Chelsea's Nigerian midfielder John Obi Mikel (C) holds the trophy at the end of the UEFA Europa League final football match between Benfica and Chelsea on May 15, 2013 at Amsterdam ArenA in Amsterdam. Chelsea won 2-1. AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS        (Photo credit should read ADRIAN DENNIS/AFP/Getty Images)

O que será de John Obi Mikel?

John Obi Mikel é um dos nomes mais conhecidos pelos torcedores do Chelsea. Não importa a geração, todos já viram ou ouviram falar do volante nigeriano. Pois bem, Mikel é jogador do Chelsea há dez anos, e se você acha que ele não está mais no clube, pense novamente.

Mikel ainda é jogador dos Blues, mas não participou de nenhum jogo oficial do clube na atual temporada. O nigeriano de 29 anos é o segundo jogador com mais tempo de Chelsea no atual plantel – atrás apenas do capitão John Terry.

Nigeriano participa dos treinos, mas nunca é escalado
Nigeriano participa dos treinos, mas nunca é escalado

Talentoso desde o princípio da carreira, Mikel chegou ao Chelsea no início da temporada 2006/07. Ele foi contratado junto ao Lyn Oslo, da Noruega, em meio a uma polêmica. Isso porque o atleta teria assinado um pré contrato com o Manchester United, mas negou o vínculo para desembarcar nos Blues. Onze temporadas depois, o nigeriano é detentor de onze títulos no clube, e participou da geração mais vitoriosa da história do Chelsea, campeão da Premier League (2x), FA Cup (4x), Copa da Liga Inglesa (2x), FA Community Shield, UEFA Europa League e UEFA Champions Legaue.

Meia pode estar com os dias contados no Chelsea (Foto: Mike Hewitt)
Meia pode estar com os dias contados no Chelsea (Foto: Mike Hewitt)

Alguns fatores importantes podem justificar as contínuas ausências de Mikel em campo. A nova formação de Antonio Conte certamente é um deles. O esquema com três defensores dá alguma liberdade para os homens de meio campo articularem mais jogadas, o que leva a pensar que os jogadores da posição precisam de boa saída de bola e bom domínio e visão de jogo. Nesse quesito, o nigeriano fica bem atrás, superado por nomes como Kante, Matic e Fàbregas (que também não vem sendo muito escalado).

A outra questão que merece citação é física. Aos 29 anos, Mikel sofreu algumas lesões recentes, que o tiraram de momentos importantes da temporada, nos quais seu trabalho seria útil. É fato que ele não é mais um garoto, e seu espaço não será recuperado da mesma forma que outros jogadores. Como exemplos, ficam Michy Batshuayi e Ruben Loftus-Cheek, com 23 e 20 anos, respectivamente.

Mikel é membro do time vencedor da histórica UEFA Champions League 2011/12
Mikel é membro do time vencedor da histórica UEFA Champions League 2011/12

Mikel está em seu último ano de contrato com os Blues, e já afirmou em diversas situações que está feliz em Londres e não tem planos de sair. Antonio Conte, seu atual comandante, vem elogiando seus treinamentos, e já tem conhecimento da estabilidade do jogador na capital inglesa, mas nada se fala sobre sua escalação ou não. Especula-se que, caso deixe o Chelsea, Mikel teria preferência em permanecer no futebol inglês.

Seu momento desfavorável não impede suas convocações para a seleção nigeriana, e mais do que isso, jamais irá apagar suas onze temporadas de história no Chelsea, com 371 jogos e seis gols marcados. Chegando à metade de mais uma temporada, clube e jogador têm praticamente seis meses para definir a situação, e dar, quem sabe, um novo capítulo à essa história.

Compartilhe

Comments

Category: Chelsea Football Club

Tags: