Colunas: Derrota e eliminação devem servir de alerta para o restante da temporada

Revés por 4 a 2 decretou a eliminação dos Blues na Fa Cup (Foto: Getty Images)
Revés por 4 a 2 decretou a eliminação dos Blues na Fa Cup (Foto: Getty Images)

A classificação do Chelsea estava muito bem encaminhada para a próxima da FA Cup depois do término do primeiro tempo pelo placar de 2 a 1. Para a etapa final, bastava os Blues matarem o jogo num contra-ataque e assegurar a classificação. Mas os últimos quarenta e cinco minutos foram desastrosos e os comandados de Mourinho foram eliminados pelo humilhante placar de 4 a 2.

A única explicação mais racional para este revés talvez seja, de fato, o desgaste físico, que prejudicou muito os jogadores do Chelsea, notavelmente cansados em campo. A preguiça também pode ser uma explicação para a derrota. Mas o que chama a atenção é como o clube londrino tem se tornado previsível.

O empate diante do Liverpool, pela Capital One Cup na última terça-feira (20), já evidenciou a queda de rendimento da equipe, que acertou apenas um chute certo na meta do goleiro dos Reds – que foi o pênalti convertido por Hazard. A tática de Mourinho, ora com o trio de meias, ora com Mikel e Matic como volantes e Fàbregas como terceiro homem do meio-campo, apesar de muito boa, está se tornando manjada pelos adversários.

Este problema precisa ser resolvido o quanto antes, portanto, é necessário achar alternativas para o restante da temporada para que não haja mais eliminações vexatórias como a de hoje. Apesar de possuir um elenco recheado de bons jogadores, a equipe de José Mourinho funciona bem em torno de quatro jogadores: Fàbgreas, homem responsável por comandar o meio-campo e distribuir assistência, Matic, na contenção, e Oscar e Hazard responsável por armar jogadas no meio. Não cito Diego Costa, pois o atacante hispano-brasileiro funciona e deixa sua marca apenas quando parte desses jogadores estão bem. Caso contrário, torna-se presa fácil para os defensores.

Logo, quando nenhum destes jogadores citados acima estão jogando seu melhor futebol, o Chelsea se torna um time apático, que roda a bola de um lado e de outro em busca de lance mais criativo, que raramente acontece, como na derrota diante do Bradford.

A eliminação de hoje preocupa e assusta, mas não chega a ser tão grave, por se tratar de uma competição onde os Blues não tinham tanto interesse. Esta derrota precisa servir de lição e alerta, tanto para Mourinho quanto para os jogadores. O Chelsea vai bem na Premier League, Uefa Champions League e Capital One Cup, então, jogos como este neste sábado não podem acontecer novamente nesta temporada, pois caso contrário mais eliminações vexatórias acontecerão.

Não digo que é necessário vencer e jogar bem todos os jogos. Mas depois de uma derrota tão grave como deste sábado, cabe a Mourinho repensar algumas questões para que a temporada 2014/15 não seja um fiasco, pois os 90 minutos dos Blues lembraram muito o Chelsea da temporada passada: dependente, desequilibrado e apático.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.