Dados e estatísticas do Chelsea na temporada 2013/2014

(Foto: Site Oficial)
E mais uma temporada chegou ao fim (Foto: Site Oficial)

Como de costume, o historiador do Chelsea, Rick Gianvill, e o estatístico, Paul Dutton, fizeram o apontamento dos fatos do Chelsea na temporada.

– O Chelsea terminou a temporada 2013/14 na terceira colocação. É a segunda vez seguida que tal fato ocorre e a sétima na história. A primeira vez que isso ocorreu foi em 1919/20. Foi a 15ª vez que os Blues terminaram entre os três primeiros.

– Pela Barclays Premier League, os Blues tiveram o terceiro melhor desempenho em casa, o quinto melhor fora de casa, o terceiro melhor ataque (71 gols) e a melhor defesa (27). Os recordes de maior número de pontos na Premier League (95 em 2004/05) e gols (103 em 2009/10) permanecem intactos.

– A liderança da tabela mudou 25 vezes ao longo da temporada, com o Chelsea ocupando o primeiro lugar durante 64 dias, cinco a mais que o Liverpool. Arsenal ficou no topo por 128 dias, antes de cair para o quarto lugar.

– Apesar de acumular o menor número de dias no topo, o Manchester City teve jogos a menos por muitas semanas. Com a tabela completa eles poderia ter ficado mais dias na liderança.

– O Chelsea foi a única equipe que derrotou um dos quatro primeiros colocados dentro e fora de casa – um feito alcançado duas vezes, contra Manchester City e Liverpool. No total, conquistou 16 pontos contra os outros times do top4 – a segunda melhor equipe nesse quesito foi o Aston Villa.

Foto: Site Oficial)
Cahill e Terry comemoram a vitória contra o Manchester City (Foto: Site Oficial)

As performances de destaque do campeonato vieram em jogos no Etihad e em Anfield, além da histórica goleada por 6-0 contra os Gunners em Stamford Bridge. O City tinha um desempenho perfeito em casa antes do massacre tático do Chelsea na vitória por 1-0, feito que se repetiu contra os Reds alguns meses depois.

O Chelsea venceu as duas partidas contra mais cinco times: Cardiff, Fulham, Hull, Southampton e Swansea. E cinco equipes conquistaram apenas um ponto nos confrontos contra os Blues: Manchester United, Norwich e os londrinos Arsenal, Tottenham e West Ham.

A vitória por 3-1 sobre o Manchester United foi a 100ª de Mourinho na Premier League, com o português se tornando apenas o quarto treinador a conseguir isso pelo mesmo clube. Ele derrotou todos os times que enfrentou na primeira divisão pelo menos uma vez e já conquistou mais pontos contra o Liverpool – nove – do que qualquer outro clube.

Os dois primeiros marcaram ao menos 30 gols a mais que os 71 do Chelsea (+71 foi o saldo de gols em 09/10), e foi nos confrontos mais apertados onde os Blues precisavam ser mais eficientes na frente do gol.

Até janeiro, quando Fernando Torres marcou contra o Southampton, nenhum dos atacantes conseguiram marcar gols fora de casa. Meses depois, em abril, Demba Ba marcou dois gols.

Jogando mais recuado em sua 13ª temporada pelo Chelsea, Frank Lampard, maior artilheiro da história do clube, fez menos de 10 gols pela primeira vez desde 2002/03.

Foto: Site Oficial)
Pela primeira vez desde 2002/03, Lampard marca menos de 10 gols em uma temporada (Foto: Site Oficial)

Defensivamente, os jogadores foram excepcionais, mantendo a melhor defesa da competição. O Manchester City, dono da segunda melhor defesa, sofreu 10 gols a mais que os 27 sofridos pelos Blues.

Nenhum outro time passou tantas partidas sem sofrer gol ou perdeu menos jogos no campeonato quanto o Chelsea. As seis equipes que derrotaram o Chelsea foram Everton, Newcastle, Stoke, Aston Villa, Crystal Palace e Sunderland. As derrotas foram por uma diferença mínima, exceto quando a partida em questão ocorreu logo antes de um jogo de meio de semana pela Champions League.

Os Blues foram invictos durante todas as 12 partidas disputadas aos domingos nesta temporada, vencendo 11 delas e sofrendo apenas seis gols. As últimas quatro derrotas em um domingo em competições domésticas foram contra times de Manchester – três contra o City, uma contra o United – a mais recente foi em abril de 2013.

Mais uma vez, as competições europeias produziram alguns dos momentos mais memoráveis ​​da temporada. A vitória emocionante por 2-0 (após uma derrota na partida de ida por 3-1) contra o PSG em meio a uma atmosfera ensurdecedora no Stamford Bridge foi um dos destaques, além do retorno de Didier Drogba, herói da conquista da Champions em 2012, ao estádio onde ele marcou vários gols, na partida contra o Galatasaray.

“Eu estava orgulhoso, muito orgulhoso”, o marfinense comentou depois. “Passei oito anos da minha vida lá – e foram os melhores anos da minha carreira no futebol. Chelsea é o meu clube, é a minha equipe. Foi ótimo ver os torcedores novamente. Eles ainda estão aqui [em meu coração].”

