Chelsea bate Newcastle e reassume liderança isolada da Premier League

Oscar comemora o seu gol, que abriu as atividades no Stamford Bridge

O início foi complicado, e o Newcastle chegou a liderar as estatísticas de finalização em 9 a 1. Mas isso não foi suficiente para que a invencibilidade do Chelsea no Stamford Bridge caísse. Com gols de Oscar e Diego Costa, os Blues chegaram a sua décima vitória em dez jogos como mandante nesta temporada, e viram a liderança cair em seu colo após o empate entre Manchester City e Everton, em 1 a 1, no Goodison Park. O próximo compromisso do Chelsea é no sábado que vem, frente ao Swansea, no País de Gales.

Aparentemente barrado, Cahill começou a partida no banco de reservas, abrindo oportunidade para Zouma, que fez bom jogo. Outra ausência na escalação foi Courtois, mas o goleiro não estava com 100% em condições de jogo, como argumentou Mourinho. Cech foi titular e fechou o gol, causando assim um “bom problema” para os próximos jogos.

O jogo deste sábado (10) foi marcado por um início difícil. Tendo que lidar com a pressão e um “infernal” Remy Cabella, o Chelsea segurou as pontas, e alcançou a vitória. Oscar, com um gol e uma assistência, e Diego Costa, com um belo gol e outras finalizações de perigo, puxaram o piano e levaram o Chelsea de volta para a liderança.

Newcastle pressiona, mas é o Chelsea quem sai na frente

Os primeiros minutos de partida foram truncados e de poucos bons momentos. No entando, desde o início, era notável a forma como o Newcastle propunha o seu jogo. Com posse de bola, o time do norte da Inglaterra passou boa parte do primeiro tempo sem sofrer sustos dos donos da casa.

E foi dos visitantes a primeira oportunidade. Aos 5 minutos, Sissoko recebeu na esquerda, trouxe para o meio e finalizou, para a fácil defesa de Petr Cech. Pouco depois, Cabella recebeu com muita liberdade pelo lado direito, mas acabou desperdiçando a oportunidade, realizando cruzamento ruim. Aos 18, o francês voltou a aparecer, dessa vez pedalando pra cima de Ivanovic e finalizando com perigo. Um desvio em Terry acabou levando a bola para escanteio.

O Chelsea só despertou aos 21 minutos. Após falta cobrada por Gouffran e defendida por Cech, o contra-ataque ficou aberto para os Blues, que saíram em velocidade com Hazard. O belga abriu para Diego Costa, mas o hispano-brasileiro preferiu buscar um novo passe ao invés da finalização, ocasionando o erro.

Aos 31 minutos, mais Cabella. O meia recebeu do lado direito, passou fácil por Terry e finalizou de perna esquerda, exigindo bonita defesa de Petr Cech. Logo depois, após cruzamento de Ivanovic, o Chelsea tentou responder com uma bicicleta de Diego Costa, mas o atacante acabou não conseguindo a finalização.

Aos 36, Azpilicueta ficou no chão após sentir a virilha, e Sissoko aproveitou. O ponta avançou pelo setor deixado pelo espanhol e finalizou, com violência, na trave. Na sequência do lance, Filipe Luís foi chamado por Mourinho e substituiu Azpilicueta, que não se recuperou da lesão.

Apesar do jogo abaixo da crítica, o futebol nem sempre é tão justo, e foi se apoiando nessa tese que o Chelsea pulou a frente no placar. Aos 42, a bola saiu para escanteio e Willian, na “malandragem”, cobrou rápido, pegando a defesa do Newcastle despreparada. Ivanovic, que recebeu, livre, do brasileiro, encontrou Oscar dentro da área, e só restou ao camisa #8 completar para abrir o placar. Antes do final da primeira etapa, Willian, de falta, ainda levou algum perigo, mas ficou por isso. Etapa encerrada e 1 a 0 no marcador.

Etapa complementar tem gol no início e confirmação da vitória

O segundo tempo começou “sonolento”. Sem apresentar a mesma capacidade de levar perigo como na etapa inicial, os visitantes não se lançaram ao ataque, e o Chelsea, por sua vez, não demonstrava tanta vontade de buscar mais gols.

Essa foi a impressão inicial, que acabou sendo desmentida aos 13 minutos para primeira etapa. Tudo isso porque, após receber dentro da grande área, Oscar deu um lindo passe de letra para Diego Costa. O artilheiro dominou, esperou, e finalizou cirurgicamente para bater Krul e fazer 2 a 0.

Depois do gol, a monotonia ficou um pouco mais evidente. Mesmo assim, algumas chances foram criadas por ambas as equipes. Aos 20, Ameobi, que havia acabado de entrar, cruzou bola traiçoeira na área, que acabou indo na direção de Cech. O goleiro deu um tapinha, com dificuldades, para escanteio. Aos 22, após escorada de Oscar, Diego Costa tentou emendar um voleio, porém a bola foi fraca, nas mãos de Krul.

Aos 33 minutos, quase uma pintura. Diego Costa, em jogada individual, passou por dois jogadores do Newcastle e finalizou, tirando de Krul. No entanto, Coloccini estava lá, em cima da linha, para evitar o gol. No minuto seguinte, Fàbregas arriscou de fora, levando perigo.

A parte final de jogo acabou não tendo bons momentos. Aumentando sua estatística de posse de bola veementemente, o Chelsea encaminhou um fim de jogo tranquilo, sem sustos, e que devolveu a liderança para o time azul de Londres.

FICHA TÉCNICA

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Zouma, Terry (c), Azpilicueta (Filipe Luis, 38); Matic, Fabregas; Willian, Oscar (Ramires 78), Hazard; Diego Costa (Remy 83).

Reservas não utilizados: Courtois, Cahill, Mikel, Drogba.

Gols: Oscar 43, Diego Costa 58

Cartões amarelos: Matic 70, Oscar 75.

Newcastle (4-3-3): Krul; Janmaat, Coloccini (c), Williamson, Dummett; Sissoko (Riviere 84), Anita, Colback; Cabella, Perez, Gouffran (Ameobi 63).

Reservas não utilizados: Woodman, Santon, Haidara, Vuckic, Armstrong.

Cartões amarelos: Williamson 45, Colback 58, Dummett 77

Árbitro: Roger East

Estádio: Stamford Bridge

Público: 41,612

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.