Análise Tática: Benfica 1×2 Chelsea

O Chelsea foi à Amsterdã para enfrentar o Benfica pela final da UEFA Europa League e mais uma vez se sagrou campeão. Os ingleses bateram os lusitanos por 2 a 1, gols de Torres e Ivanovic, Cardozo descontou para os benfiquenses.

Chelsea campeão da Europa League
Chelsea campeão da Europa League

Em questões táticas, o Benfica foi bem no jogo – até melhor que o Chelsea – principalmente na etapa inicial da peleja. O time luso poderia ter construído boa vantagem, quiçá, decidido a final se tivesse aproveitado as chances.

O esquema de Jorge Jesus, o 4-3-3  tinha o ex-blue, Matic como homem mais defensivo no meio de campo português, Enzo Pérez atuava pela direita e o hispano/brasileiro Rodrigo como um meia pelo lado esquerdo combatendo as subidas de Mata, Oscar e Ramires, respectivamente.

Gaitan e Salvio circulavam pelos flancos tentando criar  jogadas para o finalizador Óscar Cardozo. O camisa 18 benfiquense conseguia criar perigo às costas dos laterais azuis. Chegou a  receber dois cruzamentos, que foram mal aproveitados pelo argentino.

Pelo lado azul, os homens de meio de campo dos blues não jogaram bem, os dois volantes não protegiam bem a defesa, assim a bola não chegava em boas condições para Mata muito menos para Torres. O 4-2-3-1 de Rafa Benítez sofreu pressão no primeiro tempo, mas conseguia chegar nas bolas paradas e na ligação direta.

E graças a um lance assim o Chelsea abriu o placar com Fernando Torres. Com o gol, os blues recuaram as linhas pra jogar nos perigosos contra-ataques. Após sofrer o gol, Jorge Jesus avançou ainda mais o seu time, colocou Ola John e Lima no lugar de Melgarejo e Rodrigo.

Pouco tempo depois das substituições, o Benfica conseguiu empatar em pênalti convertido por Óscar Cardozo. Após sofrer o gol o clube londrino teve que voltar a atacar e com o lado esquerdo português aberto, Ramires tinha muito espaço na sua faixa do campo e foi por ali que se iniciou o lance que definiu a partida.

Ainda mal na partida, Ramires conseguiu arrumar escanteio pelo lado direito e em cobrança de Juan Mata, Ivanovic saiu da marcação de Pérez e sobiu para testar e fazer a Europa ficar azul mais uma vez.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.