Outro destaque foi Eden Hazard, o jogador do futebol europeu que mais sofreu faltas na temporada. Foram 34 faltas no total, nove delas contra o Atlético de Madrid.

(Foto: Site Oficial)
Hazard, o jogador que mais sofreu faltas na temporada (Foto: Site Oficial)

O desempenho do Chelsea nas competições europeias nas últimas temporadas não é, como muitas vezes é sugerido, o único responsável por manter a classificação de quatro times ingleses na Champions League, pois essa ameaça está um pouco distante. No entanto, o esforço do time londrino manteve a Inglaterra acima da Alemanha no ranking da UEFA.

Quando o próximo sorteio dos grupos da Champions League for realizado, o Chelsea será o quarto no ranking, uma posição a menos em relação ao ano passado, devido ao sucesso do Real Madrid. Os outros clubes ingleses estão perdendo terreno.

O Arsenal ficou de fora dos oito primeiros do ranking e só estará no pote 1 em 2014/15 pois o sexto colocado (Manchester United) não se classificou para nenhuma competição europeia. Manchester City (22º no ranking da UEFA) e Liverpool (32º) poderão cair em grupos difíceis.

Como resultado da sua ausência das competições europeias em 2014/15, o coeficiente do United irá cair consideravelmente, e somando isso com a saída dos 28.585 pontos da temporada 2009/10, eles podem ficar de fora dos oito primeiros clubes.

Olhando para o futuro, a primeira divisão perdeu um rival do oeste de Londres (Fulham), mas ganhou outro (Queens Park Rangers).

O Chelsea perdeu apenas uma vez contra os vizinhos na era da Premier League, e tem um desempenho 100% contra o Cardiff (2 vitórias em 2 jogos). Já o Norwich foi um time mais duro, com os Canários vencendo quatro das 14 partidas desde a temporada 1992/93.

O recém-promovido Leicester City tem nove derrotas, quatro empates e três vitórias contra o Chelsea. Já o Burnley tem retrospecto idêntico ao do Cardiff, e o QPR tem 5 derrotas em 12 partidas.

As derrotas contra Stoke e Sunderland contaram com gols de jogadores emprestados pelo Liverpool: Oussama Assaidi e o ex-Chelsea Fabio Borini. Jogando pelo Everton por empréstimo, Romelu Lukaku marcou cinco gols contra os principais rivais na briga pelo título, incluindo dois gols no empate por 3-3 contra o Liverpool.

Patrick Bamford, atacante de 20 anos, foi um dos destaques da temporada do Derby County depois de seu empréstimo no final de janeiro, enquanto Thorgan Hazard, irmão mais novo de Eden, conquistou o prêmio de Jogador do Ano do campeonato belga durante a sua passagem pelo Zulte Waregem.

As categorias de base do Chelsea continuam excelentes. O Chelsea sub-18 conquistou a FA Youth Cup pela terceira vez em cinco anos após duas partidas empolgantes contra o Fulham, resultando num placar agregado de 7-6. É uma hegemonia que não é vista desde que os Busby Babes ganharam cinco vezes a competição nos anos 50, e abre a possibilidade para o surgimento de uma “geração de ouro” no futuro.

Já o Chelsea sub-21 foi campeão indiscutível da Premier League da categoria, após ficar no topo da liga e em seguida derrotar Manchester City e Manchester United em partidas fora de casa, na semi-final e na final.

Os jovens Isak Ssewankambo, Ola Aina, Andreas Christensen, Ruben Loftus-Cheek, Kasey Palmer, Charly Musonda e Charlie Colkett estiveram envolvidos em ambas as conquistas.

José Mourinho promoveu a estreia de três jovens no time principal: Tomas Kalas, John Swift (no clube desde os 14 anos) e Lewis Baker, o Jovem Jogador do Ano, um blue desde os nove anos. É o maior número desde a temporada 2010/11, quando Jacob Mellis, Josh McEachran e Ryan Bertrand estrearam.

(Foto: Site Oficial)
Kalas impressionou com uma estreia espetacular contra o Liverpool  (Foto: Site Oficial)


RESUMO DA TEMPORADA

Barclays Premier League – 3º colocado (classificado para a fase de grupos da Champions League 14/15).

UEFA Champions League – semifinalista.

FA Cup – 5ª fase.

Capital One Cup – quartas-de-final.

UEFA Super Cup – vice-campeão.

Barclays Sub-21 Premier League – campeão.

FA Youth Cup – campeão.

UEFA Youth League – quartas-de-final.


Marcos da temporada

25ª temporada consecutiva do Chelsea na primeira divisão, igualando o recorde do clube entre 1930 e 1962.

600 jogos pelo Chelsea – John Terry.
Agora, o capitão se tornou o quarto jogador que mais jogou pelos Blues.

450 jogos como capitão – John Terry.

400 jogos da Premier League – John Terry.

300 jogos da Premier League – Petr Cech.

300 jogos pelo Chelsea – John Mikel Obi.
O nigeriano é o quarto jogador não-britânico a chegar a esse marco. Os outros são Petr Cech, Didier Drogba e Gianfranco Zola.

220 clean sheets – Petr Cech.
Um novo recorde do clube, batendo os 208 jogos sem sofrer gol de Peter Bonetti.

