O que será de John Obi Mikel?

John Obi Mikel é um dos nomes mais conhecidos pelos torcedores do Chelsea. Não importa a geração, todos já viram ou ouviram falar do volante nigeriano. Pois bem, Mikel é jogador do Chelsea há dez anos, e se você acha que ele não está mais no clube, pense novamente.

Mikel ainda é jogador dos Blues, mas não participou de nenhum jogo oficial do clube na atual temporada. O nigeriano de 29 anos é o segundo jogador com mais tempo de Chelsea no atual plantel – atrás apenas do capitão John Terry.

Nigeriano participa dos treinos, mas nunca é escalado
Nigeriano participa dos treinos, mas nunca é escalado

Talentoso desde o princípio da carreira, Mikel chegou ao Chelsea no início da temporada 2006/07. Ele foi contratado junto ao Lyn Oslo, da Noruega, em meio a uma polêmica. Isso porque o atleta teria assinado um pré contrato com o Manchester United, mas negou o vínculo para desembarcar nos Blues. Onze temporadas depois, o nigeriano é detentor de onze títulos no clube, e participou da geração mais vitoriosa da história do Chelsea, campeão da Premier League (2x), FA Cup (4x), Copa da Liga Inglesa (2x), FA Community Shield, UEFA Europa League e UEFA Champions Legaue.

Meia pode estar com os dias contados no Chelsea (Foto: Mike Hewitt)
Meia pode estar com os dias contados no Chelsea (Foto: Mike Hewitt)

Alguns fatores importantes podem justificar as contínuas ausências de Mikel em campo. A nova formação de Antonio Conte certamente é um deles. O esquema com três defensores dá alguma liberdade para os homens de meio campo articularem mais jogadas, o que leva a pensar que os jogadores da posição precisam de boa saída de bola e bom domínio e visão de jogo. Nesse quesito, o nigeriano fica bem atrás, superado por nomes como Kante, Matic e Fàbregas (que também não vem sendo muito escalado).

A outra questão que merece citação é física. Aos 29 anos, Mikel sofreu algumas lesões recentes, que o tiraram de momentos importantes da temporada, nos quais seu trabalho seria útil. É fato que ele não é mais um garoto, e seu espaço não será recuperado da mesma forma que outros jogadores. Como exemplos, ficam Michy Batshuayi e Ruben Loftus-Cheek, com 23 e 20 anos, respectivamente.

Mikel é membro do time vencedor da histórica UEFA Champions League 2011/12
Mikel é membro do time vencedor da histórica UEFA Champions League 2011/12

Mikel está em seu último ano de contrato com os Blues, e já afirmou em diversas situações que está feliz em Londres e não tem planos de sair. Antonio Conte, seu atual comandante, vem elogiando seus treinamentos, e já tem conhecimento da estabilidade do jogador na capital inglesa, mas nada se fala sobre sua escalação ou não. Especula-se que, caso deixe o Chelsea, Mikel teria preferência em permanecer no futebol inglês.

Seu momento desfavorável não impede suas convocações para a seleção nigeriana, e mais do que isso, jamais irá apagar suas onze temporadas de história no Chelsea, com 371 jogos e seis gols marcados. Chegando à metade de mais uma temporada, clube e jogador têm praticamente seis meses para definir a situação, e dar, quem sabe, um novo capítulo à essa história.

Category: Chelsea Football Club

Tags: