Colunas: Um episódio com cenas animadoras

Eden Hazard teve boa atuação contra o WBA (Foto: The Guardian)
Eden Hazard teve boa atuação contra o WBA (Foto: The Guardian)

Saudações aos amigos que acompanham o Chelsea Brasil! A coluna de hoje aborda o jogo do Chelsea contra o West Bromwich (22/11), cujo placar final foi 2 a 0 para o clube londrino. Os dois tentos, que foram marcados antes dos 30 minutos de jogo não definem bem o que foi a partida. Já sabemos que a justiça no futebol é controversa, pois se fosse algo concreto, teríamos um marcador ampliado: três, talvez quatro gols favoráveis ao Chelsea.

O time se portou muito bem e qualquer adjetivação que eu faça não define o primor que foi a etapa inicial dos Blues frente aos Baggies. Para demonstrar quão empolgado os torcedores do Chelsea devem ficar, basta observar as estatísticas do jogo. Concordo que era o modesto West Bromwich, mas como estamos tratando de um campeonato competitivo – se não for o mais – vale ressaltar o ótimo desempenho do Chelsea.

O que eu vi foi um Chelsea pronto para ser vitorioso nesta temporada 2014/2015. E para quem não viu, os números abaixo confirmam minha tese de que podemos ir muito longe desta vez.

Dados

– 11º gol de Diego Costa na Premier League em 10 jogos.

– Com o gol marcado frente ao WBA, Hazard soma 40 assistências e 36 gols na sua passagem pelo Chelsea. Portanto, o belga esteve envolvido em 76 gols dos Blues.

– Cesc Fàbregas tem a melhor média de assistências da história da Premier League: uma assistência em 225 minutos. São 10 assistências em 12 jogos na Premier League.

– O fim do primeiro tempo dos Blues já mostrava o que seria o placar final: 2 a 0. Além disso, o Chelsea conseguiu 67% da posse de bola na etapa inicial, chutou 13 vezes, enquanto os Baggies chutaram três, e – o que mais chamou atenção no Chelsea – conseguiram acertar 92% dos passes.

– Os Blues tiveram sete dos 11 jogadores com a porcentagem de passes superior a 90% no primeiro tempo. Os outros quatro atletas ficaram com a marca superior a 95%. Das nove chances de gol criadas nos primeiros 45 minutos, quatro foram de Fábregas, três de Hazard e as outras duas foram para Ivanovic e Oscar.

– A posse de bola na etapa complementar chegou a marcar 88% para o Chelsea e 12% para o West Bromwich.

– Quando o jogo acabou, as estatísticas mostraram a posse de bola novamente favorável ao Chelsea: 69 a 31. 21 chutes para os mandantes e cinco para o WBA. Além de 15 chances de gol criadas para o Chelsea e a manutenção dos 92% de aproveitamento nos passes.

– O homem do jogo foi Cesc Fàbregas. 172 toques na bola e deu 153 passes, sendo que 144 foram certos. Ou seja, 94% de aproveitamento nos passes, uma assistência e 14 cruzamentos.

– Quando o assunto é José Mourinho, sua impressionante série de vitórias no Stamford Bridge continua. 85 jogos, 67 vitórias, 17 empates e uma derrota.

– O Chelsea é o único clube na Europa a marcar gols em todos os jogos nesta temporada.

– O time de Stamford Bridge é o segundo clube com a maior marca de gols marcados na Europa, com 30 gols. O primeiro é o Real Madrid com 44.

Fontes: @uberchelseafc, @cfc_wale, @Chelsactivity, @cobhamchronicle, @Squawka e @futmais

Curtinhas

Retratação: José Mourinho havia comentado que a atmosfera do Stamford Bridge era ruim, mas o português teve a sua resposta no jogo contra o West Bromwich. A torcida impressionou o Special One, que mudou de opinião sobre o espetáculo proporcionado pelos torcedores: “Eu sinto muito pelos comentários feitos uma semana atrás. A realidade é que hoje a atmosfera estava incrível”.

Reencontro: A torcida em Stamford Bridge tem o costume de cantar que o clube é o único time em Londres que ganhou a Champions League. E muito se deve a Roberto Di Matteo, técnico do Chelsea na época e atual treinador do Schalke 04, próximo adversário dos Blues na competição internacional. Di Matteo está no clube alemão há seis semanas e vem apresentando um time com irregularidades. Nos últimos cinco jogos pela Bundesliga, três vitórias e duas derrotas (Bayer Leverkusen e Freiburg).

Transferências: O Daily Mail afirmou que o Chelsea está preparando uma oferta de 20 milhões de Libras para o lateral do Everton, Seamus Coleman. Segundo o jornal, Mourinho é um grande admirador do atleta e pediu a contratação do jogador.

PS: 17 pontos em 12 jogos – 15 pontos atrás do Chelsea – e o pior início de uma edição do Campeonato Inglês desde 1982: Arsenal.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.