(ATUALIZADO)Preview: Bayern de Munique x Chelsea

Chelsea pode pintar Allianz Arena, casa do rival de sábado, de azul

ESCALAÇÕES CONFIRMADAS

Bayern de MuniqueNeuer; Lahm, Tymoshchuk, Boateng e Contento; Schweinsteiger, Kross, Robben, Müller e Ribery; Gomez

ChelseaCech; Bosingwa, Luiz, Cahill e Cole; Mikel, Lampard, Kalou, Mata e Bertrand; Drogba

Neste sábado, rola a bola para a partida mais importante da história do Chelsea Football Club. Às 15:30h do Horário de Brasília, os Blues enfrentam o Bayern de Munique em plena Allianz Arena, na final da UEFA Champions League. É provavelmente a única chance da geração vitoriosa marcada por jogadores como Drogba, Lampard e Terry levantar o único troféu que resta em sua passagem pelo Chelsea.

Com 4 desfalques para o lado azul e 3 desfalques para o lado vermelho, a final será marcada por times mudados. A Rede Globo, a ESPN HD, a ESPN e outros canais da TV aberta e fechada transmitem a partida ao vivo. É a chance dos Blues coroarem a incrível reação do time desde a efetivação de Roberto Di Matteo no cargo de treinador. Além de fortíssimos Tottenham, Napoli e Liverpool, o Chelsea do italiano eliminou o Barcelona, considerado melhor time do mundo.

Gary Cahill e David Luiz treinam e devem jogar. Malouda é dúvida.

A boa notícia veio durante a semana, quando Di Matteo viu sua dupla de zaga disponível para a final retornar aos treinamentos. Sem Ivanovic e o capitão Terry, suspensos, David Luiz e Gary Cahill devem formar a dupla de zaga titular, que contará com os laterais José Bosingwa e Ashley Cole.

No lugar de Raul Meireles, o italiano deve apostar em um time um pouco mais ofensivo do que aquele que entrou em campo contra o Barcelona, promovendo a volta de Salomon Kalou e talvez, do sistema 4-2-3-1. Quem pode re-aparecer também é Michael Essien, que pode ajudar a repor a saída de Ramires, também suspenso.

Florent Malouda, um eventual substituto para as beiradas do 4-2-3-1, se lesionou na última partida do time na Premier League, contra o Blackburn, e tem chances de ficar fora até mesmo do banco para a final. Com isso, quem ganha espaço e pode possivelmente ser utilizado no decorrer da partida é o jovem Daniel Sturridge.

Bayern tem dificuldades para repor desfalques na zaga

Assim como o Chelsea, o Bayern de Munique tem dificuldades para repor suas perdas defensivas. Sem Badstuber, quem deve aparecer na zaga é Van Buyten, que há meses não entra nos gramados por lesão. Rafinha deve aparecer no lugar do suspenso Alaba. Boateng é outra opção.

A perda do brasileiro Luiz Gustavo parece ser a menos sentida. Kross será recuado para jogar de volante e o jovem Thomas Müller, chuteira de ouro da última Copa do Mundo, deve ser titular no quarteto ofensivo que também é formado por Frank Ribery, o vice artilheiro da competição Mario Gomez e o ex-Chelsea Arjen Robben.

Fernando Torres e Didier Drogba juntos?

Seja durante a partida ou mesmo começando como titular, Di Matteo já sinalizou em entrevistas e no segundo tempo da partida contra o Blackburn, que os dois centro-avantes tem grande chance de atuarem juntos em algum momento da partida.

A parceria ainda não deu certo nos Blues, desde que Torres chegou ao clube, em Janeiro de 2011. Mas com a mudança de estilo do espanhol, que tem saído mais da área e distribuiu 17 assistências ao longo da temporada, ela tem tudo para dar certo no momento onde mais será necessária.

