Colunas: Jogo dos Onze Acertos

Courtois é um dos responsáveis pela grande campanha do Atlético (Foto: Sky Sports)
Courtois é um dos responsáveis pela grande campanha do Atlético (Foto: Sky Sports)

O Chelsea da Depressão escreve aos sábados, mas não pôde contribuir por problemas técnicos. João Vitor Marcondes colaborou com a coluna.

Atlético de Madrid e Chelsea se enfrentam nos dias 22 e 30 de abril. O jogo é válido pela UEFA Champions League, e quem passar, estará na final da maior competição de clubes da Europa. Até aí, nenhuma novidade, porém a razão do texto é a impressionante campanha do clube madrilenho e a ligação entre os “times de operários”. Curiosidades foram levantadas entre os clubes e os rivais se assemelham em algum pontos.

O primeiro elo é Diego Costa. O atleta hispânico-brasileiro é destaque na mídia pelo seu desempenho nesta temporada. São 46 jogos, 35 gols e cinco assistências. Números que colocam o atacante entre os melhores do mundo, pelo menos nas estatísticas. Em número de tentos marcados, Costa perde para Cristiano Ronaldo (45), Ibrahimovic (40) e Lionel Messi (38). São 27 gols na Liga BBVA. Todos esses fatos chamaram a atenção do Chelsea, onde o atleta está sendo cotado como reforço na próxima temporada.

Convenhamos que o atleta é mais um que conta com o selo de qualidade Mourinho para jogadores de futebol.  Ser pelejador e auxiliar a equipe em todos os setores são fatores que condiciona o atleta a matricular-se na EFI (Escola de Futebol Internacional) Professor José Mário dos Santos Mourinho Félix.  A qualidade do jogador fez com que o mesmo recebesse elogios de Iniesta:

“Como jogador, está demonstrando que é praticamente “imelhorável”. A quantidade de circunstâncias que gera a cada partida e o rendimento fazem com que ele esteja neste lugar (Seleção Espanhola)”.

O segundo elo é Thibaut Courtois. Contando com a vitória frente ao Elche, o arqueiro somou sete clean sheets em oito partidas seguidas pelo Campeonato Espanhol. Em 33 embates, Courtois não sofreu gols em 19 partidas. O que isso significa? Entre as cinco principais ligas europeias: La Liga, Premier League, Bundesliga, Serie A e Ligue 1, somente um goleiro supera o do Atlético de Madrid em jogos sem tomar gols: Vincent Enyeama, do LOSC Lille (20).

Jornais ingleses cravam que o interesse de Mourinho em contar com o arqueiro para a próxima temporada é inalterável. Vale ressaltar que Courtois pertence ao Chelsea – está emprestado ao clube espanhol – mas o que prende é a forma como “manusear” as peças. Trazer o arqueiro e o Diego Costa? Deixar o arqueiro por empréstimo e comprar o passe do atacante? Ou iniciar uma negociação entre os atletas? Todas as três hipóteses já foram levantadas pela imprensa espanhola e inglesa, mas nada concreto até então.

O terceiro ponto é a própria Champions League. Os clubes chegaram até a semifinal com méritos indiscutíveis. Mas, no início da temporada, quem cravaria a eliminação precoce do Barcelona para os Colchoneros? E o Chelsea? Apesar de já tem conquistado o troféu em 2012, tem suas limitações – e são muitas – mas chegou até a expressiva marca de, no mínimo, quarto clube do continente em 2014. Ou seja, diferentemente da outra semifinal entre Bayern de Munique e Real Madrid, que já eram times cotados desde o início para levantar o caneco, a presença dos alvirrubros hispânicos e dos azuis de Londres chama a atenção.

A situação dos selecionados nos Campeonatos Nacionais também interligam os clubes. Ambos dependem só de si para levantar o caneco. Na Espanha, três vitórias em quatro embates dão a taça ao Atleti. Os próximos jogos são Levante, Valencia, Málaga e Barcelona. Na terra da Rainha, o Chelsea necessita ser superior ao Sunderland, Liverpool, Norwich e Cardiff para chegar ao cume do futebol inglês.

E aí, são parecidos?

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.