Pelo título antecipado, Chelsea vai a West Bromwich em busca da vitória

Apenas três pontos separam o Chelsea do título da Premier League. E estes podem cair por terra já nesta sexta-feira (12), quando os Blues enfrentam o West Bromwich pela 37ª rodada do Campeonato Inglês. O confronto, que acontecerá no The Hawthorns – casa do Albion – tem início programado para as 16 horas, e será transmitida pela ESPN Brasil. Você também pode acompanhar minuto a minuto da partida através do Twitter, pelo @ChelseaBrasil.

Um passo para o título

A essa altura, erguer novamente a taça da Premier League é apenas uma questão de tempo para o Chelsea. A frente do segundo colocado Tottenham por sete pontos, a vitória diante do Albion ainda não esta garantida, mas Antonio Conte e seus comandados, embalados pela sequência de vitórias engrenada nas ultimas partidas, prometem dar fim a espera pela conquista antes do fim da rodada.

Para isso, o técnico italiano volta a ter a sua disposição o volante N’Golo Kanté. Titular dos Blues e eleito o melhor jogador da temporada inglesa pela Football Writers’ Association, o jogador havia ficado de fora da partida contra o Middlesbrough na última segunda-feira, com uma lesão na coxa. A medida foi tomada apenas  para evitar que a situação se agravasse e, dessa forma, o camisa 7 estará liberado para o confronto desta sexta.

Sem outros atletas lesionados ou suspensos, os Blues viajaram com o elenco completo e mandam a campo força máxima para garantir os três pontos mais importantes da temporada. No mais, a única ‘novidade’ da equipe londrina pode ser a permanência de Cesc Fàbregas –  eleito o melhor em campo na partida contra o Middlesbrough -, como titular, mas ainda sem definir quem sai para que o meia jogue.

Abatido, West Brom tenta voltar a respirar na reta final

A temporada do Albion, especialmente ao longo da Premier League, pode ser resumida em um grande ‘tanto faz’. Atualmente na oitava posição, a equipe da cidade de West Brom já não tem mais chances de avançar na tabela – o sétimo colocado, Everton, soma 13 pontos a mais -, mas também não corre o risco de cair muitas posições com uma derrota.

Os resultados negativos, aliás, tem sido rotina na vida da equipe dos Baggies, que não vencem uma partida desde 18 de março, quando bateram o Arsenal por 3 a 1 no Hawthorns – desde então, foram conquistadas quatro derrotas e apenas dois empates na competição. Mesmo que seja difícil acreditar em uma vitória diante do mais que favorito ao título, Chelsea, armas não faltarão para que o Albion tente atrapalhar a vida dos londrinos.

O zagueiro Jonny Evans, que estava afastado com uma lesão no tornozelo do confronto diante do Burnley, volta para reforçar o time da casa, assim como Hal Robson-Kanu, que também volta de recuperação. Matt Phillips, no entanto, segue tratando um problema muscular, e fica de fora da equipe por mais uma semana.

Prováveis Escalações

West Bromwich (4-1-4-1): Foster; Dawson, McAuley, Evans, Wilson; Fletcher; Brunt, Livermore, Field, McClean; Rondon.

Chelsea (3-4-3): Courtois; Azpilicueta, David Luiz, Cahill; Victor Moses, Kante, Matic, Alonso; Pedro, Hazard, Costa.

Entrevistas Pré-Jogo

Tony Pulis (West Brom)

Sem poupar elogios a Conte, Pulis afirmou que o West Brom não se renderá com facilidade ao primeiro colocado da Premier League (Foto: West Bromwich Albion FC)

Durante a coletiva que antecede a partida, Tony Pulis foi claro ao afirmar que o West Brom não facilitará para o Chelsea apesar das circunstâncias que envolvem as duas equipes no Campeonato Inglês. O gales declarou que ele e seus comandados farão o possível para ter uma boa atuação diante dos Blues, e que não pretende deixar que o confronto caia num tom festivo, mas sim competitivo, como sempre deve ser. Ainda assim, não poupou elogios a Antonio Conte e seus comandados pelo trabalho que vem realizando na temporada.

