Mourinho vê Chelsea mais preparado para o confronto contra Steaua Bucareste

O técnico vê derrota na temporada passada como um bom aprendizado. (Foto: Chelsea FC)

O técnico vê derrota na temporada passada como aprendizado (Foto: Chelsea FC)

A fase de grupos do Chelsea na Champios League desta temporada, parece ser um déjà vu da Liga Europa na temporada passada, uma vez que dois, dos três outros clubes, foram adversários dos Blues também naquela ocasião.

Diferente do Basel, que perdeu os jogos dentro e fora de casa, o Steaua Bucaresti surpreendeu a equipe londrina com uma vitória no jogo realizado na Romênia. Não foi diferente no jogo de abertura da UCL este ano, onde, desta vez, o Basel venceu o time de José Mourinho por 1-0, na Suíça.

Levando sua equipe de volta a Romania’s National Arena, Mourinho garante que os jogadores não vão se ofuscar com a derrota sofrida no primeiro jogo da competição.

“É fácil ver que o Steaua é bem organizado, isso significa que o treinador é bom, porque no ano passado os meus jogadores perderam aqui, isso é bom para mim. […] Porque eles perderam e eles sabem o porquê, eles sabem que não é fácil aqui, eles sabem que amanhã vai ser difícil novamente. Portanto, em termos de motivação e concentração estamos, talvez, um passo à frente em relação à temporada passada , porque isso foi realmente um pouco surpreendente. Nesta temporada, eles sabem que vão jogar contra uma boa equipe.”

Desde os dois jogos em Março deste ano, o time romeno vendeu seus dois artilheiros daqueles jogos – Raul Rusescu para o Sevilla e Vlad Chiriches ao Tottenham – mas o comandante português não acredita que isso cause grandes alterações na partida.

“Steaua tem o mesmo treinador, eles perderam um jogador importante, mas basicamente é a mesma estrutura. Mas agora eles são campeões [romenos] e se classificaram para jogar nos grupos da Liga dos Campeões, agora os jogadores tem mais experiência e mais motivação. Eles são um time melhor.”

O técnico ainda analisou a primeira partida do próximo adversário do Chelsea.

“No primeiro tempo, o Steaua controlou o jogo defensivamente, sem problemas e sem grandes chances de cada equipe”, disse ele.  “Mas, no segundo tempo, com o primeiro gol do Schalke a situação tornou-se mais difícil, mas eles mostraram que têm o nível para competir neste grupo, para lutar por pontos e tentar se qualificar para a próxima rodada , ou pelo menos para terminar em terceiro. […] Com certeza eles vão ganhar pontos e vão ter algo a dizer no grupo.”

Choveu muito e ainda há previsão de chuva para o jogo em Bucareste, o campo, que tem capacidade para 55 mil pessoas, está molhado, mas nenhuma cobertura foi providenciada.

“Também é de responsabilidade da UEFA”, observou Mourinho. “Porque eles estão sempre preocupados com muitas coisas e o campo é uma coisa muito importante em um jogo de futebol. Então, eu deixo com Steaua e deixo com a UEFA, temos que jogar no campo que nos será apresentado.”

Um elenco de 20 jogadores viajou para a Romênia. Eden Hazard se junta a Marco van Ginkel na lista de contundidos. Kevin De Bruyne também permaneceu na Inglaterra.

“Eden eu não acho que vai estar apto para domingo. […] Eu acho que ele estará apto após a pausa internacional, mas o Dr. Biosca é sempre otimista e diz que há uma pequena chance que ele possa estar pronto para domingo [quando o Chelsea visita Norwich].”

“Kevin é a minha opção. Cometo erros, mas eu tento ser honesto o tempo todo para o mesmo caminho que eu tento ser honesto com Juan [Mata] e dizer que amanhã ele vai jogar por causa do que ele fez em treinamento e por causa do que ele fez nos últimos jogos, é o mesmo com Kevin. Ele não foi selecionado porque eu não gostei do jeito que ele jogou contra o Swindon e eu não gostei do jeito que ele estava treinando.”

Geisiane Carneiro