Chelsea visita o Tottenham no primeiro confronto de semifinal da Carabao Cup

Nessa terça feira (08/01) o Chelsea vai até o Wembley Stadium medir forças com seu rival, na primeira partida que definirá o finalista da Carabao Cup. O jogo acontece às 18 horas e terá transmissão da ESPN Brasil, mas você também pode acompanhar tudo em tempo real no Twitter, pelo @ChelseaFC_PT.

Essa será a primeira partida da semifinal, com mando dos Spurs. O segundo jogo está previsto para acontecer no dia 22 de janeiro, em Stamford Bridge. O vencedor desse derby, enfrentará o vencedor da disputa entre Manchester City e Burton Albion, que estão na outra chave do torneio.

Lucas Moura se lesionou e está fora

O Tottenham tem pelo menos três desfalques importantes para a partida. O meia atacante brasileiro Lucas se contundiu na última partida da equipe, válida pela FA Cup, numa goleada contra o Tranmere Rovers. Outros dois jogadores que devem estar fora são os volantes Eric Dier e Victor Wanyama, que se recuperam de lesão.

Será a segunda vez na temporada que os Spurs receberão o Chelsea em Wembley. O primeiro confronto foi positivo para o Tottenham, uma vitória confortável por 3×1, em partida válida pela Premier League. Porém, em se tratando de Carabao Cup, os Blues recentemente comemoraram o título batendo seu rival londrino em Wembley, na temporada 2014/15, sob o comando de José Mourinho.

Portanto, o Tottenham deve encarar com muita seriedade esse duelo, e escalar um time forte para sair vencedor desse derby londrino decisivo.

Sarri deverá ter Willian, Pedro e Giroud de volta

O treinador dos Blues também espera conseguir escalar um time forte para o confronto. Três jogadores que se lesionaram durante a difícil sequência de jogos em Dezembro, devem estar recuperados a tempo do duelo contra o Tottenham: o atacante Giroud e os pontas Pedro e Willian.

Além deles, Kovacic é outro que pode voltar a aparecer. O desfalque é Ruben Loftus-Cheek, que saiu da partida da FA Cup sentindo uma lesão nas costas.

Um jogador que se destacou no último jogo e tem a confiança do treinador para receber novas chances é Callum Hudson-Oddoi, que, segundo Maurizio Sarri “é um jogador muito importante” e “está pronto”.

 Prováveis escalações

Pochettino e Sarri se enfrentarão pela segunda vez na carreira [Foto: Getty Images]

  • Tottenham (4-4-2): Paulo Gazzaniga; Trippier, Alderweireld, Vertonghen, Rose; Winks, Sissoko, Dele Alli, Eriksen; Son, Kane. Tec.: Mauricio Pochettino
  • Chelsea (4-3-3): Kepa; Azpilicueta, Rudiger, Luiz, Alonso; Jorginho, Kanté, Kovacic; Hazard, Pedro, Giroud. Téc.: Maurizio Sarri

Entrevistas pré-jogo

Mauricio Pochettino (Tottenham)

Pochettino sabe que será um jogo difícil [Foto: Tottenham]

“Precisamos estar prontos para lutar por todas as bolas.”

“Acho que será um jogo difícil, pois o Chelsea é um grande time.”

“Será uma semifinal, e é claro que os dois times vão pressionar muito para sair com a vitória.”

“Acho que a parte tática não será a chave para a vitória. Acho que eles sabem como nós jogamos e eu sei como eles jogam.”

Maurizio Sarri (Chelsea)

Sarri deu seu parecer sobre a situação atual do elenco [Foto: Chelsea FC]

“Nós não sabemos ao certo até o momento. Pedro, Willian e Giroud estão melhores e treinarão com seus colegas de time, não sei se poderão jogar amanhã, talvez não os 90 minutos.”

“Loftus-Cheek está fora por enquanto, é claro. Temos que entender melhor sua lesão nas costas pois isso o trouxe problemas no mês passado.”

“Se o Cesc sair, é claro que precisaremos de uma reposição. Temos um problemas com os meias, pois não sei da situação do Loftus-Cheek, e sem Cesc teremos apenas cinco meias, então precisaremos repor.”

Últimos encontros

Rudiger e Kane devem se enfrentar novamente [Foto: Tottenham]

Segundo o Transfermarkt, o Chelsea leva ampla vantagem em confrontos contra o Tottenham. São 43 vitórias dos blues em 86 confrontos.

Porém, Pochettino vence o confronto de treinadores. A partida que houve essa temporada foi a única vez em que o argentino enfrentou Sarri como técnico, com vitória do Tottenham por 3×1.

O Chelsea tem mais vitórias e mais gols marcados no derby londrino [Dados: Transfermarkt]

Os maiores artilheiros do confronto são Jimmy Floyd Hasselbaink e Frank Lampard, com 12 e 9 gols, respectivamente. Atualmente, Dele Alli é o grande carrasco desse confronto, já são 6 gols anotados em 5 duelos contra o Chelsea.

Fique de olho

Harry Kane

Harry Kane tem 19 gols na temporada [Foto: Tottenham]

O centro avante inglês dispensa apresentação. Autor de 14 gols na Premier League, Harry Kane é sempre a principal ameaça do ataque do Tottenham.

Além de gols marcados, o atacante participa ativamente do jogo dos Spurs, armando jogadas e criando situações ofensivas, com muita inteligência e habilidade.

Ele deve ser acompanhado de perto, pois vive mais uma temporada espetacular: são 19 gols e 6 assistências em 29 jogos disputados em 2018/19.

Victor Rosa

Curso jornalismo e carrego o sonho de trabalhar acompanhando futebol todos os dias da minha vida. #GoBlues #KTBFFH