Chelsea recebe o Liverpool por um lugar na próxima Champions League

É final, ou quase isso. Chelsea e Liverpool duelam neste domingo (06) pela 37ª rodada num confronto que tem influência direta na briga por uma vaga na próxima UEFA Champions League. O jogo no Stamford Bridge terá transmissão da ESPN Brasil a partir das 12h30 (horário de Brasília), mas você também pode acompanhar tudo em tempo real no twitter, pelo @ChelseaFC_PT.

Há esperança para os Blues (Reprodução)

A atual configuração depois dos jogos deste sábado (05) mostra que o Chelsea tem motivos para sonhar. E a partida deste domingo se tornou decisiva por isso: uma vitória azul coloca o Chelsea a dois pontos do Tottenham e a três do Liverpool. Mas não se engane, torcedor, o primeiro critério de desempate na Premier League é o saldo de gols, e nisto os Blues (26) estão bem atrás de Liverpool (43) e Tottenham (36). Todavia, teríamos mais dois jogos para Chelsea (vs Huddersfield, em casa, e vs Newcastle, fora) e para Tottenham (vs Newcastle e Leicester, em casa). O Liverpool jogará somente mais uma vez contra o Brighton, em casa. Ou seja, derrotar os Reds é o primeiro passo para continuar sonhando.

Outra falácia que é importante explicar: em caso de título do Liverpool na Liga dos Campeões, não se abre uma quinta vaga no campeonato inglês. O máximo que pode acontecer para os cinco primeiros irem à Champions é o Chelsea terminar entre os quatro primeiros e o Liverpool, sendo campeão europeu, terminar em quinto.

Ao contrário de 2012, quando tiramos o Tottenham da Champions, um possível título do Liverpool não tiraria o time de Londres da principal competição europeia porque o regulamento mudou e, assim, os cinco primeiros se classificariam.

Marcos Alonso está de volta; sem novos problemas para Conte

Depois de cumprir as três partidas de suspensão impostas pela FA, o ala esquerdo Marcos Alonso está disponível e deve voltar ao time titular no jogo deste domingo (06). Com isso, o brasileiro Emerson deve voltar para o banco de reservas. Já David Luiz e Ampadu devem continuar sendo as únicas ausências em mais um jogo na temporada.

Desta maneira, a tendência é pela volta do 3-4-3 com Willian e Alonso sendo as novidades entre os 11 iniciais.

Gomez e Can estão fora; Lallana é dúvida

Depois da grande classificação sobre a Roma para a final da Champions League, o Liverpool tem outra batalha decisiva pela frente. O treinador alemão Jürgen Klopp não poderá contar com o defensor Joe Gomez, que sofreu uma lesão na semana passada. Lallana voltou a treinar pela primeira vez nesta semana após se recuperar de um problema na coxa ocorrido no fim de Março e não deve jogar contra o Chelsea. Can também está fora devido a uma lesão nas costas.

O The Guardian aponta que Clyne jogará na lateral, empurrando Alexander-Arnold para o meio de campo. No ataque, Ings atuaria no lugar de Mané.

Prováveis Escalações (via The Guardian)

(Reprodução)

Entrevistas Pré-Jogo

Antonio Conte (Chelsea)

Treinador italiano ainda acredita em vaga na Champions (Foto: Chelsea FC)

Na sua tradicional coletiva pré-jogo de sexta-feira, Conte voltou a falar sobre o foco de terminar a temporada bem, e isso passa por uma vaga na próxima UEFA Champions League.

‘Nosso foco é terminar da melhor maneira possível e lutar por uma vaga na Champions League. A situação não está em nossas mãos, mas devemos tentar e a maneira de começar é conseguindo os três pontos contra o Liverpool. Temos outra final de FA Cup e com certeza devemos dar satisfação a todos os nossos torcedores. Nós queremos tentar fazer o melhor até o fim. 

Esta pode ser uma boa oportunidade […] Nós sabemos muito bem que o Liverpool é um bom time. Não será fácil, mas se nós quisermos manter a esperança viva, nós devemos ganhar os três pontos.

Eu não sei se esse é o momento certo de jogar contra eles, mas é claro que você espera um jogo difícil contra o Liverpool. E você deve estar pronto para lutar e jogar contra eles. É muito importante jogar uma boa partida, mas estamos prontos para jogar contra eles.’

Jürgen Klopp (Liverpool)

Klopp disse que será um jogo difícil (Foto: Liverpool FC)

Antes de jogar contra o Chelsea, Jürgen Klopp falou das possibilidades do Liverpool nesta partida, sem antes não esquecer de falar que este confronto parece uma partida de semifinal de Champions League.

‘Se empatarmos, não é bom para eles; se ganharmos, não é bom para eles. Eles têm que ganhar e tentarão isso. É como se fosse uma semifinal de Champions League, para ser honesto.

Nós veremos o que poderemos fazer lá. A notícia boa é que temos um outro jogo, mas não pensamos nisto neste momento. Devemos estar prontos para o confronto.

Nós já tivemos alguns bons momentos nesta temporada, mas nós nunca tivemos para celebrar isto! Sempre há o próximo adversário. Agora, temos que jogar e o Chelsea está esperando.

Confrontos recentes

Há equilíbrio entre as duas equipes (Reprodução – Premier League)

Na Premier League, é um duelo bastante disputado. Em 51 jogos, são 19 vitórias para cada clube e 13 empates. 63 gols para o Chelsea, 61 para o Liverpool.

Nas últimas duas pelejas, dois empates: um 1-1 dia 31 de janeiro de 2017, fora de casa, na temporada do título, David Luiz marcou de falta naquele jogo; e um outro 1-1 desta vez no dia 25 de novembro pela atual temporada, quando Willian nos garantiu um ponto.

Fique de Olho

Salah é candidato a Bola de Ouro (Reprodução)

Não há outro nome a se destacar senão o de Mohamed Salah. 31 gols e nove assistências em 36 jogos o credenciam a ser Bola de Ouro. Se o Chelsea quiser vencer, tem que parar o egípcio.

Curiosidades (via BBC)

  • O Chelsea ganhou quatro jogos sucessivamente em todas as competições, mas só conseguiu um ponto nos últimos dois jogos em casa.
  • Olivier Giroud tem incríveis quatro gols nos últimos cinco jogos como titular pela Premier League contra o Liverpool.
  • O Liverpool não tomou gol em sete dos últimos 12 jogos da Premier League.
  • Os visitantes só ganharam um dos últimos quatro confrontos fora de casa pela Premier League.
Rafael França

Um carioca jornalista vivendo em Porto Alegre. Diretor-geral do Chelsea Brasil e blogueiro da marca no ESPN FC