O Chelsea deve renovar com Antonio Conte?

Antonio Conte ainda é um nome incerto para o cargo de treinador dos Blues na próxima temporada. Vindo de uma excelente estreia, conquistando o título do campeonato nacional, o italiano tem tido problemas com a diretoria e alguns jogadores, o que estaria colocando em evidência a vontade do clube em manter o treinador para a temporada seguinte.

Apesar de estarem vivos no confronto das oitavas de final da Champions League contra o Barcelona (após ótimo jogo, diga-se de passagem), os torcedores não se animam com o clube. A classificação para a próxima UCL está ameaçada, com os Blues na 5ª colocação no campeonato nacional e enfrentando no próximo jogo os líderes isolados da competição. O City vem embalado pela conquista da Copa da Liga Inglesa diante do Arsenal, algozes do Chelsea nas semis.

Muitos fracassos na temporada podem derrubar o italiano (Foto: Getty Images)

O próprio Conte já declarou em entrevistas que não pretende ficar muitos anos no cargo de treinador dos Blues, desejando voltar à Itália algum dia. É certo que nenhum torcedor esperasse que esse dia pudesse estar tão próximo. Após o fracasso da seleção italiana em se classificar para a Copa do Mundo na Rússia, a Federação já corre atrás de um treinador, e Conte é o nome favorito e grande desejo de Costacurta, vice-comissário da Associação Italiana de Futebol.

Eu ainda não escolhi, mas penso que Conte é quem pode fazer o melhor. Definitivamente conversarei com ele em alguns meses”, afirmou o vice-comissário.

Nomes como Ancelotti, Raniere e Mancini também são vistos com bons olhos por Costacurta, mas para ele, Conte tem um adicional.

“Conte já mostrou que ele sabe como ser treinador da seleção nacional, enquanto os outros não passaram por isso. Mas isso não significa que não gostaria de ter Ancelotti ou Mancini,” ele afirma.

Diante dos problemas com alguns jogadores e com a diretoria em razão da política de contratações do clube, talvez nem o próprio Conte almeje uma renovação com os azuis de Londres, mas é sem dúvidas algo que precisa ser considerado por ambas as partes o quanto antes.

O italiano já demonstrou sua qualidade como treinador e perante a crise que os Blues vêm enfrentando nos últimos tempos, o comandante parece ser o menos culpado, apesar de ser bastante questionado pela torcida por algumas de suas decisões em jogos importantes.

Apesar dos problemas, o treinador é muito bem visto pela torcida (Foto: Getty Images)

Além da torcida, o treinador foi recentemente alfinetado pelo belga Thibaut Courtois, que questionou a decisão do treinador ao ter tirado Eden Hazard de campo contra o Manchester United. Willian também chegou a declarar que não entendia por quê vinha recebendo poucas chances no time titular, dada sua ótima fase – que não é de hoje.

Vivendo momentos de decisão na temporada, é incerto cravar o futuro do treinador da equipe, mas se o Chelsea não pensar logo nas suas pretensões para o italiano, talvez seja tarde demais quando tomarem um posicionamento. Não é de hoje que a seleção italiana deseja Conte e todos sabem da vontade do treinador em retornar ao seu país natal.

O Chelsea tem vários problemas a serem solucionados para 2018/19, tanto dentro como fora de campo, mas Antonio Conte é um nome que definitivamente pode restaurar a glória dos Blues. Resta saber se o Chelsea e o italiano vão estender seu vínculo ou se treinador vai deixar Stamford Bridge ao final da atual temporada.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Túlio Henrique