(Foto: Site Oficial)
Terry e Cech, ídolos do Chelsea (Foto: Site Oficial)

100 jogos pelo Chelsea – Oscar, Eden Hazard, Gary Cahill.

100 jogos pela Champions League – Petr Cech, Frank Lampard.

100 jogos em competições europeias pelo Chelsea – Petr Cech.

100 jogos internacionais – Frank Lampard.

100 jogos internacionais como jogador do Chelsea – Frank Lampard
O único jogador de nossa história a conquistar esse feito.

50 jogos de Frank Lampard entrando como substituto.

50 jogos da Champions League para John Mikel Obi.

A maior vitória na história dos confrontos contra o Arsenal – 6-0.

(Foto: Site Oficial)
Oscar marcou um dos gols do massacre histórico sobre o Arsenal (Foto: Site Oficial)

Além disso, o Chelsea também igualou sua maior vitória em casa contra o Tottenham – 4-0.

Mark Schwarzer se tornou nosso estreante mais velho, quando ele jogou contra o Swindon – 40 anos e 354 dias – e o jogador mais velho na fase de mata-mata da Champions League.

A 150ª vitória de José Mourinho em suas duas passagens pelo Stamford Bridge veio no 225º jogo.

A 100ª vitória de Mourinho pela Premier League veio no seu 142º jogo – o mais rápido na história da competição. Ele também é o treinador que mais rapidamente chegou a 100 vitórias na história do Chelsea.

Os seis treinadores com maior número de vitórias na história do Chelsea:

Jogos Vitórias %Vitórias
1 David Calderhead (1907-33) 966 385 39.8
2 Dave Sexton (1967-74) 371 164 44.2
3 José Mourinho (2004-07, 2013-) 242 159 65.7
4 Ted Drake (1952-61) 426 156 36.6
5 Tommy Docherty (1962-67) 303 142 46.8
6 Claudio Ranieri (2000-04) 199 107 53.7

José também chegou a 200 jogos pelo Chelsea. Sua 50ª vitória em um jogo da Premier League veio contra o Cardiff em seu 64º jogo, e seu recorde de 77 jogos de invencibilidade em casa pela Premier League terminou contra o Sunderland.

Petr Cech é agora o sexto jogador que mais vezes jogou pelo Chelsea.

Frank Lampard se tornou o segundo jogador do Chelsea com mais partidas pela FA Cup.

Lampard tem o segundo maior número de jogos da Premier League na carreira, atrás apenas do recém-aposentado Ryan Giggs.

O Chelsea ficou sem sofrer gols em cinco partidas consecutivas, igualando o segundo maior recorde de todos os tempos.

O Chelsea venceu o Everton pela 66ª vez, mais do que qualquer outro clube.

O 250º gol da carreira de Frank Lampard veio contra o Stoke, no Stamford Bridge. (Chelsea 211, West Ham 38, Swansea 1.)

O 300º gol da carreira de Samuel Eto’o veio no jogo em casa contra o Tottenham. (Leganes 4, Real Mallorca 68, Barcelona 130, Inter 53, Anzhi Makhachkala 36, ​​Chelsea 8.)

Foto: Site Oficial)
Eto’o marcou um dos gols na goleada sobre o Tottenham (Foto: Site Oficial)

A vitória de número 400 na era Roman Abramovich (641 jogos) foi alcançada contra o Galatasaray, em casa.

O 100º jogo do Chelsea fora de casa em competições europeias foi contra o Schalke, e o 100º em casa foi contra o Galatasaray.

Os jogos contra Man City (fora), Arsenal (casa) e Liverpool (fora) foram escolhidos a Performance da Semana pela League Managers’ Association.

Melhor defesa na Premier League: Sofreu 27 gols (10 a menos que o campeão Man City) com 18 clean sheets.

Pela 14ª vez na história o Chelsea marcou 100 gols ou mais em uma temporada.

Pela 18ª vez, Frank Lampard esteve presente na partida de abertura da Premier League.

 Ranking da UEFA 2013/14 Pts
1 Real Madrid 159.485
2 Barcelona 157.485
3 Bayern Munich 154.328
4 Chelsea 140.949
5 Benfica 129.459
6 Man United 128.949
7 Atletico de Madrid 119.485
8 Valencia 115.485
9 Arsenal 112.949
10 Porto 105.426
11 AC Milan 98.387
12 Lyon 97.300
13 Inter 95.387
14 Schalke 95.328
15 Borussia Dortmund 82.328
16 Juventus 80.387
17 Paris St-Germain 80.300
18 Shakhtar Donetsk 78.193
19 Tottenham 75.949
20 Basel 75.645
22 Man City 72.949
32 Liverpool 58.949

Contando apenas os jogos entre os sete primeiros colocados da Premier League, o Chelsea conquistou o maior número de pontos:

Jogos V E D GP GC Pts
1 Chelsea 12 8 3 1 22 5 27
2 Man City 12 8 1 3 36 16 25
3 Liverpool 12 7 1 4 30 14 22
4 Everton 12 4 3 5 14 16 15
5 Arsenal 12 3 4 5 10 23 13
6 Tottenham 12 2 3 7 7 30 9
7 Man Utd 12 1 3 8 6 21 6

Prêmios do Chelsea FC

Jogador do Ano – Eden Hazard.

