O sofrimento e as conquistas do Chelsea na Premier League 2016/17

Para vencer um grande campeonato como a Premier League, um time precisa muito mais do que um elenco recheado de estrelas e contratações por valores altíssimos na última janela de transferências. A temporada do Chelsea e a campanha do time neste campeonato mostra a importância de um trabalho sério, com jogadores de grande qualidade, staff e treinador focados no dia a dia. Em entrevista publicada no site oficial do clube, o técnico, Antonio Conte, comentou sobre como o time foi se consolidando e se tornou a melhor equipe da Inglaterra, líder do campeonato inglês e os Blues estão na final da FA Cup.

“Nós começamos esta temporada com três vitórias, mas, honestamente eu não estava calmo porque não via o que queria ver”.

“Então, vi meu time melhorando passo a passo. Aquilo foi muito importante depois de perder para o Liverpool e Arsenal. Contra o Liverpool, depois de três vitórias e um empate, uma derrota poderia acontecer, mas depois de outra dura derrota contra o Arsenal, eu entendi que nós deve riamos mudar algo no aspecto tático”.

“Eu vi meu time melhorar jogo a jogo, aumentando a confiança deles em nosso trabalho e no que nós estávamos fazendo”.

O time cresceu com o trabalho árduo e concentração. A mudança no esquema tático foi fundamental para o rendimento subir, Conte utilizou a formação (3-4-3) e encontrou a posição perfeita para cada jogador. Em momentos de ataque, os Blues ficam com apenas três homens na últma linha, quatro no meio, com a velocidade do ala-direito, Victor Moses e a dinâmica de jogo do ala-esquerdo, Marcos Alonso. No centro, N’Golo Kanté intercepta, rouba a bola e faz a saída de bola e Nemanja Matic (Cesc Fàbregas) dá solidez no meio do campo e passes importantes para os atacantes. Os três jogadores da frente criam as jogadas de ataque a partir dos passes recebidos dos meias.

Nos momentos das jogadas de ataque do adversário, cinco jogadores no sistema defensivo, os alas formam uma única linha com os zagueiros. Os pontas podem ajudar e formar uma linha de quatro no meio ou se manter no ataque, com a volta de Pedro ou Hazard para receber e buscar o contra-ataque. Este esquema ajudou o time a conseguir uma sequência incrível de vitórias e assumir a liderança com vantagem durante grande parte do campeonato. Agora, o Chelsea precisa de apenas mais uma vitória para levantar a taça.

Conte sobre a superioridade azul no campeonato

“Se você me perguntar por um momento, eu não vejo um. Eu vi meu time melhorando passo a passo, mas com certeza quando você joga contra o (Manchester) City e você vence, a confiança aumenta”.

“Quando nós vencemos contra o United, em casa, ou empate contra o Liverpool e perder um pênalti com 10 minutos faltando, a confiança aumenta muito. Esses são os momentos quando você entende que pode lutar pelo título, mas para saber se vencerá ou não, é muito difícil”.

Definitivamente, o trabalho e a melhora passo a passo trilhou o caminho do Chelsea nesta temporada. O time progrediu e foi atingindo os resultados contra adversário de peso, como Liverpool, Manchester City, Manchester United, Arsenal, Everton e tantos outros que fazem boa campanha na Premier League.

A dedicação de toda a equipe foi fundamental na campanha

Conte em treinamento do Chelsea (Foto: Getty Images)

“Quando você trabalha duro é normal sofrer. Eu nunca vi um jogador que trabalhou duro e não sofreu. Quando você sofre, se torna mais forte, e você está pronto para encarar qualquer situação, acima de tudo uma situação problemática”.

“Minha equipe e eu temos nosso método. Nós criamos este método depois de minhas experiências como um jogador de futebol e como técnico. Nosso trabalho é um pouco secreto. Por isso eu tenho que dizer obrigado à minha equipe”.

O título da competição está a apenas uma vitória. Mais que apenas um troféu, a coroação por um trabalho bem feito por todos os integrantes do time. Conte, em especial, colocou além de toda a qualidade nos treinos e jogos, toda sua força e paixão pelo futebol. Cada entrevista, resultado e canto da torcida “escreveram” o campeonato do Chelsea.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.