Mourinho promove garotos da base e afirma foco no condicionamento físico

Mourinho observa o time - inclusive estreantes Cesc Fàbregas e Diego Costa - em partida contra Olimpija Ljubljana (Imagem: Site Oficial)
Mourinho observa o time – inclusive estreantes Cesc Fàbregas e Diego Costa – em partida contra Olimpija Ljubljana (Imagem: Site Oficial)

O Chelsea venceu mais um dos seus amistosos, dessa vez na Eslovênia contra o time local Olimpija Ljubljana por 2×1 nesse domingo, mas para o técnico José Mourinho isso não é o mais importante. Em entrevista coletiva após a partida, o português salientou que o importante é que os jogadores alcancem a melhor forma física e que vencer ou perder amistosos é indiferente.

Os Blues fizeram boa partida contra o Olimpija, apesar de terem novamente saído atrás no marcador, e os estreantes Diego Costa e Cesc Fábregas apareceram nas estatísticas do jogo com um gol e uma assistência respectivamente. O Chelsea poderia ter vencido a partida por mais gols, se não fosse tento mal anulado de Branislav Ivanovic e chances perdidas na cara do gol por Fernando Torres e Patrick Bamford. Mas para Mourinho o que contou mesmo foi a partida complicada que os donos da casa ofereceram e a chance de competir.

Nós temos treinado pelo menos três horas por dia em alta intensidade. Os jogadores estão cansados, mas nós precisamos competir em condições difíceis (fisicamente). Eles (Olimpija Ljubljana) apresentaram desafios para nós, foram agressivos, rápidos e jogaram com ambição. Eram jogadores jovens tentando impressionar. Nós não precisamos de partidas onde vencemos por 5×0 ou 8×0, nesse momento precisamos de jogos difíceis. A pré-temporada tem sido boa para nós porque temos jogado com times que estão em melhores condições físicas que nós.

Nós jogamos contra um time austríaco (WAC RZ Pellets) onde o campeonato nacional já começou e hoje jogamos contra o Olimpija que já vem treinando há muito tempo (na pré-temporada). Ganhar ou não ganhar não é o mais importante nesse momento, agora o mais importante é competir e por isso agradeço ao técnico e aos jogadores do Olimpija porque eles nos deram exatamente o tipo de partida que precisávamos,” garantiu Mourinho após a partida.

Mourinho que já havia avaliado a situação dos laterais – afirmando que com a chegada de Filipe Luís ele poderia voltar César Azpilicueta para a lateral direita (sua posição de origem) e deixar Branislav Ivanovic como opção para a zaga – e na ocasião falou também sobre os outros dois recém-contratados, Cesc Fàbregas e Diego Costa. Porém após o jogo, o treinador foi mais comedido nos elogios e avalia que apesar de ser bom estrear bem, o que importa são os jogos oficiais e finalmente ter todos jogadores do elenco à sua disposição.

Obviamente é muito bom para um atacante marcar um gol logo na estreia. É bom, mas nada mais do que isso. Para Cesc é importante que ele entenda como o time joga – algo que ele está fazendo pouco a pouco. Também é importante ter todos os nossos jogadores reintegrados. Nós não temos Schürrle, Oscar, Willian e Hazard que são quatro jogadores que temos no centro do sistema e ao redor dos quais montamos o time. Mas ao mesmo tempo eles precisam de férias e os jogadores que estão aqui conosco estão trabalhando muito duro”, complementou o treinador.

Mourinho também falou sobre os garotos da base que serão integrados ao time de cima. Já era de se esperar que alguns jogadores do sub-21 fossem promovidos para o time principal devido às cotas da Premier League e da Champions de jogadores formados nos clubes. As duas competições permitem a inscrição de 25 jogadores com mais de 21 anos (jogadores nascidos a partir de 01 de janeiro de 1993 – logo sub-21 – são ilimitados), mas destes apenas 17 podem ter sido formados em outros países. Se um jogador estrangeiro passar pelo menos 36 meses jogando na Inglaterra entre idade de 16 e 21 anos, é considerado prata da casa e pode ser contado entre os oito jogadores vindos da base. Caso o time não apresente jogadores seniores para preencher as oito vagas, jogadores de até 21 anos podem ser usados e por isso não é surpresa que alguns deles sejam inscritos nas competições.

Apesar da pré-temporada ainda estar na metade, Mourinho não fez mistério e já revelou quem ficará em período integral, quem será inscrito nas competições seniores, mas que jogará também com o sub-21 e aqueles que serão colocados no mercado para empréstimo. O destaque fica por conta do jovem Jeremie Boga de apenas 17 anos que será inscrito tanto na Premier League como na Champions League no time principal – mesmo atuando também pelo sub-21 nas mesmas competições.

Vamos promover (Andreas) Christensen and (Nathan) Aké, que estão vindo da base. Já (Dominic) Solanke, (Jeremie) Boga e (Izzy) Brown irão treinar com o time de cima, mas também disputarão jogos com o sub-21. Há alguns outros um pouco mais velhos, com 20 ou 21 anos, que nós sentimos que precisam competir contra jogadores maduros, em outras ligas e que pretendemos emprestar. São eles Bamford, (John) Swift e (Nathaniel) Chalobah. Eles estão prontos para irem para outros clubes e terem uma boa temporada por empréstimo. O que nós estamos tentado fazer, e acreditamos que seremos bem-sucedidos, é que em alguns anos, quando eles tiverem entre 20 e 23 anos nós possamos trazê-los de volta e integrá-los ao time principal,” concluiu Mourinho.

O próximo compromisso do Chelsea é  justamente contra um dos clubes que mais tem usufruído de jogadores emprestados pelo Chelsea nos últimos anos, o Vitesse Arnhem, da Holanda. A partida entre as equipes será na quarta-feira, às 14h30.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.