Desempenhos distintos em finais de Copas

Se na final da Copa da Inglaterra, o Chelsea bateu o Liverpool por 2×1 e comemorou seu sétimo título na competição, o Bayern de Munique não pode falar o mesmo de sua situação.

Na final da Copa da Alemanha, o time enfrentou o atual bicampeão alemão, Borussia, e levou uma sonora goleada por 5×2, ficando com mais um vice na temporada. De “negativo”, o belíssimo gol marcado por Frank Ribery, que perdeu por suspensão a final de 2010 e irá a campo neste sábado.

Vice campeões recentes de volta a final

Os dois lados perderam recentemente uma final de UEFA Champions League. O Chelsea, em 2008, foi superado nos pênaltis pelo Manchester United. Já o Bayern, em 2010, caiu por 2×0 para a Internazionale de José Mourinho e Diego Millito.

Do time vice campeão em 2008, o Chelsea terá em campo Petr Cech, Ashley Cole, Michael Essien, Frank Lampard, Salomon Kalou, Florent Malouda e Didier Drogba, além de Nicolas Anelka, que jogou a fase de grupos e se transferiu em meados da temporada. Quem era reserva naquela ocasião e hoje é titular é o volante John Obi Mikel. Dos suspensos, apenas John Terry esteve em campo naquela ocasião.

Do lado do Bayern, vice em 2010, Lahm, Schweinsteiger, Müller, Olic, Van Buyten e Mario Gomez estarão em campo pela segunda vez. O goleiro reserva Butt também esteve na outra ocasião, só que como titular. Badstuber, que jogou em 2010, está fora por suspensão; Ribery faz o caminho inverso: ficou fora da final anterior após agressão na fase de grupos e agora jogará a grande final de 2010.

A Última Chance

Didier Drogba, Frank Lampard e John Terry marcaram o clube com grandes conquistas. Eles conquistaram o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa e a Supercopa da Inglaterra com a camisa azul. Para fechar uma carreira gloriosa, o título da Liga dos Campeões é o único que resta.

Por curiosidade, Didier Drogba marcou gols de título em todas as competições ditas acima. O camisa 11 será titular mais uma vez. Em 2008, ele foi expulso e teve de deixar o campo. É a grande chance de sua carreira.

Pênaltis?

Caso a partida avance mais uma vez para uma disputa de pênaltis, todo o cuidado é necessário com o goleiraço Neuer, do Bayern de Munique. Ele quem garantiu o time na final após defender cobranças de Cristiano Ronaldo e Kaká nas semi-finais, contra o Real Madrid.

Petr Cech também já defendeu pênalti de Ronaldo, na final de 2008. No entanto, perdas de Terry e Anelka, que não estarão em campo, fizeram o título escapar. Dos cobradores de 2008, Frank Lampard, Michael Essien, Ashley Cole e Salomon Kalou estarão em campo.

Didier Drogba, que foi expulso na ocasião, é outro candidato a cobrar. Na atual temporada, David Luiz e Florent Malouda também já cobraram pênaltis, e não titubearam. Juan Mata, que chegou a ser cobrador oficial do time, converteu algumas oportunidades, mas suas duas últimas, ambas em partidas da FA Cup contra o Birmingham, foram desperdiçadas.

No lado do Bayern, gente como Mario Gomez, Frank Ribery, Lahm, Kross e Schweinsteiger deve bater. Arjen Robben não deverá ser escolhido nos 5 iniciais. Ele tem perdido pênaltis com o Bayern, apesar de marcar contra o Real Madrid. Pelo próprio Chelsea, ele desperdiçou uma cobrança na semi-final da Champions de 06/07, contra o Liverpool.

Garotada no banco

Com muitos problemas de desfalques, jovens devem aparecer no banco de reservas do Chelsea. Jogadores como Sam Hutchinson, Ryan Bertrand e Oriol Romeu devem ficar como opções de Roberto Di Matteo. Outro que pode pintar é Romelu Lukaku, que atuou muito bem na partida contra o Blackburn.

