Chelsea estreia na Champions League com empate contra Schalke 04

Fàbregas marcou seu primeiro gol pelo Chelsea, mas time saiu com amargo empate
Fàbregas marcou seu primeiro gol pelo Chelsea, mas time saiu com amargo empate

O Chelsea recebeu o Schalke 04 pela Champions League e empatou com os alemães por 1×1. Os Blues mantiveram a escrita de jamais ter perdido para os alemães (agora cinco jogos, com três vitórias e dois empates), mas o resultado deixou um gosto amargo para a equipe de Mourinho, que dominou amplamente as ações na maior parte do jogo.

Para a partida, o técnico promoveu a estreia de Filipe Luís como titular e a reestreia de Didier Drogba. Além deles, os brasileiros Ramires e Willian também começaram a partida, totalizando quatro mudanças do técnico José Mourinho em relação ao time que jogou pela Premier League no sábado.

O jogo começou com o time da Alemanha jogando fechado e o Chelsea com a posse de bola. O gol saiu cedo e os Blues tiveram chances claras de marcar mais um ou dois gols, dominando os primeiros 30 minutos de jogo, mas aos poucos o ritmo foi diminuindo e o Schalke foi entrando na partida, arriscando tiros de fora da área. No fim da primeira etapa, Julian Draxler quase empatou para os visitantes, após Courtois ter feito importante defesa alguns minutos antes em chute de Kevin-Prince Boateng.

No segundo tempo, os Blues mais uma vez partiram para cima, mas quem marcou foi o Schalke. Com muitas chances desperdiçadas pelo time da casa, José Mourinho trouxe os dois atacantes do banco, Diego Costa e Loïc Remy, mas o Schalke já havia conseguido equilibrar a partida e apesar de tentarem até o fim, os Blues não conseguiram achar o gol da vitória.

Com o empate, o time repete a estreia decepcionante da temporada passada. No ano passado, o time começou a Champions League com derrota para o Basel. O empate garante um ponto, mas pelo domínio que teve durante a partida, treinador e jogadores certamente saíram de campo com sensação de derrota.

Chelsea domina primeiro tempo, mas não converte superioridade em gols e marca apenas uma vez

O jogo começou com o Chelsea dominando a posse de bola, diante de um Schalke fechado como era de se esperar, já que toda defesa do time alemão está contundida. A primeira boa chegada aconteceu com Ramires aos 4 minutos, quando o brasileiro penetrou pelo meio e meteu bola enfiada para Drogba, que não alcançou dentro da área. Aos oito, o Chelsea ameaçou de novo, primeiro com Hazard pela esquerda que recebeu excelente virada de bola de Willian. Mas a bola novamente não chegou até o finalizador. Na sequência, Ramires recebeu dentro da grande área, desmarcado, mas chutou sem força, facilitando para o goleiro alemão.

Mas aos 11, o gol finalmente chegou. Em vacilo na saída de bola do Schalke, Fàbregas pressionou e Hazard ficou com a bola. O belga passou para o espanhol, que com classe abriu o placar para os Blues.

O Schalke mal conseguia passar do meio campo, com o Chelsea dominando a posse de bola, a partida seguia em ritmo de treino. Os Blues ditavam o ritmo e dominavam completamente o desfalcado adversário. Aos 15, no contra-ataque com bola roubada na intermediária, Fàbregas lançou Hazard que correu com a bola dominada e driblando dois marcadores, chutou para o gol, mas a bola desviou na zaga. Um minuto depois, Willian quase deixou Drogba na cara do gol, com toque de classe, mas mais uma vez a zaga desviou no último instante, cortando antes que Drogba recebesse.

Os visitantes conseguiram chutar ao gol apenas aos 19 minutos, quando Sam recebeu na entrada da área e bateu de frente, mas a bola foi nas mãos de Courtois, que segurou firme. Um minuto depois, foi a vez de Draxler tentar, também de fora da área, mas a bola do meia-atacante subiu muito e passou longe do gol. O Schalke parecia ter acordado no jogo – com o Chelsea diminuindo o ritmo e aos 25, Boateng recebeu na entrada da área e chutou de primeira, mas a bola explodiu na defesa.

Aos 30, o Schalke teve bom contra-ataque rápido com Huntelaar, mas por duas vezes a defesa do Chelsea bloqueou os tiros do time alemão, que crescia pouco a pouco no jogo, enquanto o Chelsea tocava a bola de um lado para o outro, sem o ímpeto do começo do jogo. Aos 31, em lançamento de Filipe Luís, o Chelsea finalmente ameaçou de novo. O lateral brasileiro cruzou do meio da rua, sob medida para Drogba, que cabeceou firme, mas Fährmann fez a defesa com segurança. O lateral repetiu a qualidade no cruzamento dois minutos depois, mas mais uma vez o preciso lançamento de Luís não foi aproveitado devidamente pelo ataque.

