Pós-Rodada #38: Campeonato se encerra com despedida de Terry e muitos gols

A última rodada do Campeonato Inglês foi marcada por muitos gols e, especialmente para os Blues, também com tons de celebração e despedida. Em pleno Stamford Bridge, os torcedores azuis e o resto do mundo viram a festa do campeão inglês na vitória por 5 a 1, e também o fim de uma era com a despedida do capitão John Terry.

Os demais jogos do campeonato também foram muito bons, onde pelo menos um gol foi marcado em todos os jogos. Nessa rodada, 37 gols foram marcados no total, uma média de 3,7 gols por jogo.

O destaque vai para Tottenham que, no embalo dos 6 a 1 contra o Leicester, venceu por nada menos que 7 a 1 contra o Hull. O Manchester City também goleou o Watford por 5 a 0 fora de casa e, para finalmente definir o grupo de classificação da próxima Champions League, o Liverpool também venceu com tranquilidade, por 3 a 0.

Jogos da Rodada

Chelsea 5 x 1 Sunderland

O jogo que emocionou todos os torcedores azuis começou frio: com três  minutos, o Sunderland já estava à frente no placar. Mas William não deixou que estragassem a festa e cinco minutos depois empatou para o Chelsea.

O jogo permaneceu empatado até os 60 minutos, quando em um contra-ataque rápido, Hazard marcou um belo gol com a perna esquerda. Já em clima de festa, Pedro e Batshuayi saíram do banco para também anotarem os seus, com dois gols do atacante belga em apenas dois minutos, para encerrar um belíssimo campeonato com chave de ouro.

Aos 26 minutos de jogo, a bola foi lançada para fora para um momento que ficará marcado para sempre na história do Chelsea: sai de campo, pela última vez, o capitão John Terry, ovacionado pela torcida, e cercado pelos companheiros de equipe na beira do campo. Terry saiu muito emocionado, entregando a braçadeira de capitão para Gary Cahill e marcando o fim de sua vitoriosa era no Chelsea.

“Captain. Leader. Legend.” (Foto: Getty Images)

Liverpool 3 x 0 Middlesbrough

O Liverpool garantiu sua vaga na zona de classificação à Champions League, ficando apenas um ponto na frente do Arsenal. Os Reds venceram o já rebaixado Middlesbrough por 3 a 0 com gols de: Wijnaldum (45), Coutinho (51) e Lallana (56).

A vitória já era esperada para o Liverpool, e a partida foi completamente dominada: o jogo terminou com posse de 74% para os Reds, que chutaram 25 vezes e deram um total de 751 passes contra 261 do time visitante.

Arsenal 3 x 1 Everton

O Arsenal conseguiu embalar uma série de cinco vitórias nessa reta final do campeonato e, contrariando a sensação de que tinha desistido do campeonato, por apenas um ponto não garantiu uma vaga para a próxima Champions.

Mesmo com um a menos desde os 14 minutos de jogo, devido a uma entrada duríssima de Koscielny, os Gunners asseguraram uma boa vitória por 3 a 1. Os gols foram marcados por Bellerín (8), Sánchez (27), Ramsey (91) e Lukaku (58) para o time visitante.

Leicester 1 x 1 Bournemouth

No meio da tabela, a briga entre Leicester e Bournemouth acabou empatado em 1 a 1, com gols de Stanilas logo no primeiro minuto de jogo, e depois Jamie Vardy empatou aos 51.

Após o empate, os Foxes pressionaram muito para virarem o jogo, totalizando 21 chutes contra apenas 10 do outro lado, mas não conseguiram marcar mais.

O Leicester, que venceu o campeonato na útlima temporada, terminou na 12ª colocação com 44 pontos, enquanto o Bournemouth terminou em nono com 46, a melhor colocação na história do clube.

Manchester United 2 x 0 Crystal Palace

O United desandou no fim do campeonato e ficará novamente de fora da Champions League. O time de Mourinho terminou o campeonato na sexta posição com 69 pontos, seis a menos que o Arsenal.

Ainda assim, o Manchester venceu o Crystal Palace no Old Trafford por 2 a 0, com gols de Harrop (15) e Pogba (19). Apesar disso, o jogo não teve tantas emoções. Com o Crystal Palace dando apenas seis chutes e acertando apenas um no gol, o jogo seguiu no domínio do United até o fim.

Watford 0 x 5 Manchester City

Em uma partida completamente dominada pelo Manchester City, o time de Pep Guardiola voltou para casa com uma vitória por 5 a 0, com gols de Kompany (5), Agüero (23 e 36), Fernandinho (41) e Gabriel Jesus (58).

O jogo terminou com 67% de posse de bola para os Citizens, com 15 chutes – nove no gol, enquanto o Watford teve apenas seis tentativas, acertando três.

Com isso, o City terminou a temporada na 3ª colocação com 78 pontos, enquanto o Watford, mesmo com cinco derrotas consecutivas no fim do campeonato, permanece na primeira divisão, terminando na 17ª colocação com 40 pontos.

Southampton 0 x 1 Stoke City

Em um jogo de apenas um gol, marcado por Peter Crouch aos 60 minutos, o Stoke City voltou para casa com os três pontos na mala.

A vitória foi a primeira fora de casa do Stoke desde janeiro, e marcou também a 150ª vitória do técnico Mark Hughes no Campeonato Inglês, um feito que somente outros seis técnicos conseguiram.

Assim, o Stoke encerrou a temporada na 13ª colocação com 44 pontos, enquanto o Southampton, mesmo com vários tropeços, se manteve na oitava posição com 46 pontos.

Hull City 1 x 7 Tottenham

O jogo com mais gols da rodada foi comandado pelo Tottenham, que goleou novamente, dessa vez por incríveis 7 a 1. O destaque foi novamente ele, Harry Kane. O atacante marcou mais um hat-trick, o seu quarto na temporada, se isolando de vez na artilharia do campeonato para garantir a Chuteira de Ouro pela segunda temporada seguida.

Além disso, o placar marcou a 400ª vitória dos Spurs no Campeonato Inglês, fechando o campeonato na segunda colocação, com 86 pontos – o time com melhor ataque e defesa do campeonato.

O Hull City, por sua vez, terminou o campeonato na 18ª posição, somando apenas 34 pontos e caindo para a segunda divisão na próxima temporada.

Burnley 1 x 2 West Ham

O Burnley começou na frente com gol de Sam Vokes, que marcou seu quinto gol em cinco partidas, aos 23 minutos. Feghouli empatou quatro minutos depois e o jogo se manteve até os 72 minutos, quando André Ayew virou o jogo para os Hammers.

Com a vitória, o West Ham subiu uma posição e terminou a temporada em 11º, com 45 pontos, enquanto o Burnely desceu uma posição, fechando com 40 pontos na 16ª colocação.

Swansea City 2 x 1 West Bromwich

O Swansea conseguiu sua terceira vitória consecutiva na vitória em casa por 2 a 1 contra o West Brom, de virada. Os gols foram marcados por Ayew (72) e Llorente (86) para o Swansea, e Evans (33) para os visitantes.

Com este placar, o Swansea subiu duas posições, encerrando o campeonato na 15ª colocação com 41 pontos, enquanto o West Brom, após três derrotas consecutivas, caiu para a 10ª posição com 45 pontos.

Classificação

Artilheiros

Melhor Ataque/Defesa

Tottenham – 86 gols marcados/26 gols sofridos

Category: English Premier League

Tags:

Article by: Thiago Okada