Chelsea vs Manchester e a hegemonia na Premier League

Logo após o primeiro embate contra o Barcelona pela UEFA Champions League, o Chelsea já tem pela frente duas pedreiras no campeonato nacional. Os gigantes de Manchester serão os próximos adversários dos Blues, a começar pelo United amanhã (25) e o City no próximo Domingo (04/03), ambos fora de casa.

Os jogos acontecem num momento chave da temporada, que envolve diversos fatores. Além da tabela de classificação e a confiança que essas partidas passarão ao elenco e torcedores, existe um algo a mais nessas partidas devido à hegemonia que essas três equipes vem tendo na Premier League nos últimos anos: das últimas 15 edições do campeonato inglês, apenas em duas delas a taça não ficou com Chelsea, Manchester United ou Manchester City.

Vamos detalhar um pouco mais esses fatores.

Tabela de Classificação e a confiança ao elenco

Bons resultados trariam uma confiança enorme ao elenco [Foto: Getty]

O Chelsea precisa lutar nesse campeonato por uma das quatro vagas na fase de grupos da próxima Champions League. Um clube gigante deve estar sempre participando da maior competição europeia, e o campeonato nacional é o caminho mais acessível para isso.

Por esse motivo, por mais que a rotina de treinos vá exigir mais dos jogadores, não é o momento de poupar as principais peças, visando a partida da volta contra o Barcelona. O papel de Antonio Conte será fundamental, pois será necessário que o treinador saiba administrar o lado físico dos atletas nos treinamentos e jogos, definindo o momento certo de descansá-los para extrair sempre 100% deles nas partidas decisivas que o time tem pela frente.

O jogo contra o Manchester United é um confronto direto por uma vaga entre os quatro primeiros colocados da Premier League. O time comandado por José Mourinho é atualmente o segundo colocado com 56 pontos conquistados (três a mais que o Chelsea). O Tottenham aparece como quinto colocado e entra na briga por um dos quatro lugares no topo da tabela, juntamente com Manchester City, United, Liverpool e Chelsea, além do Arsenal, que aparece um pouco atrás mas é um time que também merece atenção.

Ou seja, muitos times para poucas vagas e toda a atenção é necessária nessas partidas. Faltando apenas mais 11 jogos no campeonato, todas as partidas ganham uma relevância maior e perder pontos nessa reta final pode significar perder também uma vaga importantíssima ao Chelsea. Portanto é o momento de mostrar força e superar os dois grandes adversários que têm pela frente.

Bons resultados contra os times de Manchester trariam uma confiança enorme ao elenco dos Blues num momento chave da temporada. O líder e o vice do torneio têm estilos de jogar muito bem definidos, e são testes distintos para provar aos jogadores, torcida e até mesmo ao treinador, que esse time pode bater qualquer adversário.

O lado vermelho de Manchester adota o estilo de seu treinador. José Mourinho é conhecido por montar equipes que se defendem muito bem e exploram falhas do adversário, e para isso contam com um goleiro em fase iluminada – David De Gea vem de grandes atuações e é tratado como o melhor do mundo em sua posição por muitos. Já o lado azul da cidade pratica um futebol muito ofensivo, também como já é característico das equipes montadas por seu treinador, Pep Guardiola.

O City, comandado pelo destaque Kevin De Bruyne, virá para cima do Chelsea com muita velocidade e um toque de bola eficiente, que obrigará que o time esteja atento na defesa e aproveite suas chances, parecido com o que foi a partida de ida contra o Barcelona. Bom teste para os Blues se prepararem ainda mais para o adversário da Champions League.

Hegemonia na Premier League

O Chelsea é o atual campeão inglês [Foto: Premier League]

Depois que o Arsenal conquistou a Premier League de forma invicta na temporada 2003/04, apenas o Leicester conseguiu se intrometer entre Chelsea, Manchester United e City na lista de campeões ingleses desde então. As duas próximas partidas dos Blues reúnem os três grandes vencedores do passado recente do campeonato inglês e por isso prometem ser grandes jogos.

Atualmente, o United persegue o City pela ponta do campeonato – por mais que os citizens tenham se distanciado bastante – e nos últimos 15 anos, é constante uma perseguição entre esses três times pelo topo. A partir da temporada de 2002/03 vencida pelo Manchester United, foram 13 títulos e 9 vices entre Chelsea, United e City, e apenas na temporada 2015/16 um deles não apareceu entre as duas primeiras colocações do torneio.

Foram 5 títulos e 4 vices para o Chelsea nesse período, enquanto o Manchester United conquistou 6 vezes e por 3 vezes conseguiu a segunda colocação. O City levou duas taças para casa e ficou atrás do campeão outras duas vezes, e atualmente é o grande favorito a vencer o torneio mais uma vez, já que abriu 16 pontos de vantagem na liderança.

Segue abaixo a lista dos vencedores e vice colocados nas últimas 15 edições da PL:

2002–03               Manchester United; Arsenal

2003–04               Arsenal; Chelsea

2004–05               Chelsea; Arsenal

2005–06               Chelsea; Manchester United   

2006–07               Manchester United; Chelsea   

2007–08               Manchester United; Chelsea   

2008–09               Manchester United; Liverpool

2009–10               Chelsea; Manchester United

2010–11               Manchester United; Chelsea

2011–12               Manchester City; Manchester United

2012–13               Manchester United; Manchester City 

2013–14               Manchester City; Liverpool

2014–15               Chelsea; Manchester City

2015–16               Leicester City; Arsenal

2016–17               Chelsea; Tottenham

Category: Competições

Tags:

Article by: Victor Rosa

Curso jornalismo e carrego o sonho de trabalhar acompanhando futebol todos os dias da minha vida. #GoBlues #KTBFFH