Jogador do Ano (escolhido entre os jogadores) – Cesar Azpilicueta.

Jogador Jovem do Ano – Lewis Baker.

Gol da Temporada – Lewis Baker pelo Sub-21 contra o Arsenal.

Prêmio de Reconhecimento Especial – Paulo Ferreira.

Resumo de estatísticas da temporada (todas as competições)
57 jogos, 35 vitórias, 10 empates, 12 derrotas, 100 gols marcados, 43 gols sofridos, 29 jogos sem sofrer gol, 11 jogos sem marcar gol.

Total de jogos pelo clube (s) e pelo país (equipe principal) em 21 de maio 
Ivanovic 57, Hazard 55, Cahill 54, Oscar 54, Ramires 53, Cech 52, Schurrle 50, Willian 49, Matic 48, Terry 47, Lampard 46, Salah 46, Azpilicueta 45, Eto’o 45, Luiz 41, Mikel 41, Torres 41, Ba 30, Cole 30, Schwarzer 13, Kalas 12, Van Ginkel 11.

Jogos nesta temporada, incluindo aparições como substituto (total: 57 jogos)
Ivanovic 50, Hazard 49, Cahill 47, Oscar 47, Terry 47, Cech 46, Ramires 46, Azpilicueta 44, Schurrle 43, Willian 42, Torres 41, Lampard 40, Mikel 36, Eto’o 35, Luiz 34, Ba 29, Cole 26, Matic 19, Mata 17, Schwarzer 12, Salah 11, De Bruyne 9, Essien 9, Kalas 4, Van Ginkel 4, Bertrand 3, Lukaku 3, Ake 1, Baker 1, Swift 1.

Jogos nesta temporada (total: 57 jogos)
Ivanovic 50, Cahill 46 +1, Cech 46, Terry 45 +2, Hazard 43 +6, Ramires 41 +5, Azpilicueta 40 +4, Oscar 36 +11, Willian 33 +9, Lampard 32 +8, Luiz 29 +5 , Eto’o 26 +9, Cole 24 +2, Schurrle 23 +20, Torres 23+18, Mikel 19 +17, Matic 17 +2, Mata 14 +3, Schwarzer 11 +1, Ba 6 +23, Salah 6 +5, De Bruyne 5 +4, Essien 5 +4, Bertrand 3, Kalas 2 +2, Van Ginkel 2 +2, Lukaku 0 +3, Ake 0 +1, Baker 0 +1, Swift 0 +1.

Gols – 100 (16 jogadores)
Hazard 17 (5 pênaltis), Eto’o 12, Oscar 11, Torres 11, Schurrle 9, Ba 8, Lampard 8 (1 pênalti), Ramires 4, Willian 4, Ivanovic 3, gols contra 3, Cahill 2, Mikel 2, Salah 2, Terry 2, Azpilicueta 1, Mata 1.
Nosso número recorde de jogadores que marcaram gols em uma temporada é de 19 em quatro ocasiões.

Assistências – 96 (18 jogadores)
Hazard 13, Oscar 10, Willian 9, Lampard 8, Schurrle 7, Eto’o 6, Ramires 6, Torres 6, Azpilicueta 5, Mata 5, Matic 4, Terry 4, Ba 3, Ivanovic 3, Cahill 2, De Bruyne 2 , Luiz 2, Salah 1.
Assistências não são julgadas pelo último toque, mas pela visão subjetiva do estatístico sobre um papel crucial no gol.

Contribuições – 61 (17 jogadores)
Oscar 8, Hazard 7, Eto’o 6, Azpilicueta 5, Ramires 5, Willian 5, Luiz 4, Torres 4, Cole 3, Ivanovic 3, Lampard 3, Cahill 2, Terry 2, Lukaku 1, Matic 1, Mikel 1, Schurrle 1.
Contribuições são partes importantes da jogada do gol, que não são cruciais como as assistências. 

Minutos em campo (de um total de 5537 minutos)
Ivanovic 4763, Cahill 4504, Cech 4369, Terry 4355, Hazard 4177, Ramires 3994, Azpilicueta 3826, Oscar 3269, Willian 3182, Lampard 3019, Luiz 2860, Torres 2398, Cole 2353, Eto’o 2280, Schurrle 2209, Mikel 2063, Matic 1661, Mata 1173, Schwarzer 1168, Ba 1028, Salah 588, Essien 473, De Bruyne 454, Bertrand 256, Kalas 198, Van Ginkel 104, Lukaku 74, Ake 14, Baker 6, Swift 5.

Substituições – 169
Oscar 26/36, Eto’o 20/26, Schurrle 19/23, Willian 16/33, Hazard 15/43, Torres 13/23, Mata 11/14, Lampard 10/32, Mikel 5/19, Ramires 5 /41, De Bruyne, 4/5, Ba 4/6, Salah 4/6, Cole 3/24, Azpilicueta 3/40, Van Ginkel 2/2, Essien 2/5, Luiz 2/29, Bertrand 1/3, Matic 1/17, Terry 1/45, Cech 1/46, Ivanovic 1/50, Kalas 0/2, Schwarzer 0/11, Cahill 0/46.
Em uma partida, Ramires entrou como substituto e foi substituído.

