Três jogadores do Chelsea são indicados ao prêmio de melhor jogador do ano pela FIFA

O anúncio dos vencedores ocorre em 12 de janeiro de 2015 ( Foto: AFP)

O anúncio dos vencedores ocorre em 12 de janeiro de 2015 ( Foto: AFP)

Quatro dias após a FIFA e a France Football anunciarem os candidatos a melhor jogadora e técnico do ano, na categoria feminina, foram anunciados os concorrentes ao FIFA Ballon d’Or de melhor jogador de 2014, e melhor técnico de 2014 na categoria masculina. A votação será feita pelos capitães e técnicos das seleções, e por membros da imprensa internacional escolhidos pela France Football.

Ao todo são 23 os jogadores selecionados para o prêmio de melhor jogador do ano. Entre eles, três são atletas do Chelsea: o goleiro Thibaut Courtois, o meia Eden Hazard e o atacante Diego Costa.

Thibaut Courtois retornou aos Blues após o termino de seu empréstimo ao Atlético de Madrid, onde o belga participou da conquista do Campeonato Espanhol e da Champions League. Nesta temporada, o goleiro sofreu apenas nove gols na Premiere League e um na Champions League.

Eden Hazard tem quatro gols marcados até o momento na temporada. No ano anterior, o belga recebeu o prêmio de PFA Young Player of the Year.

Diego Costa, que também participou das conquistas do Atlético de Madrid na última temporada, marcou nove gols até o momento na Premier League, incluindo um hat-trick na vitória por 4 a 2 contra o Swansea City. Além disso, o espanhol conquistou o premio de melhor jogador do mês de agosto da Premier League.

Os outros jogadores selecionados foram Gareth Bale (País de Gales), Karim Benzema (França), Cristiano Ronaldo (Portugal), Angel Di Maria (Argentina), Mario Götze (Alemanha), Zlatan Ibrahimovic (Suécia), Andrés Iniesta (Espanha), Toni Kroos (Alemanha), Philipp Lahm (Alemanha), Javier Mascherano (Argentina), Lionel Messi (Argentina), Thomas Müller (Alemanha), Manuel Neuer (Alemanha), Neymar (Brasil), Paul Pogba (França), Sergio Ramos (Espanha), Arjen Robben (Holanda), James Rodríguez (Colômbia), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Yaya Touré (Costa do Marfim).

Entre os técnicos selecionados destaque para José Mourinho, invicto na Premier League até o momento com os Blues. Além do português foram escolhidos Carlo Ancelotti (Itália/Real Madrid), Antonio Conte (Itália/Juventus/seleção italiana), Pep Guardiola (Espanha/Bayern), Jürgen Klinsmann (Alemanha/seleção dos Estados Unidos), Joachim Löw (Alemanha/seleção da Alemanha), Manuel Pellegrini (Chile/Manchester City), Alejandro Sabella (Argentina/seleção da Argentina), Diego Simeone (Argentina/Atlético de Madri), Louis van Gaal (Holanda/seleção da Holanda/Manchester United).

Os três finalistas de cada categoria serão divulgados pela FIFA e pela France Football no dia 1º de dezembro. O evento com o anuncio dos vencedores ira ocorrer no dia 12 de janeiro de 2015, em Zurique, na Suíça.

André Felipe Schlindwein