Grupo G: Alemanha vence e garante o primeiro lugar; Gana está fora

Muller comemora o gol da vitória alemã (Foto: Getty Images)
Muller comemora o gol da vitória alemã (Foto: Getty Images)

Alemanha e Estados Unidos fizeram um jogo truncado em Recife. O empate classificaria as duas equipes, mas o “jogo de compadres”, especulado pela imprensa durante a semana, não aconteceu. No fim das contas, beneficiados pela vitória portuguesa sobre Gana, os norte americanos conseguiram a segunda vaga do grupo.

Superior tecnicamente, a Alemanha tomou as rédeas da partida. Pressionou nos primeiros minutos mas teve problemas na hora de finalizar as jogadas. O time americano, compacto à frente da sua área, não oferecia espaços e apostava nos contra ataques. Os alemães chegavam pelos lados, mas faltava qualidade no apoio por parte de Boateng e Howedes, zagueiros improvisados nas laterais.

O ímpeto ofensivo dos europeus do início da partida foi diminuindo. Aos poucos os americanos conseguiram sair do sufoco e ter momentos de tranquilidade na partida. Chegavam ao ataque em contra ataques pelo lado direito, com o lateral Johnson e os meias Jones e Zusi. Sem conseguir furar o bloqueio defensivo adversário, o time de Joachim Low começou a levantar bolas na área. Sem sucesso. Faltava caprichar nas finalizações e levar mais perigo ao gol de Howard.

Buscando o poder de finalização que faltava, Low colocou Klose no intervalo. O gol não veio do artilheiro que busca o recorde de gols em Copas, mas daquele que está se mostrando como o novo artilheiro alemão: Thomas Muller. Logo aos dez minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio desviada pela defesa, Muller finalizou no canto de Howard. O gol deu tranquilidade aos alemães que administraram o restante da partida, sem abrir mão de atacar. A Alemanha dobrou o número de finalizações do primeiro tempo e seguiu dominando o jogo.

Os Estados Unidos tiveram a chance do empate. Nos minutos finais, Bedoya, dentro da área, teve um chute travado por Lahm e o placar se manteve 1 a 0. Schurrle entrou nos minutos finais do jogo e não teve tempo de mostrar seu futebol. O blue foi preterido pelo técnico Joachim Low, que escalou Podolski entre os titulares e colocou Gotze aos 31 minutos do segundo tempo. Os classificados aguardam a definição do grupo H para conhecerem seus adversários nas oitavas de final. Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul entrarão em campo ainda nesta quinta feira (26). A Alemanha enfrenta o segundo colocado no dia 30 de junho em Porto Alegre. Os Estados Unidos jogam no primeiro dia de julho, em Salvador, contra o líder do grupo H.

FICHA TÉCNICA

Local: Arena Pernambuco, Recife (PE)
Data
: 26/06/2014
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Ravshan IRMATOV (Uzbequistão)
Assistentes: Abduxamidullo RASULOV (Uzbequistão), Bakhadyr KOCHKAROV (Quirguistão)
Cartões amarelos: Gonzáles e Beckerman (Estados Unidos); Howedes (Alemanha)
Cartões vermelhos: –

Gol: Thomas Muller (Alemanha), aos 10’ do segundo tempo

ESTADOS UNIDOS: Howard; Johnson, Gonzáles, Besler e Beasley; Zusi (Yedlin), Jones, Beckerman, Davis (Bedoya) e Bradley; Dempsey
Técnico: Jurgen Klinsmann

ALEMANHA: Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels e Howedes; Lahm, Kroos, Schweinsteiger (Gotze), Ozil (Schurrle) e Podolski (Klose); Muller
Técnico: Joachim Low

Gana tropeça em Portugal e está eliminada

Atsu fez uma boa Copa do Mundo mas não evitou a eliminação de seu país (Foto: Getty Images)
Atsu fez uma boa Copa do Mundo mas não evitou a eliminação de seu país (Foto: Getty Images)

Com um elenco muito jovem e cercada de expectativa, a seleção ganesa não conseguiu sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. As Estrelas Negras chegaram à última rodada com boas chances de classificação, mas perderam para Portugal e terminam a competição na lanterna do grupo com apenas um ponto.

Precisando de uma grande combinação de resultados para conseguir a classificação, os portugueses começaram melhor na partida. Cristiano Ronaldo e companhia criaram diversas oportunidades de gol e o melhor do mundo teve uma finalização parando na trave. Se faltou sorte para Ronaldo, sobrou para Miguel Veloso. Após um cruzamento para a área, Boye tentou cortar e marcou contra. Após o gol, os lusos continuaram atacando e buscando ampliar a vantagem, mas pararam no goleiro Dauda. No lado ganês, Atsu deu sequência a sua boa fase e foi o melhor do time na primeira etapa.

Dois minutos depois do gol de Muller, em Recife, Gyan empatou o jogo em Brasília. Agora, Gana precisava de mais um gol para conseguir a classificação. E os africanos foram em busca dele. Partiram para o ataque e o jogo ficou aberto, com os dois times criando oportunidades de gol. Venceu quem tinha um craque, alguém que pode decidir um jogo, mesmo tardiamente. Cristiano Ronaldo aproveitou a bola mal rebatida de Dauda e finalizou com força. O resultado eliminou as duas equipes, mas Portugal se despede da Copa com uma vitória.

Para Gana, resta trabalhar uma jovem geração para 2018. Em um cenário conturbado, com ameaças de não jogar devido à divergências sobre premiação e dois dos mais experientes jogadores do time, Boateng e Muntari, cortados da seleção nas vésperas da partida por má conduta, os africanos se despedem do Brasil. Fica a boa impressão deixada por Christian Atsu, melhor jogador do time na competição, e Asamoah Gyan, maior artilheiro africano das Copas.

FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Nacional, Brasília (DF)
Data: 26/06/2014
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Nawaf SHUKRALLA (Bahrein)
Assistentes: Yaser TULEFAT (Bahrein), Ebrahim SALEH (Bahrein)
Cartões amarelos: João Moutinho (Portugal); Afful, Waris e Jordan Ayew (Gana)
Cartões vermelhos:

Gols:
Portugal: Boye (contra), aos 31’ do primeiro tempo, e Cristiano Ronaldo, aos 35’ do segundo tempo
Gana: Gyan, aos 17’ do segundo tempo

PORTUGAL: Beto (Eduardo); João Pereira (Varela), Pepe, Bruno Alves e Miguel Veloso; William Carvalho, João Moutinho e Rúben Amorim; Nani, Cristiano Ronaldo e Éder (Vieirinha)
Técnico: Paulo Bento

GANA: Dauda; Afful, Boye, Mensah e Asamoah; Badu, Rabiu (Acquah), Atsu, Waris (Jordan Ayew) e André Ayew (Wakaso); Gyan
Técnico: Kwesi Appiah

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.