Como suplentes, o goleiro Ross Turnbull, o lateral Paulo Ferreira (no banco também em 2008), Florent Malouda (caso se recupere), Daniel Sturridge e Fernando Torres devem aparecer.

Três classificações em jogo

A partida de sábado é ainda mais importante para o Chelsea por um motivo: o time ficou fora da zona de classificação para a próxima UEFA Champions League, após terminar a Premier League apenas em 6º. Com isso, o time se vê obrigado a conquistar o título para voltar a competição na próxima temporada – assim, o rival Tottenham perderia a vaga de 4º colocado, mais um motivo para ganhar.

Outras duas competições que os Blues podem disputar, caso sejam campeões. é o Mundial Interclubes, inédito na história do clube, e a Supercopa Européia, já vencida pelo Chelsea em 1998, quando o time bateu o Real Madrid por 1×0.

Na Memória

O último título europeu do Chelsea foi conquistado justamente sobre um time alemão. Em jogo único disputado na Suécia, os Blues ainda tinham Roberto Di Matteo como jogador, titular de seu meio campo. O italiano foi titular durante os 90 minutos.

Mas outro italiano quem decidiu a partida. Gianfranco Zola, que tinha acabado de entrar no lugar de André Flo, recebeu passe espetacular do capitão Dennis Wise e fez o gol da vitória aos 71: 1×0. Eddie Newton, que hoje é auxiliar técnico de Roberto Di Matteo, entrou no decorrer da partida na vaga de Poyet.

O Chelsea, do jogador-treinador também italiano Gianluca Vialli, entrou em campo com: Ed de Goey; Petrescu, Clarke, Leboeuf, Duberry e Granville; Wise, Di Matteo e Poyet (Newton); Flo (Zola) e Vialli

Com essa vitória, o Chelsea ganhou o direito de disputar a Supercopa Européia, vencida no mesmo ano sobre o poderoso Real Madrid, também com gol de Zola. O outro título europeu dos Blues foi em 1971, mais uma vez contra o Real: em duas partidas disputadas na Grécia, o 1×1 com gol de Osgood levou o jogo para o replay, vencido pelos Blues com mais um gol de Osgood e outro de Dempsey.

O Último Jogo

A última vez que as duas equipes se encontraram em uma Champions League foi em 2005, nas quartas de final da competição. O Chelsea venceu em Stamford Bridge por 4×2, com gols de Lúcio (contra), Lampard (duas vezes) e Drogba. Schweinsteiger e o futuro jogador do Chelsea, Michael Ballack, diminuíram.

Em Munique, derrota por 3×2 dos Blues, mas classificação garantida com novos gols de Lampard e Drogba. O Chelsea de José Mourinho, que venceu a partida na Inglaterra, entrou em campo com: Cech; Johnson (Huth), Carvalho, Terry e Cole (Tiago); Gallas, Makelele e Lampard; Duff, Drogba (Forssel) e Gudjohnsen

Terry em campo para erguer a taça

Mesmo suspenso, o capitão John Terry poderá entrar em campo para erguer a taça. A UEFA já concedeu a permissão ao jogador, que deve repetir o ritual de levantá-la junto com Frank Lampard, que será o capitão na final. O vice-capitão será Didier Drogba, e a terceira opção para a braçadeira, seguindo as determinações cumpridas ao longo da temporada, será Petr Cech.

Transmissão

Chelsea e Bayern se enfrentam na Allianz Arena neste sábado, dia 19/05, às 15:30h no Horário de Brasília

Tempo Real: @ChelseaNewsBr

TV: ESPN, ESPN HD, Rede Globo,  e outros canais da TV Aberta e Fechada transmitirão ao vivo

Streaming: AtdhNet.tv ou Rojadirecta.me

Boa sorte, Chelsea Football Club! Sempre estaremos com você.

Rodrigo Q