Prévia Tática: Chelsea x Atlético de Madrid

No Vicente Calderón, a equipe da casa parou na defesa do Chelsea (Foto: Getty Images)
No Vicente Calderón, a equipe da casa parou na defesa do Chelsea (Foto: Getty Images)

Na semana passada, o Chelsea enfrentou a sensação da temporada europeia, o Atlético de Madrid, no estádio Vicente Calderón, e acabou por dar mais uma demonstração do polêmico ‘ônibus azul’. Os Blues seguraram um empate sem gols contra o Atleti, e decidem hoje em Stamford Bridge quem avançará para a final da UEFA Champions League.

Ambas as equipes devem ter propostas de jogo parecidas, porém o padrão tático da partida passa a ser outro. O esquadrão de José Mourinho, que se preocupou em sair do Calderón sem ter as redes balançadas, vive agora um dilema. Deve sair e buscar o gol da vitória, mas sem se expor demais e acabar tendo uma bola dentro da meta do goleiro Schwarzer. A mesma situação se dá ao time de Diego Simeone, que não deve avançar muito sua equipe visando não ceder espaço aos Blues.

O clima que ronda a partida tem a marca registrada de Mourinho, principalmente com as dificuldades que o mesmo já enfrenta antes do apito inicial, e por saber antecipadamente que enfrentará seu ex-clube – o Real Madrid – caso avance para a final em Lisboa.

Esquema desfalcado

Durante toda esta temporada, Mou escalou seu time com um 4-2-3-1 rápido, incisivo e vertical, quando a intenção era marcar gols. Para a partida de hoje contra o Atlético, o comandante azul não conta com Cech, Lampard e Mikel, e ainda há a dúvida sobre as presenças de Terry, Hazard e Eto’o, que treinaram com a equipe e devem estar a disposição do treinador. Por tal, Mourinho deve mandar a campo: Schwarzer; Azpilicueta, Ivanovic, Cahill, Cole ou Terry; Luiz, Ramires; Willian, Oscar, Schürrle ou Hazard e Torres ou Ba.

É um time mais aberto que o último, disposto a dar as cartas dentro de casa. E, se contar com a intensa movimentação dos meias e com a transição defesa-ataque, o Chelsea tem boas chances de sair de Stamford Bridge com rumo certo à Lisboa.

Ônibus Colchonero sem motorista

Caracterizado pela disposição física e tática de seus comandados, Simeone deve vir preparado para jogar no erro da equipe londrina. O técnico não poderá contar com o capitão Gabi, bom nas bolas paradas e no início dos ataques do time espanhol. Em Madrid, ‘El Cholo’ também usou do 4-2-3-1, com Diego Ribas, ex-Santos, como meia central. Koke e Raul Garcia atuaram pelos flancos, e o segundo, pela diagonal, recebeu um grande número de bolas aéreas, que acabaram por oferecer pouco perigo para o gol de Cech, posteriormente defendido por Schwarzer.

Pela importância da partida e também pelo ótimo retrospecto que Mourinho tem em seus domínios, Simeone deve recuar suas avançadas linhas do primeiro jogo, mesmo tendo Arda Turan recuperado de lesão. Cholo deve mandar ao gramado de Stamford: Courtois; Juanfran, Miranda, Godin, Filipe Luis; Tiago, Suarez; Turan, Garcia, Koke e Diego Costa

Devido a propostas parecidas, a previsão é de mais um jogo de xadrez entre Mourinho e Simeone. No entanto, a torcida é de que o comandante português, com suas boas peças, consiga falar primeiro: check-mate!

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.