Chelsea vence Sunderland e chega a 10ª vitória consecutiva

Na noite desta quarta-feira (14), o Chelsea viajou até o nordeste da Inglaterra para enfrentar o Sunderland, pela 16ª rodada da Premier League. Era o duelo entre o líder e o lanterna do campeonato. Com muita posse de bola e chances de gol, os Blues venceram por 1 a 0, com gol de Cesc Fàbregas e chegou a 10ª vitória consecutiva no campeonato inglês.

Com o desfalque de última hora de Eden Hazard, o Chelsea entrou no gramado do Stadium of Light com Willian como titular. Por opção técnica, Cesc Fàbregas também iniciou a partida no lugar de Nemanja Matic. O espanhol estava na escalação inicial contra o Manchester City, há duas rodadas, e foi importante no resultado obtido pelo time de Antonio Conte. Na próxima rodada, o Chelsea enfrenta o Crystal Palace fora de casa para conseguir o número recorde de 11 vitórias consecutivas.

Ataque encontra dificuldades, mas Fàbregas abre o placar no fim da primeira etapa

Ao começar a partida, o Chelsea já sabia que terminaria a rodada como líder, devido a derrota do Arsenal no dia anterior. Uma vitória aumentaria mais ainda a distância entre o Blues e seus concorrentes diretos pelo título inglês para seis pontos. Mesmo com as mudanças no time titular, o Chelsea tentava impor seu ritmo e dominar as ações dentro de seu campo ofensivo. Após 25 minutos sem grandes emoções mas de grande posse de bola dos visitantes, a primeira chance de gol veio dos pés de Januzaj, em contra ataque onde procurou o canto superior do gol de Courtois.

Alguns segundos depois, Diego Costa teve seu primeiro arremate pro gol. Em jogada inciada pelo próprio, Alonso cruzou para o atacante que entrava livre na área, mas errou a pontaria. Com uma proposta bem defensiva, o Sunderland conseguia limitar as ações ofensivas do Chelsea. Em jogada anulada por impedimento, a equipe de Antonio Conte conseguiu furar as linhas com muitas troca de passe, mas Pedro não pode concluir a jogada legalmente.

Fàbregas comemora o gol ao fim do primeiro tempo

Com a dificuldade de penetrar na defesa do Sunderland, bola parada e o contra ataque eram as opções para o Chelsea poder ser perigoso. A primeira finalização ao gol aconteceu em falta cobrada por David Luiz, defendida sem dificuldades. Aos 40 minutos, em saída de jogo errada do time da casa, o Chelsea roubou a bola e Fàbregas, que tabelou com Willian, chutou no canto do goleiro Pickford que não conseguiu impedir o primeiro gol do líder da Premier League.

Nos minutos finais do primeiro tempo, a habitual dificuldade do Chelsea em criar chances parecia ter acabado. Duas bolas foram levantadas em direção de Diego Costa, sem perigo para o gol do Sunderland. Nos acréscimos, falta de O’Shea no atacante hispano-brasileiro. Na cobrança, Willian bateu com perigo por cima da meta de Pickford.

Jogo aberto e sofrimento no fim, mas Courtois garante a vitória

Sunderland voltou o segundo tempo disposto a tirar o sossego do Chelsea na partida. Após saída errada de David Luiz, Defoe encontrou Januzaj pelo lado direito que foi parado por Courtois. Na sequência do escanteio, Moses teve um arremate que passou direto pela meta dos Black Cats. Após o susto inicial, os Blues voltaram a exibir o bom futebol, com trocas de passes rápidos. Em jogada individual, Willian teve um chute desviado que acertou a trave. Seguindo a cobrança de escanteio, Moses teve um chute defendido por Pickford.

Aos 53 minutos, o placar só não era maior para o Chelsea graças ao goleiro do Sunderland, que defendeu chute rasteiro de Diego Costa após trapalhada da defesa. O atacante ficou pedindo pênalti após dividida com zagueiro Koné. Alguns minutos depois, o duelo entre o atacante e o zagueiro marfinense continuou e Diego pediu outra falta do defensor do Sunderland após cruzamento de Moses.

Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, ficou claro que a partida seria diferente de todo o primeiro tempo. Precisando dos pontos para sair da lanterna, o Sunderland se impôs mais ao ataque e ameaçou o Chelsea com oportunidades de gol não bem trabalhadas. Com isso, as chances de gol dos Blues também cresciam. Moses demostrava perigo com chutes de fora de área. Aos 63 minutos, Willian encarou a marcação, mas o chute foi pra fora.

Jogo no segundo tempo foi disputado, mas o Chelsea saiu vencedor (Foto: Chelsea FC)

As oportunidades do Chelsea não paravam. Alonso e Kantè pararam nas defesas de Pickford. Pedro, após contra ataque, chutou por cima. Com os desperdícios ofensivos, cada posse de bola do Sunderland era perigoso para a manutenção da vitória. Com pouco mais de 10 minutos para se jogar, os donos da casa apostavam na pressão para conseguir o resultado. Enquanto o Chelsea, ia para o contra ataque, mas desperdiçava muitas oportunidades. Em jogada bem trabalhada entre Diego Costa e Fàbregas, Willian recebeu na entrada da área, mas bateu em cima do goleiro.

Com outras chances de matar o jogo sendo desperdiçadas, o Sunderland sonhou com o empate aos 45 minutos. Primeiro com levantamento para Defoe, desviada por Azpilicueta. Na sequência, cabeçada de Denayer defendida por Courtois. Com mais três minutos de acréscimos, os Black Cats foram pra bola aérea. Após rebote de falta, Van Aanholt só não empatou o jogo porque Courtois foi gigante ao defender e garantir a vitória do Chelsea em chute no canto direito.

Ficha Técnica

Sunderland (5-4-1): Pickford, Jones (Love 59′), Kone, Djilobodji, O’Shea, Van Aanholt, Borini (Khazri 82′), Kirchhoff (Larsson 56′), Denayer, Januzaj, Defoe.

Reservas Não Utilizados: Mannone, Asoro, Maja, Honeyman

Chelsea (3-4-3): Courtois, Azpilicueta, David Luiz, Cahill; Moses (Ivanovic 90’+2′), Fàbregas, Kantè, Alonso; Pedro (Matic 75′), Willian (Chalobah 89′), Diego Costa

Reservas Não Utilizados: Begovic, Zouma, Loftus-Cheek, Batshuayi

Gols: Fàbregas 40′ (CHE)

Cartão Amarelo: Defoe 43′ (SUN), O’Shea 45’+1′ (SUN), Pedro 56′ (CHE), Borini 71′ (SUN), Moses 90’+2′ (CHE)

Público: 41.008

Árbitro: Neil Swarbrick

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.