Invicto, Chelsea recebe o Everton para seguir no pelotão de cima

Neste domingo, o Chelsea recebe o Everton, às 12h15 (horário de Brasília), em Stamford Bridge pela 12ª rodada da Premier League. A partida será transmitida pelo canal ESPN Brasil, mas você também poderá acompanhar todos os lances em tempo real pelo twitter, no @ChelseaFC_PT.

O jogo é mais um grande teste para os comandados de Sarri, que defendem a invencibilidade na temporada. Com a derrota da Juventus na Champions League, os Blues são os únicos invictos entre os clubes das cinco grandes ligas mais bem ranqueadas da Europa.

Seguindo o pelotão

Além da manutenção da invencibilidade, o Chelsea, com 27 pontos, precisa vencer para seguir na briga pelo título. Liverpool (27) recebe o lanterna Fulham mais cedo, às 10h, e o Manchester City (30) recebe o rival Manchester United no grande jogo da rodada, logo após a partida dos Blues, às 14h30. Um revés dos comandados de Guardiola pode colocar o Chelsea na liderança.

Pelo lado do Chelsea, a única dúvida para o confronto é Cesc Fàbregas, que teve febre durante o meio da semana e não viajou para a Bielorússia para o jogo da Liga Europa. Marco Silva, técnico do Everton, não terá Kurt Zouma, por questões contratuais – o jogador foi emprestado pelos Blues.

Chelsea é o único time invicto das grandes ligas da Europa (Foto: Chelsea FC)

Prováveis escalações

Chelsea (4-3-3): Arrizabalaga; Azpillicueta, Rudiger, David Luiz, Marcos Alonso; Jorginho, Kanté, Barkley; Hazard, Willian e Morata.

Everton (4-2-3-1): Pickford; Coleman, Keane, Mina (Jagielka), Digne; Gueye, André Gomes; Walcott, Sigurdsson, Bernard; Richarlison.

Administração do elenco

Com a classificação garantida para a próxima fase na Liga Europa, o elenco de Maurizio Sarri ganha mais datas de descanso às vésperas dos jogos de final de ano do calendário inglês.

Durante a semana, o técnico italiano deixou em Londres para descanso quatro jogadores que vem sendo titulares na Premier League: Alonso, Rüdiger, David Luiz e Morata. Na partida contra o BATE, Kanté e Azpilicueta, que viajaram com o time, não tiveram minutos em campo.

Hazard, sentiu dores nas costas depois da partida contra o United, figurou no banco de reservas na partida contra o Crystal Palace e diante do BATE começou como titular para ganhar ritmo e chegar inteiro para confronto com o Everton.

Apesar do Chelsea não ter feito partidas brilhantes e empolgantes na competição europeia, Sarri tem usado o torneio para fazer a rotação no elenco, o que vem garantindo um time mais forte para os jogos intensos de Premier League. Não é a toa que os Blues estão brigando ponto a ponto com Manchester City e Liverpool pela liderança.

Histórico recente

Diego Costa marcou 2 gols no épico 6 a 3 em cima do Everton na temporada 2014/15.

Ultimamente, o domínio do Chelsea no confronto é amplo. Nos últimos cinco jogos foram quatro vitórias pro lado londrino e um empate; mas o curioso é que, nesse período, os Blues marcaram 12 gols enquanto o Everton marcou apenas um.

A última vitória do Everton sobre o Chelsea foi nas quartas de final da Copa da Inglaterra da temporada 2015/2016; 2 a 0, com dois gols de Lukaku. Era um período turbulento, em uma temporada desastrosa.

Um jogo que fica na história do duelo é certamente o épico 6 a 3 para o Chelsea na casa do Everton em 2014, que marcou o início da trajetória de título do time comandado por Hazard, Diego Costa e Fàbregas.

Fique de olho

Richarlison é destaque da Premier League. Já marcou 6 gols no campeonato. (Foto: Everton / Twitter)

Richarlison é a estrela do Everton e um dos destaques do futebol inglês. O atacante brasileiro foi contratado por cerca de €40 milhões de euros para essa temporada e causou forte impacto desde sua chegada. Já contribuiu para seis gols e uma assistência nesta Premier League.

O ex-jogador do Watford e Fluminense é também um dos que mais finalizam pelo time dos Toffes, são 22 chutes no campeonato, atrás somente do camisa 10, Sigurdsson. Todo cuidado é pouco pra um time que tem a bola parada mais perigosa da Premier League, segundo o site de estatísticas Whoscored (4.6 finalizações certas originadas de bola parada por jogo).

Curiosidades

  • Contando apenas os times das cinco grandes ligas europeias, o Chelsea é o único time que ainda não perdeu na temporada. São 14 vitórias e 3 empates em 17 jogos disputadas.
  • Chelsea não perde para o Everton no Stamford Bridge desde 1994. São 29 jogos de invencibilidade em todas as competições (18 vitórias e 11 empates).
  • Maurizio sarri pode se tornar o primeiro técnico a alcançar a marca de 12 jogos sem perder nos seus 12 primeiros jogos de Premier League.
Alessandro Amorim