Substitutos não utilizados – 230
Schwarzer 44, Cole 20, Mata 14, Kalas 13, Mikel 12, Essien 11, Ba 10, Azpilicueta 9, Cahill 9, Lampard 9, Luiz 8, De Bruyne 7, Eto’o 7, Schurrle 7, Hilario 6, Willian 6 , Torres 5, Oscar 4, Salah 4, Terry 4, Van Ginkel 4, Ake 3, Blackman 3, Cech 3, Baker 2, Bertrand 2, Hazard 1, Ivanovic 1, Lukaku 1, Ramires 1.

Jogos pela Premier League (total: 38)
Ivanovic 36, Cech 34, Terry 34, Hazard 32 +3, Cahill 29 +1, Ramires 29 +1, Azpilicueta 26 +3, Oscar 24 +9, Lampard 20 +6, Willian 18 +7, Torres 16 +12, Eto ‘o 16 +5, Schurrle 15 +15, D Luiz 15 +4, Cole 15 +2, Matic 15 +2, Mikel 11 +13, Mata 11 +2, Salah 6 +4, Ba 5 +14, Schwarzer 4, Essien 2 +3, De Bruyne 2 +1, Kalas 2, Bertrand 1, Lukaku 0 +2, Van Ginkel 0 +2, Ake 0 +1, Swift 0 +1.

Gols pela Premier League – 71
Hazard 14 (4 pênaltis), Eto’o 9, Oscar 8, Schürrle 8, Lampard 6 (1 pênalti), Ba 5, Torres 5, Willian 4, Ivanovic 3, Salah 2, Terry 2, gols contra 2, Cahill 1, Mikel 1, Ramires 1.

Jogos pela UEFA Super Cup (total: 1)
Cahill 1, Cech 1, Cole 1, Hazard 1, Ivanovic 1, Lampard 1, Luiz 1, Oscar 1, Ramires 1, Schurrle 1, Torres 1, Lukaku 0 +1, Mikel 0 +1, Terry 0 +1.

Gols pela UEFA Super Cup – 2
Hazard 1, Torres 1.

Jogos pela UEFA Champions League (total: 12)
Ivanovic 11, Terry 11, Willian 10 +1, Cahill 10, Cech 10, Azpilicueta 9 +1, Lampard 9 +2, Oscar 9 +1, Ramires 9 +1, Hazard 8 +1, D Luiz 7 +1, Schurrle 5 +5, Eto’o 5 +4, Torres 5 +4, Cole 5, Mikel 4 +3, Schwarzer 2 +1, Ba 1 +5, Mata 1 +1, Van Ginkel 1, De Bruyne 0 +3, Kalas 0+1.

Gols pela UEFA Champions League – 19
Torres 4, Ba 3, Eto’o 3, Hazard 2 (1 pênalti), Ramires 2, Cahill 1, Lampard 1, Oscar 1, Schurrle 1, gol contra 1.

Jogos pela FA Cup (total: 3)
Cahill 3, Eto’o 3, D Luiz 3, Hazard 2 +1, Oscar 2 +1, Ramires 2 +1, Willian 2 +1, Azpilicueta 2, Cole 2, Ivanovic 2, Matic 2, Mikel 2, Schwarzer 2, Cech 1, Essien 1, Lampard 1, Schurrle 1, Torres 0 +2, Ba 0 +1, Baker 0 +1, Salah 0 +1

Gols pela FA Cup – 3
Oscar 2, Mikel 1.

Jogos pela Capital One Cup (total: 3)
Azpilicueta 3, Cahill 3, De Bruyne 3, D Luiz 3, Schwarzer 3, Willian 3, Essien 2 +1, Bertrand 2, Eto’o 2, Mata 2, Mikel 2, Cole 1, Lampard 1, Schurrle 1, Torres 1 , Van Ginkel 1, Ba 0 +3, Ramires 0 +2, Hazard 0 +1, Kalas 0 +1, Terry 0 +1

Gols pela Capital One Cup – 5
Azpilicueta 1, Lampard 1, Mata 1, Ramires 1, Torres 1.

Hat-tricks – 3
Eto’o (Man Utd casa), Hazard (Newcastle casa), Schurrle (Fulham fora).

Foto: Site Oficial)
Hazard foi o artilheiro do time londrino na temporada (Foto: Site Oficial)

Pênaltis ganhos – 8
Eto’o 2, Oscar 2, Hazard 1 (mão na bola), Ramires 1, Salah 1, Torres 1.

Pênaltis convertidos – 6
Hazard 5 (West Brom casa, Newcastle casa, Tottenham casa, Arsenal casa, PSG fora), Lampard (West Ham fora).

Pênaltis não convertidos – 2
Lampard 2 (McGregor, Hull casa, salvo no lado direito; Begovic, Stoke casa, salvo no lado direito)

Pênaltis cometidos – 2
Azpilicueta 1, Eto’o 1.

Pênaltis disputados – 2
Schwarzer 2.

Pênaltis defendidos – 0

Pênaltis fora do gol – 0

Jogos sem sofrer gol – 29
Cech 22, Schwarzer 7.

