Mourinho: ‘Esse era um jogo importante, contra uma grande equipe’

Mourinho durante a partida contra o Liverpool pela Premier League
Mourinho durante a partida contra o Liverpool pela Premier League

O técnico José Mourinho falou com a imprensa após a vitória do Chelsea por 2×1 em casa contra o Liverpool e que colocou o time do português na terceira posição com 40 pontos, dois atrás de Arsenal e um atrás de Manchester City. O treinador se mostrou satisfeito com o desempenho da equipe e disse que seria incapaz de escolher o ‘homem do jogo’, já que considera que todos seus comandados se destacaram.

Foi uma grande vitória. Era um jogo grande, contra um time grande e muito respeito por cada um dos jogadores nesse país porque eu amo isso (a disposição dos jogadores em jogar durante o período de natal e ano novo), todos ao redor do mundo amam esse acúmulo de jogos. É por isso que Ivanovic, Lampard, Allen e Sakho se machucaram durante a partida, pois é muito difícil, principalmente em jogos grandes como esse, e os jogadores precisam dar o que têm e o que não têm. Essa partida era muito grande, do primeiro ao último minuto não dava para prever o resultado, todos estavam dando 100% e mostraram um futebol de qualidade e um jogo cheio de emoções.

Nós merecemos vencer porque eles não fizeram nada para fazer o primeiro gol e depois que isso aconteceu a nossa reação foi fantástica. No segundo tempo nós nos defendemos bem e eles mandaram uma bola no travessão com Sakho, mas nós poderíamos ter matado o jogo no contra-ataque com lances do Eto’o, Torres e Hazard. Nós não conseguimos marcar e foi difícil até o último minuto, mas creio que nós merecemos o resultado,” falou Mourinho sobre como o time se portou.

O técnico valorizou o resultado não apenas por se tratar de um confronto direto contra um dos concorrentes ao título e às vagas da UEFA Champions League, mas também pelas dificuldades que seu elenco apresentava.

Nós sabíamos antes do jogo que tínhamos de ganhar senão a distância para o Arsenal que tinha acabado de vencer o seu jogo seria muito grande. Tudo acumulou: a ausência de Ramires, fadiga, Mikel gripado, as lesões do primeiro tempo. Somando tudo isso eu fico muito feliz com o volume de jogo apresentado por eles. O time jogou muito bem coletivamente. O Liverpool é fantástico armando as jogadas a partir do meio-campo. Brendan abre os zagueiros e coloca Lucas jogando entre eles, com os laterais jogando bem abertos e os alas cortando por dentro. Eles são ótimos nesse estilo e nós conseguimos pressioná-los no campo deles muito bem. Eles não estavam à vontade e o goleiro estava rifando várias bolas e a fluência necessária para Suárez receber a última bola não acontecia com frequência. No fim das contas meus dez homens se defenderam bem, não foi um ou outro, todos fizeram um grande jogo,” analisou o português.

O zagueiro John Terry fez a sua 600ª partida com a camisa dos Blues e Mourinho se mostrou feliz com a forma do seu capitão.

Mais importante do que completar 600 partidas é ter participado dos 19 jogos da Premier League nessa temporada, o que é sensacional para um jogador que muitos acreditavam que estava em decadência. Ele tem mostrado uma qualidade fantástica e eu estou muito feliz por ele. Eu tenho uma conexão especial com os jogadores que treinei aqui na minha primeira passagem, mas eu não os coloco no time porque gosto deles ou porque tenho bom relacionamento com eles. Nesse momento, tudo o que ele tem conquistado aqui não é porque ele é meu homem de confiança, meu amigo, ou baseado no respeito que tenho desde minha primeira vez aqui, mas porque ele está jogando excepcionalmente bem.

Mourinho também falou sobre a reclamação de pênalti por parte do Liverpool, na jogada de Eto’o em Suárez.

Eu sempre gosto de vê-lo jogar (Suárez) porque eu adoro a qualidade, o comprometimento e a vontade de ganhar que ele demonstra. Ele é um jogador fantástico, mas esse país é especial quando o assunto é futebol. Eu não sou britânico ou inglês, mas eu sinto que tenho a responsabilidade de defender os valores do futebol praticado aqui, ainda mais agora que vários técnicos estrangeiros estão aqui. Uma das coisas boas que temos aqui é não gostar de simulação e foi isso que ele fez nas jogadas com Azpilicueta e Eto’o. Ou isso tem de parar ou os juízes têm de começar a mostrar o cartão amarelo para esses lances.

Por fim o treinador rendeu elogios ao seu pupilo, Eden Hazard, que marcou o primeiro gol dos Blues e falou também da gravidade das lesões de Frank Lampard e Branislav Ivanovic.

Ele (Hazard) está jogando de maneira fantástica, mas hoje eu preferi que ele não ficasse tão aberto pela esquerda porque eu sei que o Johnson ataca muito e o Eden é um dos jogadores que jogam todas as partidas, então se eu jogasse com ele pela esquerda, o jogo ia ser elétrico e o gás dele ia acabar rápido, então eu pedi para ele jogar pelo meio ou pela direita, para ele manter a energia e criar situações de gol. O garoto está dando tudo que tem e com uma mentalidade fantástica. Ele está mudando porque ele agora está entendendo as responsabilidades porque o jogo não é apenas dominar a bola e jogar como um menino de 12 ou 13 anos joga na rua, há outros ingredientes para jogar em alto nível. Ele já tem oito gols na primeira metade da temporada, mesmo assumindo as responsabilidades defensivas e tendo marcado apenas um gol de pênalti. Ele tem sido mais objetivo e isso é importante.

Lampard teve uma lesão muscular, então não podemos contar com ele por algum tempo, mas é muito cedo para dizer por quanto. Ivanovic teve um problema no ligamento da coxa e apesar de não ser grave é algo que dói muito, então o natural é que ele fique fora também, mas isso é consequência desse período (com acúmulo de jogos). Eu queria ter colocado Schürrle no segundo tempo, mas não pude porque precisei fazer duas mudanças por motivo de lesão no primeiro,” concluiu o comandante do time.

O Chelsea volta a jogar nessa quarta-feira, dia 01, contra o Southampton, também pela Premier League. O jogo terá cobertura completa do Chelsea Brasil

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.