Chelsea visita o St. James Park para quebrar tabu contra o Newcastle

Neste domingo (26), o Chelsea enfrentar o Newcastle pela 3ª rodada da Premier League. Com uma vitória no confronto, Maurizio Sarri pode entrar para o seleto grupo formado por José Mourinho, Carlo Ancelotti e Antonio Conte, como um dos poucos técnicos a conquistar três pontos nos três primeiros jogos do campeonato inglês na Era Abramovic.

O encontro será marcado como o jogo de número 200 de César Azpillicueta na Premier League. Também nesta semana, o defensor completou seis anos vestindo a camisa da equipe londrina após sua transferência do Olympique de Marseille, por 7 milhões de libras.

A partida será disputada no St. James Park, casa dos Magpies, e terá transmissão da ESPN Brasil a partir das 12h (horário de Brasília). Você também poderá acompanhar todos os lances pelo twitter, através do @ChelseaFC_PT.

Manutenção dos 100% de aproveitamento

O início dos Blues nesta Premier League é animador. Uma vitória tranquila contra o Huddersfield e outra em casa, no dérbi londrino. Mas não são apenas os resultados que provocam boas expectativas; o futebol proposto pelo comandante italiano também vem agradando jogadores e torcida.

Para a próxima partida, contra o Newcastle, Sarri deve manter o time que disputou os dois primeiros jogos da competição, com a possibilidade de que Eden Hazard e Mateo Kovačić iniciem entre os titulares. Segundo o técnico italiano, os dois estão prontos para iniciarem uma partida como titulares, mas não devem atuar por 90 minutos.

A única baixa continua sendo Cesc Fàbregas. O meia segue em tratamento de lesão descrita como ‘rara’ pelo técnico Maurizio Sarri.

Jogo de reabilitação para o Newcastle

Diferente do Chelsea, os Magpies não começaram sua jornada na Premier League muito bem. Entraram na 3ª rodada da competição ocupando apenas na 12ª colocação, e com somente um  ponto conquistado contra Tottenham e Cardiff City.

Após o frustrante empate contra o Bluebirds na rodada passada, os comandados de Rafa Benítez esperam manter o ótimo retrospecto contra o Chelsea jogando em casa. Mas para essa partida, não devem contar com Kenedy, que não pode atuar por questões contratuais com os Blues; e Isac Hayden, que foi expulso durante a ultima partida.

Entrevistas Pré-Jogo

Rafael Benítez (Newcastle)

Rafa fala em inteligência para vencer o jogo (Foto: Getty Images)

Rafa comentou a respeito sobre a situação dos laterais-direitos:

“Yedlin tem treinado, ele está bem. Manquillo está melhor do que esperávamos, mas ainda temos que avaliá-lo.”

Falou sobre enfrentar o Chelsea e como vencê-los:

“Nós estamos falando de um dos times tops da liga. Eles têm um ótimo treinador, conheço o Sarri muito bem e de sua experiência na Itália.”

“O principal fator para nós é a atitude dos jogadores, como trabalham em equipe e a mentalidade.”

“Você tem que encontrar o equilíbrio, e equilíbrio significa que você tem que tentar vencer usando a cabeça, e não apenas o coração.

Maurizio Sarri (Chelsea)

Maruizio Sarri na coletiva pré-jogo (Foto: Mirror)

Sarri comentou a possibilidade de Hazard e Kovacic iniciarem a partida como titulares:

“Kovacic e Hazard jogaram bem os últimos 30 minutos contra o Arsenal, mas acho que naquele momento a intensidade do jogo diminuiu bastante”

“Eden Hazard está pronto para 50 ou 60 minutos no domingo. Não sei se ele aguentaria jogar por 90 minutos.”

Sarri falou sobre Rafa Benítez:

“Acho que tenho que agradecer Rafa. Por que quando cheguei em Nápoles, eu tive a sensação que imediatamente o time estava pronto para jogar meu futebol. Se eu cheguei depois de outro técnico, talvez seja mais difícil. Eu tenho que agradecê-lo.”

Foi perguntado se ele trabalhou os aspectos defensivos durante a semana e se usaria 5 defensores:

“Eu trabalho nisso toda semana. Eu não estou preocupado com o momento defensivo. Normalmente, quando chego em um novo clube, tenho problemas por 2 ou 3 meses. Acho que isso é normal.”

“Não, não posso jogar com 5 defensores. Por que nós tentamos defender em busca da bola, e nesse jeito de defender, com 5 jogadores nós perdemos metros em campo. Eu tentei isso há 5 anos mas não é o meu estilo.”

Prováveis escalações

Newcastle (4-4-2): Dubravka; Yedlin (Manquillo), Lasceles, Clark, Dummet; Diammé, Shelvey, Ritchie, Murphy; Ayoze Pérez, Joselu.

Chelsea (4-3-3): Kepa; Azpillicueta, Rüdiger, David Luiz, Alonso; Jorginho, Kanté, Barkley (Kovacic); Pedro, Willian (Hazard), Morata.

Histórico recente

Quando se fala em jogo no St. James Park para o Chelsea, os últimos anos mostraram que é muito difícil do time londrino sair com pontos de lá. O Newcastle venceu 4 dos últimos 5 confrontos contra os Blues, jogando em sua casa. A equipe londrina, por sua vez, é uma das mais derrotadas pelos Magpies no como visitante na era Premier League – são 11 derrotas, atrás apenas de Arsenal (12) e Liverpool (13).

A última vitória dos Blues no nordeste da Inglaterra foi ainda sob o comando de André Villas Boas. Na oportunidade, o Chelsea venceu o Newcastle pelo placar de 3 a 0, com gols de Drogba, Kalou e Sturridge. O técnico português acabou sendo demitido após quatro meses dessa partida.

Fique de olho

Jonjo Shelvey é o cérebro do meio-campo dos Magpies(Foto: Getty Images)

Contratado pelos Magpies em janeiro de 2016 por 12 milhões de libras, Shelvey tem sido um dos jogadores fundamentais no meio-campo do Newcastle. Atuando na faixa central, é o cara que rege e orquestra o jogo no time de Rafael Benítez.

São 7 gols e 18 assistências em 96 jogos com a camisa do Newcastle. As estatísticas são modestas para um meia do futebol inglês, mas não refletem a influência dele em jogo durante esses anos nos Magpies.

Alessandro Amorim