Jogos como capitão – 57
Terry 45, Lampard 6, Essien 3, Cech 2, Cole 1.

Bolas na trave – 33
Oscar 4, Schurrle 4, Ivanovic 3, Terry 3, Ba 2, Luiz 2, Ramires 2, Torres 2, Azpilicueta 1, Cahill 1, Eto’o 1, Hazard 1, Lampard 1, Mata 1, Matic 1, Oscar 1, Salah 1, Willian 1, Chambers (Southampton) contra a própria trave 1.

Maior número de bolas na trave em um jogo Man City fora – 3.

Bolas na trave em ataques dos adversários – 10
Adrian (Atlético de Madrid casa), Baines (Everton fora), Delph (Aston Villa fora), Inan (Galatasaray fora), Jerome (Crystal Palace fora), Jovetić (Man City FA Cup), Koke (Atlético de Madrid casa) Long (West Brom casa), Paulinho (Tottenham fora), Sakho (Liverpool casa).

Gols contra – 3
Luna (Aston Villa casa), Georgievski (Steaua Bucareste fora), Bardsley (Sunderland PL fora).

Gols contra por jogadores do Chelsea – 3
Azpilicueta (Cardiff fora), D Luiz (PSG fora), Terry (Crystal Palace fora).

Cartões vermelhos dos adversários – 4
Chico (Swansea fora, dois cartões amarelos), Gibbs (Arsenal casa, impedindo uma óbvia chance de gol. A FA mais tarde anulou a suspensão pois o juiz o confundiu com Oxlade-Chamberlain), Kaboul (Tottenham casa, impedindo uma óbvia chance de gol), Vidic (Man Utd casa, falta grave).

Cartões vermelhos – 4
Ramires 2 (Bayern de Munique, 2 amarelos, Aston Villa casa, falta grave), Torres 1 (Tottenham fora, 2 amarelos), Willian 1 (Aston Villa fora, 2 amarelos).

Incidentes sofridos que provocaram cartões nos adversários – 128
Hazard 19, Ramires 13, Azpilicueta 9, Torres 9, Ivanovic 8, Willian 8, Oscar 6, Schurrle 5, Mata 4, Essien 3, Eto’o 3, Luiz 3, Cole 2, Mikel 2, Salah 2, Terry 2, Ba 1, Cahill 1, Lampard 1, Matic 1, outros 26 (9 por perda de tempo, 8 por divergência, 5 por celebração excessiva, 3 por simulação, 1 por mão na bola).
Maior número em um jogo- 7 (West Brom casa); menor número: 0 (Man Utd fora, Everton fora, Fulham casa, Steaua Bucareste fora, Arsenal – Capital One Cup, West Ham fora, Swansea casa, Stoke casa, Liverpool fora).

Cartões amarelos – 97
Ivanovic 12, Ramires 12, D Luiz 11, Lampard 7, Mikel 7, Cahill 5, Essien 5, Oscar 5, Willian 5, Matic 4, Terry 4, Torres 4, Cole 3, Azpilicueta 2, Hazard 2, Schurrle 2, Ba 1, Cech 1, De Bruyne 1, Eto’o 1, Lukaku 1, Salah 1, Van Ginkel 1.
Maior número em um jogo  – 7, Bayern de Munique, Super Cup (incluindo segundo amarelo). Menor número: o (Hull casa, Fulham casa, Schalke casa, West Ham fora, Stoke FA Cup, Newcastle casa, Arsenal casa, Stoke casa).

Cartões amarelos em competições domésticas – 66
Ramires 9, Ivanovic 8, Luiz 8, Essien 5, Lampard 4, Matic 4, Mikel 4, Oscar 4, Terry 3, Torres 3, Willian 3, Azpilicueta 2, Cahill 2, Hazard 2, Cole 1, De Bruyne 1, Eto ‘o 1, Salah 1, Schurrle 1.

Cartões amarelos pela Champions League – 25
Ivanovic 3, Lampard 3, Mikel 3, Ramires 3, Cahill 2, Luiz 2, Willian 2, Ba 1, Cech 1, Cole 1, Oscar 1, Schurrle 1, Terry 1, Van Ginkel 1.

Cartões amarelos pela Super Cup – 6
Cahill 1, Cole 1, Ivanovic 1, Luiz 1, Lukaku 1, Torres 1.

Jogos perdidos por suspensão – 17
Ramires 9 (Basel casa, Liverpool casa e fora, Arsenal casa, Crystal Palace fora, Stoke casa, PSG casa, Norwich casa, Cardiff fora), Ivanovic 2 (Sunderland – Capital One Cup, Atlético de Madrid fora), Essien 1 (Arsenal fora), Lampard 1 (Atlético de Madrid casa), Luiz 1 (Southampton fora), Mikel 1 (Atlético Madrid casa), Torres 1 (Norwich fora), Willian 1 (Arsenal casa).

Jogos perdidos por problemas de saúde ou lesões – 136
Van Ginkel 41, D Luiz 12, Kalas 11, Bertrand 10, Cole 8, Eto’o 8, Torres 8, Cech 5, Hazard 5, Terry 5, Lampard 4, Oscar 4, Ivanovic 3, Mikel 3, De Bruyne 2, Willian 2, Ba 1, Blackman 1, Hilario 1, Schurrle 1, Schwarzer 1

Jogos perdidos por amistosos internacionais – 1
Van Ginkel 1.

