Especial Copa do Mundo: Nigéria

(Foto: Marcell Neves)
Moses, Mikel e Omeruo representam o Chelsea na seleção nigeriana (Foto: Marcello Neves)

Em sua quinta participação em Copas do Mundo, a seleção nigeriana busca chegar nas quartas de final pela primeira vez após duas eliminações nas oitavas (94 e 98) e duas eliminações ainda na fase de grupos (02 e 10). Na Copa de 94, os nigerianos estiveram muito perto da classificação para as quartas de final: ganhavam da Itália por 1-0 aos 88 minutos, mas sofreram a virada com dois gols de Roberto Baggio, sendo um deles na prorrogação.

Já na última Copa, os nigerianos estiveram no grupo B, junto com Argentina, Grécia e Coréia do Sul. Após duas derrotas nas duas primeiras partidas, a Nigéria apenas empatou com os sul-coreanos. A seleção africana tem, no total, 14 partidas em Copas do Mundo, sendo 4 vitórias, 2 empates e 8 derrotas; 17 gols marcados e 21 gols sofridos.

Nas eliminatórias, as Super Águias caíram em um grupo com Malawi, Quênia e Namíbia, e passaram com folga: invictos, conquistaram 12 pontos nas seis partidas. Apesar disso, 5 dos 7 gols marcados ocorreram somente nos últimos dez minutos das partidas. Em seguida, a Nigéria enfrentou a Etiópia no playoff final, vencendo por 2-1 fora de casa e por 2-0 em casa para garantir a classificação para a Copa do Mundo.

Lista completa dos 23 convocados pelo técnico Stephen Keshi para a Copa do Mundo de 2014:

Goleiros: Vincent Enyeama, Austin Ejide, Chigozie Agbim

Defensores: Joseph Yobo, Elderson Echiejile, Juwon Oshaniwa, Godfrey Oboabona, Azubuike Egwuekwe, Kenneth Omeruo, Efe Ambrose, Kunle Odunlami

Meias: Ogenyi Onazi, John Mikel Obi, Ramon Azeez, Michael Uchebo, Reuben Gabriel

Atacantes: Osaze Odemwingie, Ahmed Musa, Shola Ameobi, Victor Moses, Emmanuel Emenike, Babatunde Michael, Uche Nwofor

Obi Mikel

Foto: Getty Images
Mikel é um dos principais jogadores da seleção nigeriana (Foto: Getty Images)

Mikel começou sua carreira profissional no Lyn Oslo, da Noruega. Mas não ficou lá por muito tempo: Em 2005, no Mundial sub-20, o nigeriano foi um dos destaques da competição. Na época, o talentoso meia foi escolhido o segundo melhor jogador do torneio, atrás apenas de Lionel Messi.

Sua boa atuação na competição atraiu os olhares de vários clubes da Europa, incluindo o Manchester United, que chegou a acertar sua contratação em 2006 por 4 milhões de libras. Mas o acordo não estava assinado, o jogador “sumiu misteriosamente” e em seguida assinou contrato com o Chelsea. O caso chegou aos tribunais da FIFA, e após um acordo, os Blues tiveram que pagar £4 milhões ao Lyn Oslo, além de £12 milhões ao Manchester United.

Estreou no Chelsea na temporada 2006/07, e por recomendação de José Mourinho, se tornou um jogador mais defensivo. Apesar de sua indisciplina no começo, com quatro expulsões e 17 cartões amarelos nas duas primeiras temporadas, Mikel raramente foi expulso desde então. Aos poucos, o nigeriano se tornou uma parede sólida na frente da zaga dos Blues. 

Com as lesões de Essien, Mikel foi peça fundamental na temporada 2009/10, contribuindo na conquista da Premier League e FA Cup. Uma de suas melhores atuações foi na campanha do título da Champions League em 2011/12, principalmente nos jogos contra Barcelona e Bayern, aonde sua presença foi fundamental para o sucesso do time londrino.

Na última temporada, o nigeriano chegou a 300 jogos pelos Blues. Além dele, apenas três jogadores não-britânicos chegaram a essa marca: Petr Cech, Didier Drogba e Gianfranco Zola.

Carreira internacional

Mikel estreou pela seleção nigeriana em 2005, esteve em campo por 43 jogos e marcou 4 gols. Conta com 5 participações na Copa das Nações Africanas (2006, 2008. 2010, 2012 e 2013). Não participou da última Copa do Mundo por lesão. Mikel é um dos principais jogadores da Nigéria, responsável pela criação das jogadas.

