Mourinho: “Fàbregas escolheu o Chelsea porque estava procurando por títulos”

Meia espanhol teve a oportunidade de voltar ao Arsenal, mas preferiu assinar com o Chelsea em 2014

Meia espanhol ganhou apenas três títulos em oito anos no Arsenal (Foto: Marc Atkins/Offside)

Fàbregas ganhou apenas três títulos em oito anos no Arsenal (Foto: Marc Atkins/Offside)

Cesc Fàbregas chegou ao Chelsea para a temporada 2014/15, vindo do Barcelona. Sua transferência foi como qualquer outra, mas criou somente um mistério: por que ele não voltou para o Arsenal? Seu espaço no clube catalão não era dos mais confortáveis, e sempre ficou claro que os Gunners deixaram as portas abertas para a volta do seu antigo capitão.

Para o técnico do Chelsea, José Mourinho, a opção pelos Blues teve um bom motivo:

“Eu sei porque ele (Fàbregas) escolheu o Chelsea, mas não sei por que ele não escolheu o Arsenal. Só posso falar sobre o que prometi a ele, não sobre sua saída do Arsenal nem por que não voltou para lá.”

“Não sei se foi uma decisão do técnico (Wenger) ou dele. Só prometi a ele que iríamos construir um time adaptado ao seu estilo de jogo e que ele seria uma peça importante no nosso projeto. Normalmente, bons projetos levam a títulos. É isso que ele estava procurando.”

Fàbregas foi revelado pelo Barcelona, mas estreou profissionalmente pelo Arsenal. De 2003 a 2011 foram 303 jogos, marcando 57 gols e promovendo 98 assistências. Entretanto, o espanhol conquistou apenas três títulos nesse período, a Premier League 2003/04; a Supercopa da Inglaterra de 2004 e a FA Cup 2004/05.

Na Espanha, foram três temporadas e seis títulos pelo Barcelona. Venceu um campeonato espanhol; uma Copa do Rei; duas Supercopas da Espanha; uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes da FIFA.

Em quase um ano no Chelsea, o espanhol já venceu a Copa da Liga Inglesa 2014/15 e caminha a passos largos para o título da Premier League. Em 42 jogos disputados nessa temporada, marcou cinco gols e promoveu incríveis 21 assistências.

Lucas Sanches

Eterno projeto de jornalista. Apaixonado por futebol e viúvo do Fernando Torres. Hazard é o melhor jogador do mundo. Twitter: sanches_07