Jogos perdidos por inelegibilidade – 12
Matic 6, Salah 6 (ambos pela Champions League).

Cobranças convertidas em decisões por pênaltis – 4
Cole 1, Lampard 1, Luiz 1, Oscar 1.

Cobranças perdidas em decisões por pênaltis 1
Lukaku 1.

Defesas do goleiro em decisões por pênaltis – 0

Pênaltis diputados em decisões por pênaltis – 5
Cech 5.

Cobranças do adversário perdidas em decisões por pênaltis – 0

Chuteira de Ouro (total de 267 gols)
Gols marcados em jogos oficiais do time principal, sub21, sub19 e sub18.
Solanke 20, Baker 18, Hazard 17, Swift 15, Eto’o 12, Feruz 11, Kiwomya 11, Oscar 11, Torres 11, Brown 10, Gnahore 9, Palmer 9, Schurrle 9, Ba 8, Boga 8, Lampard 8, Colkett 7, C Musonda 6, Abraham 5, gols contra 5, Ramires 4, Willian 4, Ake 3, Christensen 3, G Cole 3, Dabo 3, Houghton 3, Ivanovic 3, Kandi 3, McEachran 3, Brady 2, Cahill 2, Clarke-Salter 2, Mikel 2, Mitchell 2, Mukhtar Ali 2, Salah 2, Ssewankambo 2, Terry 2, Azpilicueta 1, Christie-Davies 1, J Dasilva 1, Davey 1, Loftus-Cheek 1, Mata 1, Ugbo 1.

 Jogadores emprestados Jogos Gols/Clean sheets
Atsu (Vitesse Arnhem) 29+1 5
Bamford (MK Dons) 29+1 17
Bamford (Derby) 14+8 8
Bertrand (Aston Villa) 16 0
Chalobah (Nottm Forest) 7+5 2
Chalobah (Middlesbrough) 15+4 1
Clifford (Royal Antwerp) 1+3 0
Courtois (Atlético de Madrid) 55 28 cs
Cuevas (Vitesse Arnhem) 0 0
Cuevas (FC Eindhoven) 14+1 1
Clifford (Yeovil) 1 0
Davila (Cordoba) 19+12 5
Delac (FK Vojvodina) 18 6 cs
Delac (FK Sarajevo) 7 4 cs
T Hazard (Zulte Waregem) 52+1 17 (6 pênaltis)
Hutchinson (Vitesse Arnhem) 1+2 0
Hutchinson (Sheffield Wed) 8+2 1
Kakuta (Vitesse Arnhem) 2+12 3
Kakuta (Lazio) 0+2 0
Kane (Blackburn) 24+4 2
Lalkovic (Walsall) 24+7 6
Lukaku (Everton) 31+2 16
Marin (Sevilla) 14+16 2
McEachran (Watford) 6+2 0
McEachran (Wigan) 7+4 0
Moses (Liverpool) 9+13 2
Omeruo (Middlesbrough) 14 0
Pappoe (Colchester) 0+2 0
Perica (NAC Breda) 6+20 6
Piazon (Vitesse Arnhem) 26+5 11 (3 pênaltis)
Pirez (Leganes) 4+13 1
Romeu (Valencia) 14+3 0
Saville (Brentford) 37+7 4
Traore (Vitesse Arnhem) 7+8 3
Van Aanholt (Vitesse Arnhem) 34 5
Walker (Colchester) 28 7 cs
Wallace (Inter) 1+3 0
Zouma (St Etienne) 7+5 0

Jogos de jogadores emprestados contra o Chelsea – 2
Courtois 2.

Clean sheets de jogadores emprestados contra o Chelsea – 1
Courtois 1.

Jogos de ex-blues contra o Chelsea 
Borini 3, Alex 2, Drogba 2, Johnson 2, Parker 2, Sidwell 2, J Cole 1, Cork 1, Duff 1, Robben 1, C Cole 0 +1, Na Bangna 0 +1, Sturridge 0 +1.

Gols de ex-blues contra o Chelsea 
Borini 2 (1 pênalti).

Ex-jogadores ou treinadores no comando de equipes adversárias 
Mark Hughes (Stoke) 3, Gustavo Poyet (Sunderland) 3, Brendan Rodgers (Liverpool) 2, André Villas-Boas (Tottenham) 1, Steve Clarke (West Brom) 1.

Jogos (no total), incluindo aparições como substituto 
Lampard 648, Terry 621, Cech 478, Cole 338, Mikel 313, Ivanovic 269, Ramires 196, Torres 172, Luiz 143, Cahill 111, E Hazard 111, Oscar 111, Azpilicueta 92, Bertrand 57, Ba 51, Moses 43, Schurrle 43, Willian 42, Hilario 39, Eto’o 35, Romeu 33, Matic 22, McEachran 22, Kakuta 16, Marin 16, Lukaku 15, Schwarzer 12, Salah 11, Van Aanholt 8, Ake 7, Hutchinson 6, Kalas 4, Van Ginkel 4, Piazon 3, Baker 1, Swift 1.