“Nós daremos o nosso melhor. Ainda precisamos somar pontos para nos manter na oitava posição, então ainda temos muito o que jogar” – afirmou o treinador, que ainda tem pela frente três jogos (um deles, uma partida atrasada) até o fim da temporada.

“Vocês tem que dar muito crédito a Antonio Conte e seus jogadores por terem a chance de conquistar o double [os títulos da FA Cup e da Premier League em uma mesma temporada]. Eles merecem estar onde estão. […] Eles tem sido a equipe mais consistente da liga no ano, e vão chegar à nossa casa com grandes chances de conquistar o título aqui mesmo.”

Antonio Conte (Chelsea)

Animado com a possibilidade de conquistar o título de maneira antecipada, Conte desviou ao máximo de especulações referentes a sua saída, mantendo o foco na importância da vitória (Foto: Chelsea FC)

Com as duas mãos na taça, foi difícil para Antonio Conte prender o foco da imprensa presente em sua coletiva apenas na partida contra o West Brom. Muitos repórteres especularam uma possível saída do italiano ao fim da temporada, que deixou subentendido não ser verdadeira.

“Eu tenho contrato com o Chelsea por mais dois anos. É claro que, quando você começa a trabalhar em um novo clube, você imagina ter uma continuidade em seu trabalho para se superar cada vez mais, e com certeza esse é meu objetivo” – declarou o treinador.

“Mas agora, o mais importante é alcançar o nosso objetivo. Para chegar a esse momento, com a oportunidade que temos agora [de conquistar o título diante do West Brom] , tivemos de trabalhar muito duro ao longo de toda a temporada, e agora é importante estarmos prontos para dar esse passo e finalmente podermos comemorar juntos.”

Fique de Olho

Darren Fletcher

Eleito como o melhor jogador da temporada pela torcida, Fletcher desempenha um papel mais que importante no meio de campo do West Brom (Foto: West Bromwich Albion FC)

Na melhor campanha do West Brom desde o início da era Premier League, Fletcher tem sido a verdadeira máquina que leva o meio de campo do West Brom a funcionar, especialmente como marcador. Com 33 anos, o ex jogador do United também faz um grande trabalho de troca de passes, tanto longos quanto curtos, o que da movimentação a equipe do Albion. Diante de um adversário difícil de encarar, sua capacidade de transitar bem entre ataque e defesa será essencial aos donos da casa, o que pode torná-lo o principal homem do jogo dentre os comandados de Tony Pulis.

Histórico Recente

No último confronto entre as duas equipes, Diego Costa foi autor do gol que deu ao Chelsea a vitória em Stamford Bridge (Foto: Chelsea FC)

Desde a derrota para o Manchester United, ainda na 33ª rodada, o Chelsea não perdeu mais um ponto se quer na competição e, de quebra, ainda chegou a final da FA Cup – que será disputada no dia 27 de maio, contra o Arsenal. Para completar, o West Bromwich vive situação completamente oposta, vindo de uma série sem resultados positivos desde março.

No último encontro entre as duas equipes, em 11 de dezembro do último ano, os Blues saíram vitoriosos diante de sua torcida em Londres. Com um único gol, de Diego Costa, o Chelsea conquistou os três pontos em disputa, quando já brigava pelas primeiras posições da tabela.

Curiosidades

  • Se vencer, o Chelsea chegará a 42 pontos conquistados fora de casa na temporada na temporada, chegando ao recorde do Manchester United em 2012;
  • Nenhum dos últimos 21 encontros entre as duas equipes pelo Campeonato Inglês terminou sem gols;
  • Conte pode se tornar, nessa sexta-feira, o quarto técnico italiano a conquistar um título da Premier League;
  • O West Brom venceu três dos últimos cinco jogos contra o Chelsea pela Premier League no Hawthorns;
  • Diego Costa marcou em três das últimas cinco partidas em que esteve presente contra o West Brom pela Premier League.
Gabriela Bustamante

Estudante de jornalismo, 20 anos, apaixonada pelo Chelsea. A mulher que chora quando pensa naquele Barcelona 2x2 Chelsea no Camp Nou, em 2012.