Na volta da Premier League, Chelsea encara o Newcastle para se manter entre os primeiros

Após jogos pelas Copas (da Inglaterra e da Liga Inglesa), o Chelsea volta a focar na Premier League. Buscando subir na tabela, os Blues têm como adversário nesse final de semana o Newcastle, em jogo a ser realizado no Stamford Bridge.  Não deixe de conferir as melhores casas de apostas de 2019.

A ESPN Brasil transmite o duelo nesse sábado (12), às 15h30 (horário de Brasília) e você também pode acompanhar tudo em tempo real no Twitter, pelo @ChelseaFC_PT.

Titulares em campo

Na 4ª colocação da Premier League e quatro pontos do Tottenham, 3º na tabela, o Chelsea não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória. O empate contra o Southampton na última rodada frustrou o torcedor londrino que esperava os três pontos para seguir na cola dos Spurs. Como nossos vizinhos de Londres têm o embalado Manchester United pela frente nessa rodada, é grande a possibilidade de, em caso de vitória do Chelsea, as equipes voltem a se reaproximar no campeonato.

Equipe titular volta a campo nesse sábado (Divulgação)

Para que essa diferença diminua, os titulares devem voltar a campo. Se contra Nottingham Forest (pela Copa da Inglaterra) e Tottenham (pela Copa da Liga Inglesa), o técnico Maurizio Sarri ‘rodou’ a equipe, agora contra o Newcastle pela Premier League, o italiano não deve repetir a fórmula.

David Luiz, que folgou contra os Spurs, volta contra os Magpies. O brasileiro volta a formar dupla com o alemão Rudiger. O mesmo acontece com Kovacic, que entra na vaga de Barkley. Sem um centroavante que convença Sarri, Hazard terá, mais uma vez, que ser o ‘falso 9’, se desdobrando e brigando por um espaço contra os zagueiros adversários.

Dúvida só no ataque

Willian não vem, mas permanência foi bancada por Sarri – (Foto: Chelsea FC)

Sem brilhar nessa temporada, o brasileiro Willian deve começar a partida no banco. No entanto, isso pode mudar. O camisa 22 foi envolvido em uma possível negociação com o Barcelona nessa semana. Segundo a imprensa internacional, no negócio, o clube catalão adquiria o brasileiro, pagaria uma quantia em dinheiro e ainda envolveria na negociação o jovem Malcom. A transação não andou e foi rejeitada publicamente por Maurizio Sarri, que rejeitou qualquer negócio envolvendo Willian.

A moral dada pelo italiano ao ponta-direita do Chelsea pode fazer com que o brasileiro barre a ascensão de Hudson-Odoi e o retorno de lesão de Pedro. A dúvida só será tirada momentos antes da partida.

Já quanto aos desfalques, Morata e Loftus-Cheek não devem ser relacionados para o jogo. Entre os dois, Morata é quem tem mais chances de aparecer no banco de reservas do Stamford Bridge.

Newcastle busca fugir do rebaixamento

Eliminado ainda na fase de 32 avos para o Nottingham Forest na Copa da Liga Inglesa, o Newcastle descansou e teve a semana livre para treinar. A última partida dos Magpies foi sábado passado (05) contra o Nottingham Forest, pela Copa da Inglaterra. O resultado, porém, não foi positivo. O time empatou em 1 a 1 e terá que fazer o ‘replay’, agora na casa do Nottingham Forest.

Pela Premier League, o Newcastle está na 15ª colocação, a apenas dois pontos do Southampton, primeiro time da zona de rebaixamento. Na rodada passada, os Magpies perderam em casa para o Manchester United por 2 a 0. Além da derrota para os Red Devils, o Newcastle não sabe o que é vitória em 2019. A última vez que o time do norte da Inglaterra saiu de campo vitorioso foi no dia 15 de dezembro do ano passado, quando bateu o Huddersfield por 1 a 0, fora de casa.