Total de jogos
Terry 595 +26, Lampard 593+55, Cech 477+1, A Cole 325 +13, Ivanovic 253 +16, Mikel 243 +70, Ramires 172 +24, D Luiz 131 +12, Torres 117 +55, Cahill 105 + 6, E Hazard 92 +19, Azpilicueta 83 +9, Oscar 79 +32, Bertrand 42 +15, Hilario 35 +4, Willian 33 +9, Moses 27+16, Eto’o 26+9, Romeu 24 +9, Ba 23+28, Schurrle 23 +20, Matic 17 +5, Schwarzer 11 +1, McEachran 7 +15, Salah 6 +5, Kakuta 5 +11, Marin 5 +11, Lukaku 4 +11, Van Aanholt 3 +5 , Ake 3 +4, Hutchinson 2 +4, Kalas 2 +2, Van Ginkel 2 +2, Piazon 2 +1, Baker 0 +1, Swift 0 +1.

Maiores goleadores do elenco atual

1. Lampard 211 (49 pênaltis)
2. Terry 57
3. Torres 45 (1 pênalti)
4. E Hazard 30 (8 pênaltis)
5. Ramires 27
6. Ivanovic 25
7. Oscar 23 (1 pênalti)
8. Ba 14
9. Eto’o 12, Luiz 12 (2 pênaltis)
11. Cahill, Moses 10
13. Schurrle 9
14. Cole 7
15. Mikel 4, Willian 4
17. Bertrand 2, Salah 2
19. Azpilicueta 1, Marin 1, Romeu 1 (pênalti), Van Aanholt 1

Menções Especiais

Metáfora da temporada: O “pequeno cavalo que precisa de leite e precisa aprender a saltar. Talvez na próxima temporada, podemos correr.” – José Mourinho.

Marcando a ocasião: Estragar a festa do 1000º jogo de Arsene Wenger com uma goleada por 6-0. (O Chelsea também estragou o seu jogo 500 com uma vitória por 1-0.)

“Não posso culpar ninguém, mas Szczesny poderia ter feito melhor nos 2º, 4º, 5º e 6º gols” – torcedor do Arsenal no Twitter.

Quarteto: As faixas em Matthew Harding End celebrando o único conjunto completo de troféus de competições europeias na Inglaterra.

Foto: Site Oficial)
O Chelsea é a única equipe inglesa que conquistou as quatro principais competições europeias (Foto: Site Oficial)

Hipster: A barba de Ashley Cole em homenagem ao cantor Teddy Pendergrass.

Planos de aposentadoria: “Carragher, Liverpool. Thompson, Liverpool. Redknapp, Liverpool. Neville, Manchester United… Nós não temos um comentarista. Quando eu me aposentar, aos 75 anos, eu vou me tornar como comentarista para defender o Chelsea na televisão”– José Mourinho após a vitória contra o Liverpool em Stamford Bridge.

De olho no futuro: O Gol da Temporada, marcado por Lewis Baker contra o Arsenal, de calcanhar.

Pequenas coisas: “Bamford de novo!” – A mensagem de José Mourinho que Niall Horan, integrante do One Direction, mostrou a Patrick Bamford.

O encontro: Oran Tully, jovem torcedor dos Blues, conheceu o capitão John Terry no programa especial de natal da Sky Sports.

Meilleur ami: “Muitas pessoas se queixam de que a atuação foi muito defensiva, mas ser bom defensivamente é uma arte – e foi uma obra-prima.” Frank Leboeuf sobre a performance do Chelsea em Anfield.

Uma estranha mensagem de “boa sorte”: Zlatan Ibrahimovic, atacante do PSG, aparecendo atrás de José Mourinho após a vitória por 2-0 pela Champions League.

Estreante: Tomas Kalas, zagueiro de 20 anos, foi excelente em sua primeira partida pelo Chelsea, contra o Liverpool.

A volta do fantasma: O Liverpool homenageou Luis Garcia, autor do “gol fantasma”, durante a incontestável vitória dos Blues por 2-0 em Anfield.

Cânticos da torcida: Steven Gerrard – he’s done it again” (após o erro do jogador do Liverpool que resultou em um gol de Demba Ba) e, obviamente, a canção de Willian.

 “A melhor coisa a se fazer é realizar exames médicos em segredo” – José Mourinho aconselhando os Spurs a não repetirem o mesmo erro.

Não será esquecido: o ex-atacante Tony Hateley (1941-2014).

Confundindo os jogadores: Oxlade-Chamberlain mergulha para espalmar um belo chute, mas Gibbs leva a culpa e é expulso.

260: O número de jogos entre o segundo e o terceiro gol de Mikel pelo Chelsea; com o outro gol que ele fez, o nigeriano ficou com apenas um gol a menos que Steven Gerrard, se não considerarmos as jogadas de bola parada do inglês.

3534: O número de dias que a invencibilidade de Mourinho em Stamford Bridge durou, a partir de 15 de agosto de 2004.

3343: O número de dias que Arsene Wenger ficou sem títulos pelo Arsenal.

Placar final: Chelsea 10-0 Norte de Londres.

Gols importantes: Demba Ba, contra PSG e Liverpool, e imortalidade na canção.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.