Ficha Técnica

Nome completoJohn Michael Nchekwube Obinna

Data de nascimento: 22 de abril de 1987

Local de nascimento: Jos, Nigéria

Altura: 1,88m

Jogos pelo Chelsea: 313

Gols pelo Chelsea: 4

Clubes: Lyn Oslo (2005-06), Chelsea (2006-)

Títulos na carreira: Premier League (2009-10), FA Cup (2007, 09, 10, 12), League Cup (2007), Champions League (2012), Europa League (2013), Copa Africana de Nações (2013)

Moses

Foto: Getty Images
Após chegar ao Chelsea, Moses ganhou mais oportunidades pela seleção nigeriana (Foto: Getty Images)

Victor Moses começou sua carreira profissional no Crystal Palace em 2007. Na temporada 2009/10, ele foi transferido para o Wigan por 2,5 milhões de libras, mas só conseguiu se firmar nos Latics na temporada 2011/12, quando foi um dos melhores dribladores da Premier League.

Em 2012, Moses chegou ao Chelsea por 9 milhões de libras, e estreou contra o QPR em setembro. Pela Champions League, Moses marcou o gol da vitória contra o Shakhtar, mantendo as esperanças de classificação dos Blues, mas com a derrota para a Juventus seu esforço foi em vão.

Com a chegada de Rafa Benitez, Moses, que costuma jogar como ponta pelo lado direito, se tornou peça importante na campanha do título da Europa League. Na temporada passada, o nigeriano foi emprestado ao Liverpool. Começou como titular, mas aos poucos foi perdendo espaço nos Reds. Disputou 22 partidas na última temporada.

Carreira internacional

Após se mudar para a Inglaterra com 11 anos, Moses representou a seleção inglesa nas categorias sub-16, sub-17, sub-19 e sub-21, mas escolheu jogar pela seleção nigeriana principal. Fez parte do elenco campeão da Copa Africana de Nações de 2013, mas devido a uma lesão não esteve na última Copa das Confederações.

Ficha Técnica

Nome completo: Victor Moses

Data de nascimento: 12 de novembro de 1990

Local de nascimento: Kaduna, Nigéria

Altura: 1,77m

Jogos pelo Chelsea: 43

Gols pelo Chelsea: 10

Clubes: Crystal Palace (2007-10), Wigan (2010-12), Chelsea (2012-), Liverpool (2013-14)

Títulos na carreira: Europa League (2013), Copa Africana de Nações (2013)

Omeruo

Foto: BBC)
Apesar da pouca experiência, Omeruo é figura importante na zaga das Super Águias (Foto: BBC)

O nigeriano passou pelas categorias de base do Standard Liége da Bélgica. Sua atuação no Mundial sub-20 em 2011 impressionou o Chelsea, e no ano seguinte Omeruo foi contratado pelos Blues.

Logo em seguida, Omeruo foi emprestado para o ADO Den Haag, jogando 38 partidas pelo clube holandês até o fim da temporada 2012/13. O zagueiro, que também pode jogar na lateral direita, fez parte do elenco do Chelsea para a última pré-temporada, mas uma cirurgia no ombro o impediu de jogar até outubro de 2013.

Após sua recuperação, ele treinou e jogou pelo Chelsea sub-21 até o fim do ano, e em janeiro de 2014 o nigeriano foi emprestado ao Middlesbrough, clube da Championship (segunda divisão inglesa), entrando em campo em 14 jogos.

Carreira internacional

O jovem zagueiro se firmou no elenco do treinador Stephen Keshi apenas em 2013. Ao todo, são 15 jogos, incluindo amistosos. Ganhou a titularidade durante a Copa Africana de Nações, e desde então é peça-chave na defesa das Super Águias. Apesar da pouca idade, já jogou (e bem) contra atacantes de nível mundial, como Cavani, Suárez e Drogba.

Ficha Técnica

Nome completoKenneth Josiah Omeruo

Data de nascimento: 17 de outubro de 1993

Local de nascimento: Kaduna, Nigéria

Altura: 1,85m

Jogos pelo Chelsea: 0

Gols pelo Chelsea: 0

Clubes: Chelsea (2012-), ADO Den Haag (2012-13), Middlesbrough (2014)

Títulos na carreira: Copa Africana de Nações (2013)

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.