Na estreia de Samuel Eto’o, Chelsea sofre a primeira derrota na Premier League

Eto'o se esforçou mas não conseguiu levar o Chelsea à vitória.
Eto’o se esforçou mas não conseguiu levar o Chelsea à vitória.

Na estreia do atacante camarônes, Samuel Eto’o, o Chelsea bem que tentou mas não conseguiu derrotar a equipe do Everton, em Goodison Park. A equipe de Roberto Martínez conseguiu fazer o único gol da partida no último lance do primeiro tempo, depois de uma falha conjunta da defesa dos Blues. Na segunda etapa, Mourinho mexeu, sem sucesso, e não conseguiu empatar a partida. Com a derrota por 1×0, os Blues caíram pra sexta colocação, com sete pontos.

Em primeiro tempo equilibrado, Eto’o se destaca, mas Chelsea leva no fim

O primeiro tempo da partida começou de forma veloz, com os dois times buscando atacar ao máximo. David Luiz, aos 4 minutos, chutou por cima, após cobrança de escanteio. Menos de um minuto depois, Eto’o recebeu bola em velocidade, cabeceou forte, mas não obteve o sucesso desejado. Aos oito minutos, contra-ataque rápido do Everton e Jelavic cabeceou entre David Luiz e Ivanovic, obrigando Cech a realizar a defesa.

A partir dos 13 primeiros minutos, o jogo perdeu bastante velocidade. As duas equipes acertaram seus esquemas táticos, buscando colocar em prática o estilo de jogo pretendido pelos treinadores. Com isso, o jogo ficou mais estudado.

Frequentemente, Ivanovic e David Luiz subiam ao ataque, tentando ajudar os meias e o atacante dos Blues. Eto’o tentava colocar velocidade e encarar a marcação toda a vez em que pegava na bola. A partir dos 22, o jogo perdeu quase toda a velocidade, pois nenhum dos times conseguia criar e atacar.

Aos 28, Howard errou passe dentro da área, Schurrle recuperou e tocou para Eto’o, sem goleiro, chutar e Barry salvar o Everton, dando um carrinho no momento exato. O time da casa respondeu aos 33, após boa troca de passe, Naismith chutou pela direita do gol de Cech. Dois minutos depois, Ramires recebeu e chutou de primeira, obrigando Howard a fazer uma grande defesa.

Eto’o estava muito bem no time. Aos 37, descolou grande passe para Ramires, que dividiu com a zaga e tocou para Schurrle, na frente de Howard, chutar por cima. Apesar disso, Schurrle estava bem na equipe, sempre aparecendo e dando opção para os colegas de time. Mata tentava passes e lançamentos, enquanto Hazard tentava buscar arrancadas em velocidade.

Vindos de trás, Ivanovic levava perigo nas bolas aéreas, enquanto Ramires chegava como homem surpresa no ataque. Porém, no último lance do primeiro tempo, a boa atuação do time do Chelsea não foi recompensada. Após boa troca de passes entre cinco ou seis jogadores do Everton, a bola foi alçada na área e Jelavic cabeceou para o meio, Naismith subiu livre, quase dentro do gol, e colocou o Everton na frente do placar.

Segundo tempo

O começo do segundo tempo já foi com ataque do Chelsea, que precisava buscar o resultado. Logo no primeiro minuto, Ramires achou Schurrle, que tocou por cima de Howard e viu a bola passar muito perto do gol adversário. Um minuto depois, Hazard abriu e chutou forte, Howard soltou e Eto’o chutou desequilibrado, perdendo boa chance de empatar.

Aos 9, Schurrle avançou pela esquerda e cruzou para Eto’o cabecear e obrigar Howard a fazer boa defesa. Hazard seguia sendo o meia menos eficiente, mas tentando colocar velocidade no jogo. Aos 12, Oscar e Lampard entraram no lugar de Mata e Schurrle.

Com a entrada de Lampard, Ramires ficou ainda mais ofensivo. Oscar caiu dentro da área aos 14 minutos, mas Webb mandou o jogo seguir. Os Blues começaram uma pressão, tentando o gol de empate, enquanto o Everton apenas se defendia, esperando um contra-ataque se efetivar. Aos 20 minutos, o técnico do Everton tirou Jelavic, centroavante do time, para colocar um volante, recuando de vez sua equipe.

Aos 23, Ivanovic cruzou e Ramires cabeceou perto do gol de Howard. Mourinho tirou Cole e lançou Niño Torres no ataque dos Blues, que agora contavam com o espanhol e o camaronês. Aos 25, Cech fez boa defesa em cobrança de falta do time do Everton, que começava a pressionar. Com três zagueiros, o Chelsea se lançou na frente. Aos 32, Ramires cruzou, Eto’o tocou e Howard salvou o Everton. No contra-ataque, Mirallas chutou e Cech evitou o segundo gol. Aos 34, Hazard levou cartão amarelo ao fazer falta frontal em Coleman. Na cobrança, a bola foi pra fora.

Faltando dez minutos, depois de uma cobrança de escanteio que não deu em nada, David Luiz fez a falta e levou o cartão amarelo. Aos 37, Cech salvou de novo em chute de Barkley. Nesses dez minutos finais, os Blues foram pra cima tentando o empate. Entretanto, o Everton assustava nos contra-ataques. Aos 41, Mikel foi mais um a levar amarelo. Em grande jogada de Barkley, aos 42, Mikel fez uma falta frontal ao gol de Cech. Depois da falta, o Everton mexeu. Stones entrou no lugar de Naismith, autor do gol da partida. Na cobrança da falta, Baines acertou o travessão.

Aos 45, o árbitro anunciou mais três de acréscimo. No primeiro minuto de acréscimo, Deulofeu entrou no lugar de Mirallas no time de Liverpool. Aos 47 e meio, Osman teve mais uma chance e acabou isolando. Ivanovic ainda tentou um cruzamento nos minutos finais, mas não deu. O Everton ganhou três pontos importantíssimos e José Mourinho sofreu a primeira derrota na Premier League. O Chelsea joga agora com o Basel, na quarta, pela estreia na Liga dos Campeões da Europa.

Ficha Técnica

Everton (4-2-3-1): Howard; Coleman, Jagielka, Distin, Baines; Osman, Barry; Mirallas (Deulofeu 46′ – 2º tempo), Barkley, Naismith (Stones 42′ – 2º tempo); Jelavic (McCarthy 20′ – 2º tempo).

CHELSEA (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, David Luiz, Terry, Cole (Torres 24′ – 2º tempo); Mikel, Ramires, Schürrle (Lampard 12′ – 2º tempo), Mata (Oscar 12′ – 2º tempo), Hazard; Eto’o.

Gols: Naismith (Everton 45′ – 1º tempo),

Cartões Amarelos: David Luiz, Ivanovic, Hazard, Mikel (Chelsea)

Cartões Vermelhos:

Árbitro: Howard Webb

Estádio: Goodison Park

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.