Pela FA Cup, Chelsea recebe o Tottenham para garantir vaga na final

Neste sábado (22/04), às 13:15 (horário de Brasília), o Chelsea tem a oportunidade de enfrentar o ríval, Tottenham Hotspur, na semi-final da FA Cup. A partida acontecerá em Wembley e o time comandado pelo técnico Antonio Conte busca um resultado positivo no derby londrino, depois de perder na última rodada da Premier League e deixar os Spurs se aproximarem. A ESPN transmitirá o jogo ao vivo e o Twitter @chelseabrasil acompanhará todos os lances.

 Chance de retomar o caminho das vitórias em decisão contra rival

O peso da partida não será apenas por se tratar de um clássico londrino e semi-final de um dos campeonatos mais importantes da Inglaterra. A última rodada da Premier League não favoreceu os Blues no campeonato, com o próprio Tottenham ganhando pontos importantes e se aproximando do líder.

Nas quartas de final, o Chelsea eliminou o Manchester United, vencendo a partida por 1 a 0. O momento atual é diferente, para todos os times aqui mencionados. Nas últimas cinco partidas da Premier League, três vitórias e duas derrotas. Mas este campeonato exige força total em jogos decisivos, assim como no confronto de sábado, o time precisa se empenhar para vencer, a maneira de jogar e sequência de vitórias que encantou não apenas os torcedores, mas também, fãs de futebol, deve ser mantida por Conte. O ataque azul, eficiente e veloz, pode surpreender o sistema defensivo dos Spurs, por sua vez, a última linha do Chelsea deve se manter sólida, forte e atenta ao estilo de jogo do adversário.

Tottenham no caminho do Chelsea nos dois campeonatos

Os Spurs vêm em uma crescente. Pelas quartas de final, enfrentou o Millwall e atropelou por 6 a 0. Nas últimas cinco rodadas da Premier League, venceram todas as partidas, sendo duas delas por goleada. O time rápido e dinâmico comandado pelo técnico Mauricio Pochettino apresenta um bom futebol e jogará com o que tem de melhor na busca da vitória.

Jogadas que partiram do campo do Tottenham, com roubadas de bola, passes precisos, triangulações, cruzamentos e finalizações certeiras caracterizaram a partida contra o Millwall, e o estilo de jogo ágil e de muita técnica foi demonstrado por jogadores como: Son Heung-min (hat-trick) ,Christian Eriksen, Delle Ali,  Moussa Sissoko e Harry Kane.

Prováveis Escalações

Chelsea (3-4-3): Begovic; Gary Cahill, David Luiz e César Azpilicueta; Marcos Alonso, Nemanja Matic, N’Golo Kanté e Victor Moses; Eden Hazard, Pedro e Diego Costa.

Tottenham Hotspur (4-5-1): Lloris, Walker, Alderweireld, Vertonghen, Davies, Dier, Dembele, Eriksen, Alli, Son, Kane.

Entrevistas Pré-Jogo

Antonio Conte (Chelsea)

Antonio Conte passando instruções aos jogadores do Chelsea (Foto: Reuters)

Conte elogiou pontos positivos do Tottenham e apresentou a dificuldade da partida:

“Não será fácil porque Tottenham agora é o melhor time”.

“Eles estão em ótima forma e eles têm muito entusiasmo porque estão sentindo a possibilidade de escrever história”.

Mauricio Pochettino (Tottenham Hotspur)

Pochettino em uma partida do Tottenham Hotspur (Foto: Getty Images)

O técnico elogiou o Chelsea e afirmou que os Blues são favoritos, antes da partida decisiva:

“Se existe um favorito, é o Chelsea”

“Eles estão no topo da Premier League, com jogadores experientes e o técnico que têm”.

“Nós estamos falando de um time que nos últimos cinco anos venceu competições europeias, Copas do Mundo e um técnico que venceu o título na Itália. Eles são mais experientes. Mas nós estamos em um momento bom, também. Nós estamos famintos e desafiar este time é importante para o Tottenham. Nós veremos mas é importante aproveitar o jogo. Nós devemos sentir alegria. É uma competição muito importante e nós estamos lutando com o melhor time na Inglaterra”.

Fique de olho

Kane comemora gol contra o Arsenal (Foto: Getty Images)

O camisa 10, artilheiro e atacante do Tottenham Hotspur, Harry Kane, deve ser observado, vigiado e marcado de perto pelos zagueiros do Chelsea. O jogador chuta com força e precisão, tem ótimo posicionamento e pode definir uma partida com apenas uma oportunidade. O inglês coleciona gols importantes pelo clube e junto com seus companheiros de equipe, podem causar problemas para o sistema defensivo dos Blues.

Histórico Recente

Hazard em comemoração de gol que tirou o título dos Spurs e sagrou o Leicester campeão (Foto: BEN STANSALL / AFP)

Desde 2000, 44 partidas foram disputadas entre as duas equipes, e o retrospecto do Chelsea é favorável, venceu 24, empatou 13 e perdeu sete jogos. A última partida, válida pela Premier League, foi vencida pelo Tottenham. O confronto recente mais marcante foi o empate de 2 a 2, partida que Hazard marcou o último gol e tirou as possibilidades de título do rival em 2015/16.

 Curiosidades

  • O primeiro confronto foi vencido pelo Chelsea, em 1909, por 2 a 1;
  • Roman Abramovich esteve decidido, por muito tempo, de comprar o Tottenham, mudou de ideia quando passou, de helicóptero pelo estadio do Chelsea e ficou maravilhado;
  • Na ultima temporada, apesar de campanha abaixo da expectativa, os Blues foram os responsáveis por acabar com as chances de titulo do rival.
  • Os duelos formam uma das maiores rivalidades de Londres e da Inglaterra.

Saiba mais: Especial: A história de Chelsea x Tottenham

Thiago D'Almeida