Aos 37, o Chelsea perdeu chance incrível com Fàbregas. O espanhol recebeu desmarcado no meio da área após cruzamento perfeito de Ivanovic, mas a bola subiu demais, levando José Mourinho a por as mãos na cabeça. Aos 38, Boateng quase empatou a partida. Em mais um tiro de longa distância do Schalke, Kevin-Prince encheu o pé e exigiu excelente defesa de Courtois. Aos 45, o Schalke teve a sua melhor chance do primeiro com o talentoso Julian Draxler, que driblou a zaga do Chelsea e chutou na saída de Courtois, mas a bola passou raspando a trave dos Blues.

Após empate do Schalke, Mourinho coloca time para cima, mas não acha o gol

A primeira boa chance do segundo tempo foi dos donos da casa, quando Hazard recebeu lançamento de Matic e avançou. O belga parece ter ficado na dúvida entre chutar e passar e demorou em se decidir. Por fim, passou para Willian, que foi até a linha de fundo e cruzou, mas Drogba não conseguiu aproveitar o cruzamento rasteiro do brasileiro. Aos 53, em boa troca de passes entre Hazard e Drogba no contra-ataque, o time quase chegou ao segundo, mas o chute do belga subiu um pouco mais do que ele gostaria e se perdeu.

O Schalke chegou pela primeira vez aos 55, quando mais uma vez Kevin-Prince Boateng tentou de fora da área, de muito longe, mas Courtois fez a defesa tranquilamente. Aos 60, Drogba quase balançou as redes novamente pelo Chelsea. Em lançamento magistral de Hazard da intermediária, Drogba correu e avançou na área, antes de bater cruzado, mas a bola do marfinense passou tirando tinta da trave de Fährmann.

E se quem não faz toma, o Chelsea pagou o preço pelas muitas chances desperdiçadas, quando o Schalke tomou a bola e partiu em rápido contra-ataque. Ninguém parou Huntelaar, que recebeu de Draxler, e o atacante avançou até a área, empatando a partida aos 62.

O Schalke passou a crescer no jogo e acreditar na vitória e partiu para cima do Chelsea. Aos 70, Draxler exigiu mais uma boa defesa de Courtois quando recebeu pela meia e avançando, chutou firme, para o goleiro belga tirar para o lado. Na sequência da falta, Willian cometeu falta rente à área do Chelsea, mas na cobrança a zaga conseguiu afastar.

Percebendo o bom momento do time alemão, Mourinho não quis dar sopa para o azar, e mudou o esquema para 4-4-2, colocando Remy e Costa e foi o francês que perdeu chance incrível aos 76. Em cobrança de falta, o goleiro Fährmann fez a defesa, mas a bola sobrou para o atacante completamente desmarcado dentro da área. O chute de Remy tinha endereço, mas a zaga do Schalke tirou quase debaixo do travessão.

Aos 82, o Chelsea perdeu mais uma chance, dessa vez com Hazard. O belga recebeu rebote do cruzamento de Luís, bateu de primeira, mas a bola mais uma vez subiu muito e o Chelsea continuava a amargar o empate em partida que tinha completamente dominada. O Chelsea seguiu desperdiçando chances até o fim da partida e foi penalizado com o resultado ruim, contra um adversário desfalcado e sem muitas ambições antes do jogo.

Ficha Técnica

Chelsea (4-3-3): Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry, Filipe Luis; Matic, Fàbregas, Ramires (Oscar, 67); Willian (Remy, 74), Hazard, Drogba (Diego Costa, 74).

Substituições não usadas: Cech, Zouma, Azpilicueta, Mikel.

Técnico: José Mourinho

Schalke 04 (4-2-3-1): Fährmann; Höger, Ayhan, Neustädter, Fuchs; Boateng, Aogo; Sam (Barnetta, 78), Meyer (Choupo-Moting, 74), Draxler (Obasi, 86); Huntelaar.

Substituições não usadas: Wetklo, Friedrich, Clemens, Avdijaj.

Técnico: Jens Keller

Gols: Schalke: Hiuntelaar (62); Chelsea: Fàbregas (11),

Cartões amarelos: Chelsea: Terry (59), Willian (71); Schalke: Huntelaar (11), Boateng (26).

Árbitro: Ivan Bebek (Croácia)

Estádio: Stamford Bridge

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.