Além do mau desempenho nas últimas partidas, o técnico Rafa Benitez terá também problemas para montar a equipe. O zagueiro Federico Fernandez e os meio-campistas Diamé e Shelvey são dúvidas para o jogo por questões físicas. Muto e Ki estão com a seleção do Japão na Copa da Ásia. Já Kenedy não pode entrar em campo por questões contratuais. O jovem brasileiro ainda pertence ao Chelsea.

Entrevistas Pré-Jogo

Maurizio Sarri (Chelsea):

Sarri quer que time faça gol nos primeiros 30 minutos (Foto: Chelsea FC).

Sarri mostrou sua preocupação com a falta de gols do Chelsea nos últimos jogos.

“Nós precisamos marcar. Precisamos resolver esse problema. Na última partida jogamos muito bem, com intensidade e com uma ótima performance ofensiva e defensiva, e com um ótimo desempenho do ponto de vista físico – o melhor da temporada – mas não conseguimos marcar. Temos que trabalhar e tentar resolvê-lo o mais rápido possível. Espero marcar nos primeiros 30 minutos”

“Se o gol não sair, temos que ser paciente. Atacar mais pelos lados e melhorar principalmente nos últimos 20, 25 metros do campo ofensivo.”

Rafa Benitez (Newcastle):

Rafa pede confiança à sua equipe (Foto: Getty Images)

Benitez falou sobre a situação do clube e o desafio de enfrentar o Chelsea fora de casa.

“Eles ficam desapontados quando você perde e não arrisca, mas depois disso, temos que limpar a cabeça e começar a pensar no próximo jogo. Em janeiro do ano passado, estávamos em uma posição difícil, mas começamos a vencer e terminamos em décimo.”

“Ficamos próximos da vitória no nosso último jogo aqui (em agosto, no St. James Park). As pessoas falavam sobre táticas, mas estavam certas até o final. Temos que ter certeza de que ficaremos no jogo e se eles cometerem erros, temos que puni-los.

“Os fãs, a comissão técnica e todos aqui, temos que continuar apoiando os jogadores. Eles se importam, trabalham duro, lutam. Às vezes, você tem um momento ruim, mas o próximo jogo é outra oportunidade e temos que estar prontos para isso.”

Prováveis escalações

Chelsea (4-3-3): Kepa, Azpilicueta, Rudiger, David Luiz, Alonso; Jorginho, Kanté, Kovacic; Hudson-Odoi, Pedro, Hazard.

Newcastle: (5-4-1): Dubravka, Yedlin, Lascelles, Lejeune, Schar, Clark; Hayden, Ritchie, Atsu, Pérez; Rondon.

Histórico Recente

O Chelsea tem dominado o histórico recente de confrontos entre as equipes. Nas últimas cinco partidas pela Premier League, fora três vitórias dos Blues, um empate e uma vitória do Newcastle. Na temporada passada, o Chelsea venceu em Stamford Bridge por 3 a 1, gols de Morata e Hazard (duas vezes).

Os Blues venceram também no duelo do primeiro turno da atual temporada. Em confronto válido pela 3ª rodada, Hazard e Yedlin (contra) deram a vitória por 2 a 1 no St. James Park.

Fique de olho

Venezuelano é o artilheiro do Newcastle na temporada. (Foto: The Nothern Echo)

Atacante rápido e que tem o Chelsea como vítima na carreira. Ayoze Pérez estará em campo e deve ser preocupação de Rudiger e David Luiz. Com uma formação defensiva, o espanhol deve ser um dos responsáveis por puxar os contra-ataques do Newcastle na partida. Na temporada passada, o atacante marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 no St. James Park.

Curiosidades

  • O Chelsea só perdeu um dos últimos 23 jogos contra o Newcastle em Stamford Bridge. A derrota foi em 2012, quando Di Matteo era o técnico. Revés de 2 a 0;
  • O Chelsea não fez gols nos últimos dois jogos em Stamford Bridge. Se não marcar também nesse sábado, vai chegar a uma sequência negativa que não acontecia desde 1993;
  • Só o Liverpool (com três) tomou menos gols em casa nessa temporada que o Chelsea. Os Blues tomaram oito;
  • Em cinco jogos no Stamford Bridge, Hazard já marcou seis gols contra o Newcastle.
Willian Guerra