drogba logo em sua primeira temporada, mas uma série de lesões prejudicou o desempenho do atacante. Mesmo assim, marcou 16 gols na campanha, e ajudou o clube na reconquista da Premier League, marcando um gol na final da Carling Cup, a primeira da história do Chelsea.

Drogba continuou a marcar gols, e, na temporada 06/07, foi o artilheiro da Premier League, com 20 gols, marcando o gol do título da FA Cup, em final contra o United.

Esperava-se muito do atacante na temporada seguinte, mas uma lesão no joelho, durante jogo com a Costa do Marfim, prejudicou sua temporada, e o atacante fechou o ano com apenas 15 gols.

Na temporada 2007/2008, Drogba ajudou o Chelsea a chegar na final da Uefa Champions League, partida onde acabou sendo expulso. Ainda assim, foi jogador chave do Chelsea naquela competição.

No começo de 2009, Drogba já era ídolo do clube, e sua influência foi provada. Luiz Felipe Scolari, técnico contratado meses antes, foi demitido do comando do clube, e muitos afirmam que um dos motivos foi que o brasileiro não teria se entendido com um grupo de jogadores, incluindo Drogba.

Na temporada seguinte, o Chelsea conquistou o inédito Double: Venceu a F.A Cup e a Premier League, e marcou 37 gols, sendo o principal jogador dos Blues da temporada, artilheiro e melhor jogador da Premier League. Nessa fantástica temporada, inclusive, Drogba chegou a marca de 100 gols com a camisa azul.

Após uma cirurgia de hérnia, ele perdeu toda a pré temporada de 2010/2011, mas começou o campeonato com um hat trick, o que parecia ser o início de mais uma brilhante temporada. Porém, Didier acabou por contrair malária, ficando afastado por inúmeros jogos. Quando voltou de vez, o Chelsea havia contratado Fernando Torres, e uma espécie de rodízio foi feita entre ambos.

Em 2011/2012, Drogba viveu seu ano da glória no Chelsea. Foi decisivo nas conquistas da Champions League e FA Cup. Ao fim da gloriosa temporada, deixou o Chelsea de graça. Em maio daquele mesmo ano, acertou sua ida para a China, no Shangai Shenhua, onde atuou pouco mais de um ano.

Em 2013, Drogba se transferiu para o futebol turco. Por uma temporada, vestiu as cores do Galatasaray e reencontrou o Chelsea nas Champions League. Na Turquia, foi campeão de todos os torneios domésticos de grande expressão, como o Campeonato Turco, Copa da Turquia e Supercopa.

Em 25 julho de 2014 assinou com o Chelsea por um ano.

Carreira Internacional

Drogba participou de duas Copas do Mundo, em 2006 e em 2010. Porém, nas duas competições, sua seleção caiu no chamado “Grupo da Morte”: em 2006, Argentina e Holanda ficaram a frente da Costa do Marfim; em 2010, Brasil e Portugal.

Mesmo assim, Drogba é o maior artilheiro da história da Costa do Marfim, com cerca de 50 gols em 75 jogos. O único gol marcado por Didier em mundiais foi justamente contra o Brasil, escorando de cabeça o gol de honra da Costa do Marfim na derrota sofrida por 3×1.

Drogba não conseguiu manter o sucesso no Chelsea e nos clubes onde defendeu na seleção. Foi reserva na Copa do Mundo de 2014, quando a Costa do Marfim foi eliminada ainda na primeira fase.