Mourinho e elenco do Chelsea apostam no bom rendimento de Essien

Essien com um de seus troféus pelo Chelsea. (Foto: The Guardian)
Essien com um de seus troféus pelo Chelsea. (Foto: The Guardian)

À primeira vista, Michael Essien não mudou. Ao menos não fora de campo, onde seu jeito de dar entrevistas e falar aos fãs é o mesmo de sempre.

“Meu estilo não mudou”, disse ele. “Eu ainda sou o mesmo. Quando esbarrar em mim, você pode me dizer se eu ainda sou tão forte quanto antes.”. Na partida da última quarta-feira, contra o Singha All Stars, Essien atuou durante todo o primeiro tempo, e ajudou a equipe a conquistar a vitória pelo placar mínimo.

No entanto, o ganês fez sua reestreia em um amistoso da pré-temporada em Bangkok. Em jogos válidos por competições como a Premier League, é esperado do jogador a mesma presença e dinamicidade de sempre, para que possa prosperar ainda mais nos Blues.

Essien não joga pelo Chelsea, em jogos oficiais, desde o último jogo da campanha de 2011-12. Jogo este que resultou em uma vitória sem muita relevância sobre o Blackburn Rovers. Um jogador que estava tão integrado à equipe, assistiu a final da Champions League, seis dias depois, do banco de suplentes. O volante teve seu futebol prejudicado por três graves lesões no joelho nos últimos quatro anos.

O camisa 5, que já custou £ 24m, vai para uma nova campanha do campeonato inglês com dois títulos conquistados em sua última passagem pela Inglaterra, visando reencontrar seu lugar entre os titulares da equipe de José Mourinho.

Sua presença era reconhecidamente mais caprichosa do que explosiva, mas o jogador ofereceu a familiaridade a Mourinho, tornando-se com o tempo, um jogador de confiança do técnico.

“Ele é um grande homem, é leal a mim, é leal ao Chelsea. Ele era leal a Madrid, e é leal a todos”, disse Mourinho. “Ele é um grande homem, um jogador muito bom e eu o vejo agora com motivação especial. Ele foi para Madrid porque estava em uma situação difícil aqui. Ele recuperou a felicidade e a condição e jogou partidas muito importantes lá, como semifinais da Champions League e finais da Copa del Rey, em bom nível. Nós todos sabemos que ele não é um menino de 20 anos mais, e nós sabemos que as lesões foram difíceis para ele, mas ele é o tipo de jogador que beneficiará um time de muitos, muitos jovens talentosos. Ele tem grande experiência, o que vai ser útil para nós. Ele nos dá equilíbrio e eu conheço Michael melhor do que ninguém. “

O jogo na Tailândia não foi uma verdadeira ocasião para julgar se a recuperação está em fase de conclusão ou não, mas Essien foi agressivo no desarme, enérgico em cada extremidade do campo e deu combate aos seus marcadores.

A questão-chave, inevitavelmente, é centrada sobre os joelhos. “Eles estão bem agora”, disse ele. “Eles não estão me dando problemas. Quando você tem lesões como essas três, é difícil voltar a um ritmo. Tive oito ou nove operações nos joelhos, mas eu nunca pensei que eu deveria parar de jogar – isso nunca passou pela minha mente – mas apenas relaxar e depois começar a trabalhar duro para voltar.”

“Eu não sei se as pessoas desistiram de mim, mas eu nunca tive nenhum medo. Eu não tenho dúvidas quando se trata de minha carreira. Sei que, onde quer que eu vá, eu vou ser feliz. Você nunca vai me ver triste e eu, mesmo em meu tempo com os fisioterapeutas e os médicos, sempre sorria. Tenho mais dois anos de contrato com o Chelsea e vamos ver o que acontece.”

Essien não deu espaço ao derrotismo e parece transmitir confiança aos seus companheiros de equipe, que se animaram ao ver ele de volta na quarta-feira, atuando em parceria com Ramires e oferecendo a seu companheiro de equipe oportunidades no ataque.

“Sair por empréstimo, foi uma grande coisa para ele, para desfrutar de uma grande temporada com o Real Madrid após as lesões azaradas”, disse Petr Cech. “Esse empréstimo fez com que ele jogasse mais do que ele poderia ter jogado [para o Chelsea], e, como você pode ver, ele parece estar de volta ao real Michael Essien. Isso é graças ao fato de que ele está apto. É o único segredo, porque ele sempre foi um jogador fantástico e as únicas coisas infelizes foram as lesões. “

A próxima oportunidade de Essien mostrar se está realmente recuperado será neste domingo (21), em um amistoso na Malásia.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.